sexta-feira, 25 de maio de 2018

Governo de Pernambuco informa que situação no estado está sob controle.


O Palácio do Campo das Princesas reuniu a imprensa, na tarde desta quinta-feira (24), para informar sobre como o governo do estado vem trabalhando para gerir a crise instalada após a greve dos caminhoneiros, que ocorre desde a segunda-feira (21). Um dia após a veiculação de notícias que levaram os pernambucanos a formarem longas filas nos postos de gasolina e a encherem os supermercados por medo de ficarem sem insumos, os secretários tentaram tranquilizar a população. 

Foi formado, emergencialmente, um comitê de monitoramento de crise para tentar encontrar soluções a fim de não deixar a população sem os serviços mais básicos. "Está se montando toda uma estrutura. Estamos com esquema de abastecimento, principalmente com a frota da saúde, do transporte público e da segurança pública", afirmou o secretário da Casa Civil, André Campos, que garantiu que os coletivos continuarão funcionando mesmo com a redução no número de veículos nas ruas. 

O mesmo discurso foi repetido por todos os secretários, que afirmaram estar tomando as medidas possíveis para não prejudicar a população com a crise do abastecimento, que afeta todo o país. Em relação à segurança pública, o secretário da Defesa Social, Antônio de Pádua, afirmou que a Polícia Militar está mantendo suas atividades ordinárias, bem como as polícias Civil, Científica e Corpo de Bombeiros. Na tarde de hoje, a equipe de reportagem do Diario flagou viaturas e carros do IML (Instituto Médico Legal) enfrentando filas nos postos de gasolina para abastecer os tanques. Ainda assim o secretário garantiu que não haverá danos à população nesse sentido. 

"Natural que nós tenhamos certa dificuldade, que as viaturas demorem um pouco mais do que o normal para bastecer. Estamos vivendo um movimento paredista em que existe uma dificuldade, inclusive para a própria população, mas não há enhuma redução no efetivo da Polícia Militar, então os pernambucanos podem ficar tranquilos, que o policiamento continuará presente". justificou Antônio de Pádua. 

O secretário de Justiça e Direitos Humanos do estado, Pedro Eurico, afirmou que o Procon vai priorizar, nesta sexta-feira (25), a fiscalização dos supermercados e feiras livres, para conferir se alguém está praticando abuso de preços. Segundo ele, “não será possível admitir reajustes desnecessários”. “Isso está previsto no Código de Defesa do Consumidor, artigo 39 e inciso 10”. O titular da pasta lembrou que, na última quarta-feira, o dono de um posto de combustível foi preso no Recife por aumentar o valor do litro de gasolina para R$ 8,99, quase R$ 9, aproveitando-se do desespero dos motoristas. “Chegamos a multar um posto de gasolina em meio milhão de reais”, afirmou o secretário, ressaltando que, nesta quinta-feira, apenas três postos de combustíveis ainda tinham produtos para vender.

Pedro Eurico informou que a fiscalização não vai permitir que o abastecimento à população, também nas feiras livres, seja prejudicado por eventual má fé. Ele informou, no entanto, que não pode impedir que algumas redes de supermercados limitem a quantidade de produtos por clientes. “Se não limita de forma exagerada e abusiva tudo bem, não vejo previamente nenhum problema. O que não podemos admitir é que alguns tentem desaparecer com os produtos. Vamos ter controle sobre a distribuição, sobre a comercialização e sobre o valor dos preços desses produtos”. 

Apesar da precaução do governo, muitas prateleiras de supermercados estão começando a ficar esvaziadas. Com receio de ficar sem comida, por conta da imprevisibilidade da greve, muitas pessoas estão antecipando suas feiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário