terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

COLUNA ENSAIO GERAL: OS 15 HOMENS MAIS INFLUENTES E IMPORTANTES DE BOM CONSELHO NO SÉCULO XX

 
                                       

      Como vimos anteriormente, destaquei os primeiros cinco nomes desta lista de 15, foram eles: PADRE ALFREDO DÂMASO, CORONEL JOSÉ ABÍLIO, LUIZ CLÉRIO DUARTE, PEDRO DE LARA E DR. JOSÉ BARBOSA. Quero aqui retificar um erro cometido no artigo anterior, quando disse que Dr. José Barbosa era filho de Bom Conselho, estava equivocado, pois ele é natural de Jaramataia em Alagoas.

6 - FREI DIMAS

      Nascido com o nome de José Marleno, este caruaruense foi de muita importância para nossa cidade. Dotado de uma inteligência rara, este frade capuchinho, chegou ao nosso convento na década de 60 e aqui assumiu a direção do COLÉGIO ESTADUAL FREI CAETANO DE MESSINA, iniciando um período de prosperidade nesta instituição educacional. Como diretor fez o ESTADUAL crescer, e em pouco tempo passou a ser a principal escola de nossa cidade, sob sua gestão o colégio passou a ser misto, pois anteriormente só estudava jovens do sexo masculino.Em sua gestão o ESTADUAL passou a ter uma das melhores bandas marciais de Pernambuco e sob sua batuta nossa cidade foi à vencedora do CAMPEONATO DAS CIDADES. Sem sombra de dúvida ele foi um dos homens mais importantes de Bom Conselho no século XX.

7 - WALMIR SOARES DA SILVA

      Filho do Coronel Alípio Tenório Luna, este bom-conselhense da gema, fez história na política de Bom conselho, sendo prefeito por dois mandatos (1972-1976 e 1982-1988) e deputado estadual em uma legislatura. Com seu jeito centralizador fez um governo de responsabilidade financeira e de moral. Foi o último grande político de nossa cidade. Era um homem partidário, iniciou e terminou sua carreira política em um mesmo lado, com isto fez muitas amizades na capital. Estas amizades fizeram com que conseguisse para nossa cidade varias obras, entre elas: O CENTRO SOCIAL URBANO, ESTÁDIO JORGE TORRES MEIRA, O COLÉGIO CERU, A PRAÇA SANTO ANTONIO, A CÂMARA MUNICIPAL, ANEXO DA PREFEITURA, REFORMA DA PRAÇA DOM PEDRO II...
      Era amado pelos os seus partidários e odiado pelo os seus opositores, sem sombra de dúvida foi o mais importante político da sua geração e um dos homens mais importante do século XX.

8 - HÉLIO URQUIZA

      Natural do Sítio Japicanga, este incansável batalhador por nossa cidade, realizou um sonho de todos os bom-conselhenses, que foi a nossa cidade ter sua própria rádio. A RÁDIO PAPACAÇA foi um marco nas comunicações do nosso povo. Hélio Urquiza, com recursos próprios, realizou este sonho, e como deputado estadual, fez a maior expansão de eletrificação rural da história de nossa cidade, bem como vários poços artesianos e melhoria do abastecimento d’água. Hélio Urquiza sem sombra de dúvida é uma dos grandes personagens do século passado em nosso município.

9-MANUEL LUNA

      Natural de Bom conselho, este grande vulto da nossa política, foi um nome forte nas décadas de 60, 70 e 80 sendo prefeito por duas vezes (10 anos) e deputado estadual por uma legislatura. O seu primeiro mandato que compreendeu de 1969 a 1972, ele fez a maior administração da história de nossa cidade. Fez a atual prefeitura, vários importantes calçamentos, comprou uma maquina PATROL e rasgou o nosso município de ponta a ponta. Sua administração foi tão positiva que nas eleições seguinte a oposição não teve força de colocar um candidato para concorrer com o candidato dele. Infelizmente o seu segundo mandato que compreendeu 1977 a 1982 foi um desastre e isto marcou profundamente sua carreira politica, mesmo assim conseguiu ser eleito deputado 1986. Manuel Luna deixou um legado de honestidade e de amor a nossa terra. Foi um dos grandes bom-conselhenses do século passado.

10-GERVÁSIO PIRES

      Natural de Bom conselho, nascido na Rua Barão do Rio Branco (antiga Rua dos Correntões) no ano 1903, tendo feito apenas o primário, era um autodidata. Tinha grande sabedoria, na década de 30 fundou com seu Tenorinho o JORNAL O PROGRESSO, que por muitos anos circulou em nossa cidade. Foi dono da maior casa comercial de nossa cidade, aonde hoje é o supermercado Bom conselho. Entrou na política e foi o principal opositor do Coronel Zé Abílio, lutou bravamente contra os desmando do Coronel e conseguiu derrota-lo na eleição de Dr. Cid Sampaio para governador. Foi de longe o maior democrata e liberal que nossa cidade já teve, foi suplente de deputado por duas vezes e deputado estadual por uma vez, terminou sua vida como dono do primeiro cartório cível da capital. Foi um dos maiores bom-conselhenses de todos os tempos.


      Na próxima semana nós terminaremos com os últimos cincos nomes. A precipitação pluviométrica de sexta-feira dia 19, foi de 6 mm, agora o total acumulado do ano é de 224 mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário