terça-feira, 31 de outubro de 2017

PE no Campus oferece bolsas para estudantes ingressarem em universidades públicas


Os alunos da rede estadual de ensino terão, a partir de agora, um incentivo financeiro para cursar o ensino superior em instituições públicas dentro e fora do estado.

O Programa PE no Campus foi lançado, na tarde desta segunda-feira, com o objetivo de oferecer bolsas para estudantes de baixa renda conseguirem se concentrar nos estudos e entrar nas universidades públicas do país.

A política começa a valer neste ano para quem vai fazer o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e o Vestibular Seriado da UPE. Os mil melhores colocados vão receber o benefício.

De acordo com o Governo de Pernambuco, o programa tem duas linhas de atuação: mobilização e apoio para participação dos estudantes nos exames; e apoio financeiro para estudantes de baixa renda no ensino superior.

Para isso, serão oferecidas mil bolsas nos dois primeiros anos da graduação. No primeiro e segundo período, os estudantes vão receber R$ 950 ao mês e, no terceiro e quarto, R$ 400. "Nós fizemos levantamentos e verificamos que menos de 50% dos nossos alunos da rede pública estadual se inscrevem no Enem e no Seriado da UPE por falta da condição de se manter nos dois primeiros anos do início do curso universitário.

O programa quer dar oportunidade para esses alunos de baixa renda", destacou o governador Paulo Câmara.

A seleção será feita pela nota do Enem e do Sistema Seriado de Avaliação. Os melhores classificados terão bolsa nos dois primeiros anos de universidade para auxiliar na manutenção dos estudos.


Os pré-requisitos para ser beneficiado com a bolsa do programa são: ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública da rede estadual de educação; ter concluído o Ensino Médio há não mais que cinco anos; ter renda familiar inferior a dois salários mínimos ou ser atendido pelo Bolsa Família; ter domicílio em cidade distante mais de 50 quilômetros da universidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário