sábado, 3 de novembro de 2018

Coluna Ensaio Geral: Análise Das Eleições 2018 Em Bom Conselho



           Nos últimos tempos temos feito à análise das nossas eleições, tanto a municipal como a geral, este ano não poderia ser diferente.
          Esta eleição foi sem nenhum calor, fria que nem sobaco de GIA. Um dos fatores para isto ter acontecido, foi à proibição de carro de som, permitido apenas em carreata ou caminhada, com isto nossa cidade ficou livre daquele monte de carros de som azucrinando a paciência do povo.

                                                 A PREFEITURA

          Mais uma vez mostrou que é muito forte, pois, embora tenha liberado alguns vereadores da sua base para apoiar outros candidatos a Dep. Estadual, teve os seus candidatos tanto para Estadual como Federal osmais votados nestas eleições no nosso município. O distrito de Rainha Isabel que lardeava que iria dar uma demonstração de insatisfação contra os candidatos de Paulo Câmara, no final abriu as pernas e deu uma grande votação para os candidatos da prefeitura. Logradouro dos Leões continua fechado com a prefeitura. Para finalizar, os outros grupos políticos se quiserem desbancar o prefeito, vai ter que ralar muito, esta de parabéns o prefeito Danilo Godoy.Dep. Estadual Andréa Lóssio 5317 votos e Dep. Federal Danilo Cabral 7084 votos.

                              SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS

          Nestas eleições ficou claro que é o principal adversário da prefeitura nas próximas eleições. O sindicato já vem fazendo um trabalho muito bom e seus candidatos a deputado estadual e federal ficaram em segundo lugar.Provando que eles vão dar dor de cabeça à prefeitura nas próximas eleições. Dep. Estadual Doriel Barros 3955 votos e Dep. Federal Wolney Queiroz 3820 votos.
                                                 CAPITÃO BOANEGES

          Disputando pela terceira vez uma eleição, foi o terceiro mais votado para Dep. Estadual com 3567 votos. Porém como das outras vezes disputando sem a mínima estrutura partidária, fica difícil continuar votando num candidato que é só candidato por ser candidato.

                                       GRUPO FERREIRA

          Este novo grupo que tem a frente o jovem dentista Dr. Edézio Ferreira, fez um grande trabalho para os seus candidatos a Dep. Estadual e Dep. federal. Tenho quase certeza que no início eles trabalhavam com uma margem de 1000 votos, porém a campanha foi se avolumando e esta margem foi crescendo e acredito que no final da campanha eles tinham certeza que iriam disputar com a prefeitura e o sindicato pau a pau. Porém quando as urnas foram abertas veio à decepção, o candidato do grupo a Dep. Estadual Claudiano Martins teve menos votos que Bilú, ou seja,1168 votos, realmente analisando friamente, forampoucos votos, para o trabalho empreendido pelo grupo. Esta eleição acendeu o alerta para que se o grupo realmente quer disputar com condições de vitória as próximas eleições municipais vão ter que arregaçar as mangas agora e trabalhar muito, porém devemos dizer que o grupo tem futuro.

                                                           BILÚ

          O nosso amigo Bilú entrou como um candidato folclórico e terminou como o grande vencedor destas eleições para Dep. Estadual, pois teve 1262 votos, sem nenhuma estrutura partidária.Eu faço crer, num voto de protesto.

                                       GRUPO URQUIZA

          Estas eleições foram terríveis para este grupo, tanto em Bom Conselho como em Olinda, pois com toda estrutura partidária a votação total de Isabel foi pequena demais. Em Bom Conselho foi a 6º mais votada com 1116 votos, muito pouco para a força política do grupo, com esta votação foi aceso o sinal de alerta tanto aqui em Bom Conselho como em Olinda, pois a última vez que o grupo ganhou uma eleição foi com Jacilda para Dep. Estadual em 2002, porém há 16 anos.

                                       JOÃO EUDES TENÓRIO

          Foi o grande perdedor destas eleições em nosso município, pois, com a estrutura que foi montada com vários vereadores lhe apoiando teve apenas 785 votos, deixando claro que ele tem pouca penetração no nosso eleitorado, embora tenha nascido aqui, pouco tem história em nossa cidade. Vou confessar aos senhores leitores - durante todos estes anos que João Eudes é votado aqui em nossa cidade, eu nunca tiver o prazer de ter conversado com ele, muito menos ele ter entrado no meu estabelecimento comercial, e olhe que eu sou um dos principais formadores de opinião do nosso município.

                                                 AUDÁLIO FERREIRA

           Nestas eleições mesmo com problema de saúde e a idade avançada,mostrou que ainda pode transferir votos para um candidato, pois seu apoio ao Cap.Boanerges foi providencial e também ao candidato a federal Renildo Calheiros, que obteve 1190 votos ficando em 4º lugar.

                                       SINDICATO DOS PROFESSORES

          Foi o grande vencedor nestas eleições para Dep. Federal, pois o seu candidato Fernando Rodolfo foi o 5º mais votado com 1076 votos, sem gastar um tostão.
                                       OUTROS CANDIDATOS

          Dep. Federal Luciano Bivar com o apoio de algumas lideranças do nosso município foi o 3º mais votado com 1250 votos. O bom-conselhense José Arnaldo Amaral numa ligeira passagem pela terra anunciando que era candidato a Dep. Federal obteve 379 votos dos amigos. Carlos Batata que tem um grande serviço prestado em nosso município obteve 322 votos. Marilia Arraes no embalo da sua candidatura a governadora teve 573 votos (teve apoio de Robério Paes). O vereador Gilmar Soldado apoiou o Dep.Estadual Alberto Feitosa e deu 139 votos (muito pouco).

                                       AS OUTRAS CANDIDATURAS

          Para o governo do estado com uma ampla coligação de forças em nosso município o governador Paulo Câmara venceu as eleições com 10926votos e Dr. Armando Monteiro 7003 votos.

          Para presidente o candidato de Lula ganhou com folga no primeiro turno com 15862 votos e Jair Bolsonaro 3745 votos. No segundo turno Haddad 18763 e Bolsonaro 4353.

          Para o senado, Humberto Costa foi o majoritário com 12429 votos (apoiado pelo o sindicato e a prefeitura) e Bruno Araújo com 9125 votos (apoiado só pela prefeitura e parte dos partidários de Armando Monteiro).

                              CONSIDERAÇÕES FINAIS

                              FATOS RELEVANTES A SEREM COMENTADOS

          Pela primeira vez nos últimos anos a nossa cidade ficou sem ter um representante na ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO, pois os filhos da terra que disputaram estas eleições não foram eleitos, foram eles; BILÚ, CAP. BOANEGES, ISABEL URQUIZA, JOÃO EUDES E ANDREA LOSSIO. Até o Dep. Estadual Marcelino Tenório que tinha várias legislaturas na ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE RONDÔNIA não foi reeleito.Com o apoio de Lula o governador Paulo Câmara foi absoluto no nosso município, porém a amizade que Dr. Armando Monteiro tem no município fez dele um vencedor por ter tido mais de 7 mil votos.João Eudes teve quatro vereadores lhe apoiando, que tiveram juntos na última eleição municipal - mais de 4 mil votos - e só conseguiram transferir menos de 20% destes votos. Sempre tenho dito, uma coisa é eleição de deputado outra é eleição de vereador, o nosso amigo Bilú não deve se animar muito com a votação de deputado, pois a coisa para vereador é muito diferente. O que se comenta é que se o prefeito Danilo Godoy tivesse apoiado Isabel Urquiza para Dep. Estadual poderia ter chegado facilmente a 7 mil votos.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário