Os seguros de automóveis em alguns casos chegou a ter um
aumento superior a 130%, de acordo com a marca, modelo do veículo e região de
risco. Tendo feito com que os consumidores busquem alternativas. Uma delas é
retirar da apólice os itens dispensáveis. Uma pesquisa junto a seguradores constatou
que coberturas adicionais como carro reserva, reboque, danos morais, despesas
hospitalares e cobertura de faróis e vidros podem encarecer o seguro em até
40%.
As próprias seguradoras têm
colocado no mercado produtos destinados aos clientes que não querem pagar por
um seguro convencional. A SulAmérica, por exemplo, oferece serviço de
assistência 24 horas, que inclui reboque, auxílio mecânico, chaveiro e táxi
emergencial, a partir de R$ 15,90 por mês.
O seguro Auto Fácil também
oferece proteção exclusiva contra roubo e furto a partir de R$ 79,90 por
mês.
Nesse caso, estão ainda
incluídos os serviços de assistência 24 horas, como guincho, auxílio mecânico,
transporte alternativo e seguro pessoal contra acidentes para o motorista e
passageiro.
Peças usadas vão baratear
seguro em 30%.
Até o meio deste ano o governo federal deverá
regulamentar o seguro popular de carro, que terá preço até 30% menor do que o
tradicional ao permitir consertos com peças usadas, devidamente certificadas.
A modalidade tem potencial de
mais do que dobrar a frota segurada, já que poderá atingir 20 milhões de
automóveis com mais de cinco anos de idade e desprotegidos. No Brasil, 15
milhões de automóveis estão segurados, 28% do total em circulação.
O que chama a atenção é o fato
de que 80% dos carros segurados têm até cinco anos de idade. Com a criação do
seguro popular, o governo quer acabar com isso. As regras já foram definidas e
serão colocadas em consulta pública no final desse mês, para que as seguradoras
opinem sobre o tema. No novo formato, o seguro de automóveis consegue atingir a
população que deixa de lado a proteção pelo alto custo.
O valor médio da apólice está
em R$ 1,7 mil, ante a renda média do trabalhador de R$ 1.820, de acordo com
dados de janeiro do IBGE. Esta é a segunda tentativa de lançar produto popular
para automóveis. A primeira, em 2006, não obteve sucesso.
Outra dica é fazer no mínimo 03(três) cotações solicitando,
o orçamento ou proposta impressa, é um direito seu recebe-lo, em conformidade
com o código de defesa do consumidor. Principalmente nas renovações as
seguradoras chegam a dar grandes descontos, afim de fidelizar o cliente. Em
virtude ter trabalhado no ramo de seguros a mais de 20 anos, fique atento a
grandes descontos, não deixe de comparar as propostas, pois na hora de
contratar oferecem e garantem diversas coisas, mas na hora que você necessita
do seguro é que vai descobrir, que não contrataram o que lhe foi passado.
Fiquem atentos.
Fonte: Portal terra e editor do Blog O Argonauta.
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