De cada dez escolas dos anos iniciais do ensino fundamental
avaliadas em 2015, sete ainda não chegaram ao patamar mínimo de qualidade
definido pelo Ministério da Educação.
Enquanto isso, 39% delas ainda estão distantes da meta
nacional estipulada pelo próprio MEC para 2021, que corresponde ao nível 6 no
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre
rendimento escolar, que envolve taxas de aprovação, reprovação e abandono, com
o desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças
do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
Em dez anos, o número de escolas que conseguiram atingir o
patamar mínimo de qualidade saltou de 116 em 2005 para 11.112 em 2015. Mesmo
assim, mais de 27 mil escolas ainda precisam alcançar o índice.
A última edição da Prova Brasil terminou de ser aplicada
neste mês, e os resultados serão divulgados no segundo semestre do ano que vem.
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