A Receita Federal libera
nesta segunda-feira (15), na rede bancária, o dinheiro das restituições do
segundo lote de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2013. Neste
lote, os valores foram corrigidos em 2,21%
Com a liberação do segundo
lote, sobe para R$ 4,03 bilhões o valor total pago até agora. O número de
contribuintes incluídos nos dois lotes chega a 2,9 milhões.
Ao todo estão previstos sete
lotes regulares, sendo o último em dezembro.
O contribuinte que não recebeu
a restituição deve procurar o extrato no site da Receita para
verificar por que caiu na malha fina ou se a declaração está na base de dados
esperando a liberação. As pessoas que identificarem algum erro devem enviar a
declaração retificadora.
O extrato da declaração é
disponibilizado no Centro Virtual de Atendimento ao
Contribuinte (e-CAC) onde se encontram outras informações
relativas ao Imposto de Renda.
Para utilizar o e-CAC é
necessário usar o código de acesso gerado na própria página da Receita ou o
certificado digital emitido por autoridade habilitada. Para gerar o código, o
contribuinte precisará informar o número do recibo de entrega das declarações
de Imposto de Renda dos dois últimos exercícios. Com o código, o contribuinte
pode fazer a autorregularização caso encontre algum erro.
Para saber se a declaração foi
liberada neste segundo lote ou no primeiro, o contribuinte pode acessar a
página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza
ainda aplicativo para tablets e smarthphones que
usam os sistemas operacionais Android e
iOS, que facilitam a
consulta.
A Receita lembra que a
restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não
fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o
Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no
e-CAC, no serviço Declaração IRPF.
Caso o valor não seja
creditado, o contribuinte poderá procurar pessoalmente qualquer agência do
Banco do Brasil ou telefonar para a Central de Atendimento pelo número
4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088
(atendimento exclusivo para deficientes auditivos) e agendar o crédito em
conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Crédito à Agência Brasil
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