sexta-feira, 7 de julho de 2017

Coluna Ensaio Geral: Tonho Urubu



      Nosso amigo António Cordeiro irmão de Gilvan do Kennedy - é uma pessoa da minha estima. Tonho na década de 80 tinha um bar na esquina da Av. XV de novembro com a Trav. XV de novembro que se chamava “A TOCA DO URUBU” por isto o urubu foi incorporado ao António.
      Tonho sempre foi um bom vivedor, sempre foi chegado a tomar sua cachacinha e hoje aos 70 anos continua fiel ao mais democrático gesto de todos que é o levantamento de copo.
      Tonho tem uma cabeleira fechada e um bigode de respeito, porém já ficando grisalho. Tonho não aparenta de maneira nenhuma a idade que tem, parece muito mais novo - talvez seja o álcool que o tem conservado - como as cobras são conservadas em recipientes com álcool e continuam do mesmo jeito.
      Tonho hoje desempenha um importante papel para nós comerciantes e também para outras pessoas, ele vai todos os dias para Garanhuns e leva e trás mercadorias ou presta alguns serviços como pagamento bancário, marcação de consultas...
      Eu utilizo sempre os seus préstimos, alguns meses atrás, notei que Tonho não aparecia na loja há quase cinco dias, fiquei preocupado e fui tomar a informação do porque ele não estava aparecendo, fui informado que ele estava doente do pé.

      Passado alguns dias aparece Tonho mancando com o pé enfaixado num sofrimento danado para andar – perguntei o que tinha acontecido ele disse que estava com o pé doendo e alguém disse para ele que o melhor remédio era colocar o pé na água quente, então ele ferveu um balde de água e quando estava fervendo ele colocou o pé dentro – ou seja, ele resolveu fazer uma sopa de pé, pois quando a pessoa disse que era água quente - quis dizer que era água morna, jamais alguém em santa consciência ira colocar o pé num balde de água fervendo. Ele disse que a dor foi insuportável e que tirou o pé imediatamente, porém o estrago estava feito, caiu o couro todinho no local em que a água molhou. Por sorte ele não perdeu o Pé, pois a infecção que teve foi fraca.Porém para uma coisa serviu o pé na água fervendo - a outra dor que ele estava sentindo, ou seja, a dor original desapareceu.Está ai, uma dica para o caro leitor, se você estiver com o pé doendo coloque o pé na água fervendo, o pé fica bom na hora ah ah ah. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário