quarta-feira, 7 de novembro de 2018

COLUNA ENSAIO GERAL: BOM CONSELHO VIROU UMA CACHORRADA.


                    


          Neste domingo dia 4 de novembro, estava eu com um grupo de amigos no RESTAURANTE STILLUS, quando ouvimos uma pancada e logo em seguida um latido forte de cão ferido.

          Sairmos para ver o que tinha acontecido, e lá estava um cão se arrastando com dificuldade, fui até o local e tentei socorrer o mesmo, porém ele teve uma reação de defesa e me mordeu nas duas mãos. Por se tratar de um cão de rua que provavelmente não tinha tomadoà vacina antirrábica, fui imediatamente ao hospital para as providências cabíveis, de lá fui encaminhado para o HOSPITAL DOM MOURA que é o único que tem os medicamentos certos para o tratamento.

          Tomei 8 injeções em varias parte do corpo e devo tomarum complemento de 3 vacinas no intervalo de 3 em 3 dias.

          Há um mês, atrás, um senhor morador da COHABII em nossa cidade, estava caminhando no PARQUE BEIRA-RIO quando foi atacado por um cachorro e teve de fazer este mesmo procedimento que eu fiz.

          Há a aproximadamente dois meses na subida do mercado de carne, um cidadão vinha numa moto e um cachorro atravessa na sua frente e ele cai da moto se machucando.

          Estes são fatos que eu tenho conhecimento, sei que inúmeros outros tenham acontecido sem conhecimento do grande público.

          Já passou da hora, da prefeitura tomar, as devidas providências, sobre este flagelo que acomete nossa cidade, ela não pode mais fazer de conta que não esta acontecendo nada, não dar mais para empurrar a sujeira para embaixo do tapete. Chegou a hora de tomar as devidas providências para acabar com esta cachorrada que virou nossa cidade. Como Veterinário sugiro que seja criado no PARQUE DE EXPOSIÇÃO DELAMÁRIO BORBA, um CENTRO DE ZOONOSES, onde os animais recolhidos passariam a habitar este centro, sendo todos castrados e vacinados, podendo ser adotados por pessoas posteriormente. De imediato devemos trazera carrocinha de Garanhuns para pegar os animais e depois disponibilizar dois funcionários para aprender com eles a técnica de pegar os animais. Uma vez por semana, estes agentes devem percorrer as nossas ruas para aprender os animais soltos.   

Animais apreendidos que tenham dono, seria cobrado uma taxa para liberar o animal. Este centro é sem dúvida a solução para este grave problema de saúde pública em nosso município.

          Vai aqui uma lista de 6 doenças transmitida pelo o cachorro ao homem (zoonoses) – MICOSES, LEPTOSPIROSE, DOENÇA DE LYME, ANCILOSTOMOSE, RAIVA E CAPNPCYTOPHARGA CANIMORSUS.

          Ao senhor Prefeito Danilo Godoy peço que se empenhem pessoalmente para que o CENTRO DE ZOONOSES seja implantado em nosso município o mais rápido possível. Sugiro ao senhor prefeito que tente uma parceria com as maiores empresa de nossa cidade para que elas doem certa quantia mensal para ajudar na manutenção do centro, eu pessoalmente me comprometo a fazer esta doação.

          Para terminar quero fazer um alerta às autoridades competentes. O cidadão que sofrer algum dano por conta desta cachorrada que tomou conta de nossa cidade pode entrar com uma ação indenizadora contra a prefeitura.

          Não vou descansar até ver nossa cidade livre desta cachorrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário