Uma
verdadeira invasão de muriçocas tem tirado o sossego e o sono da população de
Bom Conselho. Eles são obrigados a fechar as portas de casa todo dia, no fim da
tarde, usar repelentes e inseticidas. Alguns moradores tem adotado mosquiteiros
até para assistiram televisão.
O
grande problema neste caso é as doenças que podem ser transmitidas através das
picadas desses insetos, onde as maiores vítimas são as crianças, este já é um
caso de saúde pública.
O
tempo seco, sem chuvas e o calor, são fatores que propiciam a proliferação das
muriçocas ou pernilongos. Estas condições climáticas aliadas aos maus hábitos
da população, fazem desta época do ano, um inferno, verdadeiras nuvens de
insetos.
Água represada em recipientes, lixos jogados em rios, represas ou córregos, são habitats naturais de insetos em geral, desde aedes egypti a outros transmissores de doenças, como os ratos.
A educação da população é fator decisivo no combate. Veja algumas dicas de bons hábitos...
1 - Quem mora às margens de córregos nunca deve depositar lixo nesse local ou no leito dos mananciais. A decomposição de material orgânico transforma as poças de água parada em criadouros perfeitos para as muriçocas.
2 - De hábitos noturnos, as muriçocas passam o dia escondidas em locais escuros e frios e saem à noite em busca de suas vítimas. Por isso, janelas e portas das casas deverão ser fechadas antes do anoitecer.
3 - Conserve as fossas e caixas d'água sempre fechadas.
4 - Inseticidas líquidos ou em forma de espiral são ineficazes no combate aos pernilongos. Além do risco de intoxicação e de reações alérgicas, o uso desses produtos no tempo seco ainda pode provocar ou agravar problemas respiratórios em adultos e crianças.
5 - O uso de telas em portas e janelas também ajuda a prevenir a entrada dos pernilongos.
6 - Barreiras físicas, como pijamas compridos e cortinados, ajudam a afastar os pernilongos.
Isso é falta de controle da vigilância sanitária municipal. Eles sabem que teem de colocar veneno, periodicamente nos pontos de maior infestação, já mapeados a tempo. Eles mesmo já fizeram isso no ano passado.
ResponderExcluirse vc fosse informado direito ou acompanha-se o trabalho do controle da muriçoca iria ver que todo dia o agente de endemias que faz o controle da muriçoca esta colocando veneno periodicamente nos locais onde tem agua parada e no canal do rio papacaçinha,
ResponderExcluirmais, o trabalho dele não é visto pois ele só e um funcionário qualquer mais não sabe vc que ele entra dentro de agua suja lugares cheio de capim que as pessoas quebram as manilhas para aguar seus capins sem se preocupar com a saúde publica. Criticar é bom por que vc não olha primeiro para seu quintal para ver se tem foco de muriçoca ou da dengue para querer criticar o trabalho do nosso companheiro pega a bomba e vai ajudar também deseculpado.