Antes de comprar
Avalie o usado.
Para fazer bom negócio no mercado de usados, é
preciso fazer uma boa avaliação do carro. Como o mercado está aquecido, há até
consultores especializados em avaliar automóveis (serviço pago).
Dá para perceber que o carro está muito
rodado?
Sim. Nem sempre dá para confiar no hodômetro
(instrumento que mede a distância percorrida pelo carro), pois ele pode ter
sido adulterado.
Alguns indícios de que o carro já rodou
bastante:
Manopla de câmbio e volante
lisos;
Pedal do freio desgastado indica
que ele passou dos 70.000
km ;
Marcas irregulares de desgaste
nos pneus, que podem significar falta de alinhamento e problemas na suspensão;
Balance o carro segurando o
para-choque e depois solte. Se ele continuar se mexendo, é sinal de que os
amortecedores estão gastos
Como saber se o motor está bom?
Algumas dicas
Procure vazamentos de óleo
(motor muito limpo pode ter sido lavado);
Verifique as juntas do cabeçote:
elas não podem estar muito limpas (indica que foram lavadas para esconder
vazamento) nem sujas de óleo (indício de vazamento). Marcas e manchas de óleo
no contorno mostram que foram reapertadas e podem estar empenadas;
Se o carro demorar a pegar, os
bicos injetores estão sujos;
Óleo muito escuro e abaixo do
nível também são sinais de que o proprietário é desleixado;
Fumaça branca ou azul saindo do
escapamento indica que o veículo está queimando óleo.
Como avaliar o aspecto externo
de um usado?
Pintura recente e ondulações são
sinais de que o carro foi batido;
Verifique o vão entre partes
(como capô, grade ou para-choque); se ele for grande, as peças foram trocadas;
Repare se há ondulações nas
paredes do cofre do motor; elas indicam que o carro pode ter sido batido
(pintura nova nas áreas próximas é outro indício de batida);
Parafusos de outra cor em chapas
e peças da carroceria também indicam reparos;
Cheque se as portas estão
desalinhadas;
Marcas de ferramenta e arranhões
em peças como faróis e lanternas revelam se elas já foram trocadas;
Procure pontos de solda além dos
originais de fábrica
Que reparos vale a pena fazer
antes de vender?
Carro com cara de bem tratado é mais bem
avaliado. Riscos na lataria ou lanterna trincada, por exemplo, depreciam o
valor do carro na revenda mais do que o custo do reparo.
É comum o comprador abater R$ 500 no valor do
carro para refazer a pintura um defeito que pode ser eliminado com uma
cristalização, que custa, em média, R$ 80.
Uma simples troca do reservatório de água, que
geralmente suja, dá um aspecto de boa manutenção ao abrir o capô do carro.
Vazamentos de óleo também causam má impressão e espantam compradores.
Alguns reparos simples que valem a pena são:
Troque os vidros trincados;
Substitua o insulfilm desbotado;
Troque bancos rasgados;
Encape o volante;
Substitua a borracha dos pedais;
Verifique o óleo;
Faça uma higienização interna;
Lave e encere antes de mostrar
ao futuro comprador;
O espelhamento da pintura
rejuvenesce a cor e o brilho
Fontes:
Assovesp (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado de São
Paulo), Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado
de São Paulo), Mecânica do Gato e Bosch.
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