sexta-feira, 25 de março de 2016

COLUNA ENSAIO GERAL: OS 15 HOMENS MAIS IMPORTANTES E INFLUENTES DE BOM CONSELHO NO SÉCULO XX.

 Por: 
Alexandre Tenório
                                
     

      Como vimos anteriormente os 10 homens mais influentes foram: PADRE ALFREDO DAMASO, CORONEL JOSÉ ABÍLIO, GERVÁSIO PIRES, MANUEL LUNA, WALMIR SOARES, HÉLIO URQUIZA, LUIZ CLÉRIO, FREI DIMAS, DR. JOSÉ BARBOSA E PEDRO DE LARA. Dando continuidade segue os últimos cinco nomes.

11- EXPEDITO MONTEIRO DO AMARAL, natural das alagoas, este cidadão teve um papel importante na nossa cidade nas décadas de 60, 70 e 80. Como presidente da COOPERATIVA AGROPECUARIA DE BOM CONSELHO fez uma verdadeira revolução, pois transformou esta instituição em um grande banco em nossa cidade, além de construir a grande fábrica de beneficiamento de algodão de Bom conselho, que depois passou a ser da COCANE. Com uma visão desenvolvimentista ele mudou a face do empresariado em nossa cidade, sem sombra de dúvida Expedito Monteiro do Amaral foi uma dos maiores homens de Bom conselho no século XX.

12 - ARNALDO AMARAL, natural de Bom conselho, este grande homem foi figura marcante em nossa política nas décadas de 60,70 e 80. Tendo disputado cinco eleições para prefeito e não sendo eleito em nenhuma, nem por isto ele deixou de ser um grande bom-conselhense, pois saiu de todas estas eleições de cabeça erguida. Foi prejudicado algumas vezes pelo o sistema arcaico de manipulação de votos em nossa cidade. Como tabelião do cartório de primeiro ofício de nossa cidade teve uma atuação de honestidade e imparcialidade. Como político foi o fundador do MDB e militou na legenda até o final de seus dias. Foi um homem honrado e de caráter firme, sem dúvida foi um dos grandes nomes do século XX de Bom conselho.

13 - JOSÉ VIEIRA BELO (JOSÉ CORRENTÃO), este cidadão militou no comércio de nossa cidade por 65 anos, iniciando como balconista, mascate e finalmente proprietário da CASA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Durante todo o período que esteve no comércio teve uma atuação exemplar, pagando seus compromissos em dias, não tendo nunca uma duplicata em protesto, sendo querido por clientes e funcionários. Seu José Correntão foi juntamente com sua esposa Dona Berenice o casal 20 da nossa sociedade, estando presente em todos os eventos sociais e também com uma participação ativa na comunidade católica de nossa cidade. Seu José Correntão foi um exemplo para o comércio e para a nossa sociedade, sem sombra de dúvida ele foi um dos mais importantes bom-conselhenses do século XX.

14 - JOSÉ GALDINO ALVES, Natural de Bomconselho, este cidadão que tinha apenas o curso primário foi um dos maiores autodidata que nós tivemos. Um homem com uma grande inteligência, que muitas vezes em roda de amigos nós dizíamos que se ele tivesse tido condições de estudar teria sido um dos grandes homens do nosso país. Zé Galdino tinha uma oratória que deixava qualquer doutor ou autoridade de queixo caído, as palavras fruíam com uma facilidade que deixava todos concentrados quando ele falava. Zé Galdino foi o maior conhecedor de AGROPECUARIA do nosso município e de Pernambuco. Foi o fundador do famoso LATICÍNIO SANTA MARIA. Esta fábrica foi de uma importância para a nossa economia na década de 60sem igual. Para os senhores terem ideia até avião tinha. Seu José Galdino Alves foi sem dúvida um dos grandes nomes da nossa cidade no século XX.

15 - VALDEMAR GOMES DE SANTANA, natural da cidade de Correntes, este homem foi o nome mais importante da nossa educação em todos os tempos. Dificilmente teremos neste setor outro nome que revolucione a educação em nosso município como ele revolucionou. Com muita garra e perseverança e o apoio de Dr. Cirilo e Gervásio Pires fundou o GINÁSIO SÃO GERALDO, possibilitando aos alunos mais pobres de poderem fazer o ensino fundamental e médio. Professor Valdemar Gomes de Santana ainda foi presidente da câmara municipal de Bom conselho. Sem sombra de dúvida ele foi um dos grandes nomes de nossa cidade no século XX.


      Terminamos aqui esta lista de grandes homens de nossa cidade no século XX, querendo deixar claro que é a minha visão pessoal. Porém tenho certeza que se alguém fizer outra lista vai diferenciar muito pouco desta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário