Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

COLUNA ENSAIO GERAL: OS 15 HOMENS MAIS INFLUENTES E IMPORTANTES DE BOM CONSELHO NO SÉCULO XX.

COLUNA ENSAIO GERAL

         OS 15 HOMENS MAIS INFLUENTES E IMPORTANTES DE BOM CONSELHO NO SÉCULO XX.



Por:
Alexandre Tenório

         Ao longo dos próximos três artigos, nós iremos falar destes 15 homens que foram muito importantes para nossa cidade no século que passou, tendo eles nascido ou não em Bom conselho. Infelizmente nós não temos nenhuma mulher entre estes. Tenho certeza que quando for feito uma nova lista sobre os mais influentes do século XXI, teremos mulheres nela. Devo salientar que está lista é uma visão pessoal da minha pessoa. Acho que dificilmente outra lista possa mudar muito que eu fiz.

01-MONSENHOR ALFREDO PINTO DAMASO
         Nascido em Alagoas, foi capelão da coluna Preste. Durante todo seu ministério, teve a nossa cidade como sua paroquia. Deixou um grande legado para a posteridade, como: A MATERNIDADE MÃE SERTANEJA O EMBRIÃO DO HOSPITAL MONSENHOR ALFREDO DAMASO, A ERMIDA DE SANTA TEREZINHA, A CASA PAROQUIAL, VARIAS CAPELAS E A CASA DE CARIDADE. Mesmo tendo nascido em outra cidade, foi um grande bom-conselhense e se encontra enterrado na ERMIDA DE SANTA TEREZINHA. Muitas pessoas o têm como santo e varias graças foram alcançadas, a prova disto é as varias prova que se encontra em seu memorial que foi inaugurado ultimamente.

02-PEDRO DE LARA
         Nascido no CORREDOR hoje Rua Agamenon Magalhães, filho de Joaquim Ferreira e Maria Ferreira, ambos com o apelido de Joaquim Lobisomem e Maria Rabo Branco. Eram muito pobres e o menino Pedro foi criado na rua, muitas vezes dormiu nos bancos das praças e foi Dr. Lessa que o ajudou muitas vezes. Pedro vai embora e tempo depois se transforma em um nome nacionalmente conhecido por seu personagem o Pedro de Lara.
         Pedro não escondeu a sua origem, e toda vez que tinha oportunidade falava que era filho de Bom conselho de Papacaça.
         Com isto nossa cidade passou a ser conhecida nacionalmente. Pedro foi o bom-conselhense mais importante nacionalmente no século XX.

03- LUIZ CLÉRIO DUARTE.
         Filho do nosso saudoso gráfico Lúcio Duarte, foi para o Recife ainda jovem e depois de certo tempo, resolve voltar à terrinha e aqui fundou há 25 anos o jornal A GAZETA. Você fazer cultura em nossa cidade é muito difícil e quanto mais manter um jornal há 25 anos é uma missão quase sobrenatural. Tenho com ele minhas divergências, porém não posso deixar de reconhecer a sua importância para a nossa cidade e para as gerações futuras.

04-CORONEL JOSÉ ABÍLIO AVILA.
         Nascido na fazenda Mandacaru no município de Bom conselho é de longe o mais conhecido político de nossa terra. Por quase 40 anos foi o senhor absoluto em nossa cidade. Aqui foi prefeito por quatro vezes e deputado estadual por varias vezes. Como Coronel foi implacável com os seus opositores e brando com os seus correligionários, dizia ele – AMIGO MEU NÃO TEM DEFEITO O INIMIGO SE NÃO EM EU BOTO. Outra frase que mostra bem sua personalidade é – A OPINIÃO PÚBLICA É UM CHEQUE SEM FUNDO.
         O Coronel só foi perder o poder em 1958 quando do Dr. Cid Sampaio ganhou as eleições para governador e passou o comando político a o seu opositor o Deputado Gervásio Pires. Mesmo com os seus defeitos ele foi um dos personagens mais importante no século passado.

05-Dr. JOSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA.
         Nascido e criado em nosso querido Bom conselho, foi um grande médico e humanista no alto do seu 1:55 de altura. Figura importantíssima na medicina de nossa cidade. Foi médico no tempo que tinha de ser bom para diagnosticar as doenças, e ele era um verdadeiro gênio, pois dava um diagnostico simplesmente com o exame clínico e com a anamnésia do paciente. Nunca deu um diagnostico de câncer para não ser confirmado. Tudo isto sem ULTRA-SONOGRAFIA, TUMOGRAFIA, RESSONANCIA MAGNETICA, EXAMES SOFISTICADOS DE SANGUE ETC. Ele dispunha apenas de um ESTETOSCÓPIO, UM TENSIÔMENTRO, UM MARTELO MÉDICO E UM TERMÔMENTRO. Os exames que ele dispunha eram RADIOGRAFIA E EXAME DE SANGUE COMUM.  Foi um dos maiores bebedores de nossa cidade e tem histórias fantásticas, no qual estão escritas nos meus livros. Tudo isto faz dele uma das pessoas mais importante de nossa cidade no século passado.


         NO PRÓXIMO ARTIGO DESCREVEREMOS OUTROS 5 NOMES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário