quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Possíveis casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya deixa em alerta vigilância em saúde de Bom Conselho.



A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Conselho por meio do Departamento de Vigilância em Saúde vem informar que:

Considerando a atual situação de possíveis casos de Dengue, Zika Virus e Chikungunya no estado de Pernambuco.
Considerando que nosso município faz limite com alguns dos municípios atingidos por estes agravos em nosso estado e no estado de Alagoas.
Considerando a pertinência de ações educativas, preventivas e de assistência a saúde.
      
Resolveu tornar público as medidas tomadas para evitar situações de risco e de surto em nosso município.

Neste sentido, o departamento de Vigilância em Saúde vem ao longo dos anos de 2014 e 2015 realizando periodicamente a termonebulização e aplicação de ultra baixa volume (UBV) nas áreas consideradas de risco e nos locais onde foram encontrados focos dos mosquitos Cúlex (muriçoca) e Aedes Aegypti, quer estejam na sede quer nos distritos que perfazem o município de Bom Conselho. Estas ações, aliadas a aplicação do larvicida, têm garantido a diminuição dos índices das doenças transmitidas por estes mosquitos e da infestação dos mesmos em nosso município.

Outrossim, para garantir e/ou minimizar situações que coloquem em risco a saúde da população de Bom Conselho, informamos que estamos intensificando nossas ações em locais considerados porta de entrada para a Dengue, o Zika Vírus e a Chikungunya, a saber, em especial, o distrito de Logradouro dos Leões e sítios circunvizinhos, haja visto que este distrito é limítrofe com Iati-PE, Cacimbinhas-AL, Minador do Negrão-AL, Estrela de Alagoas-AL, Palmeira dos Índios-AL, e ainda, que suas estradas servem de passagem para os transeuntes das cidades já citadas, como também, da cidade de Águas Belas-PE, onde ocorreram possíveis sinais dessas doenças.

INFORME SAÚDE


Informamos aos moradores do distrito de Logradouro dos Leões, que amanhã, dia 26 de Novembro de 2015, o Departamento de Vigilância em Saúde juntamente com a Atenção Básica e a Secretaria de Saúde do Município de Bom Conselho, estará realizando um arrastão e porta a porta contra a tríade do mosquito Aedes Aegypti (Dengue, Zika Vírus e Chikungunya), tendo em vista que o distrito é porta de entrada para estas doenças.

Um comentário:

  1. Não estamos precisando de arrastões. Estamos precisando mesmo é de combate firme na eliminação do mosquito. Com quantidade suficiente de larvicidas e outros produtos que se façam necessários. Precisamos da formação de brigadas trabalhando de forma intensa e bem equipadas. Precisamos de menos blá, blá, blá e de mais ações. A níveis municipal, estadual e federal.
    A população brasileira está pagando o pato pelo descaso com o ecossitema do nosso País. Barragens começam a estourar. Mosquitos maltratam as pessoas. Trazendo-nos doenças próprias de lugares paupérrimos e de tempos longínquos.

    ResponderExcluir