quinta-feira, 7 de setembro de 2017

CARTA ABERTA À SOCIEDADE DE BOM CONSELHO - PE


A Família Francisca de Bom Conselho, desde o ano de 2010, vem trabalhando as reflexões trazidas pelo GRITO DOS/AS EXCLUÍDOS/AS. O Grito “é uma manifestação popular carregada de simbolismo, um espaço de animação e profecia, sempre aberta e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos/as excluídos/as” .
Para celebrarmos este ano, nos reunimos no dia 3 de setembro, na sede da Ordem Franciscana Secular – OFS, numa roda de conversa onde refletimos o lema deste ano: “Por direitos e democracia, a luta é todo dia” e tema: “Vida em primeiro lugar”.

Sabemos que “como parte integrante do ministério de evangelização daquilo que diz respeito à comunidade dos homens — situações e problemas referentes à justiça, à libertação, ao desenvolvimento, às relações entre os povos, à paz — nada é alheio à evangelização e esta não seria completa se não levasse em conta o recíproco apelo que se continuamente se fazem o Evangelho e a vida concreta, pessoal e social do homem” (grifo do autor).

Entre os assuntos discutidos, analisamos o atual cenário sócio-político-econômico nacional e local. Estamos em meio a uma crise política, econômica e institucional que assola o nosso país, sem referenciais éticos e morais que são os pilares para organização de um povo.

Como cidadãos conscientes de nossos direitos e deveres, sabemos que a base de sustentação do ordenamento jurídico brasileiro se apoia na dignidade da pessoa humana, em construir uma sociedade livre, justa e solidária, além de erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

Após a roda de conversa e para concretizar nossa manifestação, resolvemos publicar esta carta aberta, à sociedade civil local como ato concreto. O objetivo de tal ato é fazer com que os munícipes reflitam sobre a posição da família franciscana acerca dos principais problemas sociais que enfrentamos. Dentre eles, podemos destacar:

•     Descaso com a educação e com a saúde;
•     Falta de alimentos para os encarcerados da cadeia pública;
•     Falta de projetos ambientais para tratar o lixo;
•     Falta de saneamento básico, nas ruas mais carentes;
•     Falta de segurança;
•     Necessidade de concurso público;
•     Ruas pouco iluminadas;
•     Várias obras inacabadas.

Outrossim, pedimos que as autoridades locais busquem soluções eficazes para os problemas elencados e tantos outros que assolam o nosso município. “A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da Lei” (Rm 13,10 ).

Pedimos a intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil que rogue por esse país, em especial por nossa cidade, sensibilizando os corações de nossos governantes para que tenham um olhar prioritário aos menos favorecidos.

Fraternamente,

Família Franciscana de Bom Conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário