segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Rotary Club Bom Conselho realiza projeto Hepatite Zero na cidade de Terezinha.




O Rotary Club Bom Conselho em parceria com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) e a Prefeitura de Terezinha através da secretária de saúde, rotarianos e servidores municipais realizaram na manhã do domingo 29 de setembro, no CRAS da cidade de Terezinha, o projeto Hepatite Zero. 


O intuito da ação é identificar a presença do vírus da Hepatite C e encaminhar os pacientes diagnosticados para tratamento. As ações do projeto Hepatite Zero, campanha de alcance mundial que tem como objetivo promover a erradicação da doença. Na ocasião, foram realizados gratuitamente 189 testes de Hepatite C.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), o grupo de risco em relação à Hepatite C é composto por doentes renais em hemodiálise, pessoas com o vírus HIV, indivíduos que já fizeram uso de drogas injetáveis ou cocaína inalada, pessoas com múltiplos parceiros sexuais, pessoas tatuadas entre outros.

Sobre o projeto

Hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos. A partir disso, o Rotary International idealizou a campanha Hepatite Zero, em que são realizadas testagens em todo o Brasil e em outros. 

O Rotary Bom Conselho abraçou o projeto, onde já realizou nos últimos dois anos na cidade de Bom Conselho, e neste estendeu a atendimento para a cidade de Terezinha. A campanha também será realizada no município de Bom Conselho. Segundo a presidente do Rotary, Ana Tenório, a data e o local serão definidos posteriormente e divulgados.










Nenhum comentário:

Postar um comentário