quinta-feira, 9 de julho de 2015

Detran-PE vistoria veículos de transporte escolar em julho.


Os veículos escolares que atuam em Pernambuco passam por vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) neste mês de julho. A fiscalização é obrigatória e acontece duas vezes por ano, nas férias escolares. Nesse processo, o Detran avalia se os veículos e os profissionais da área têm os equipamentos e documentos necessários para oferecer o serviço. O objetivo é garantir a comodidade dos motoristas e a segurança dos alunos. 

Entre os itens exigidos pelo Detran no veículo estão uma faixa amarela horizontal com o nome escolar, medidor de velocidade, lanterna de luz branca e cintos de segurança para todos os passageiros. Também são pedidos os equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o registro e o licenciamento do automóvel. Já os motoristas precisam apresentar carteira de habilitação nas categorias D e E, certidão negativa de antecedentes criminais e certificado de aprovação no curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar.

As vistorias seguem até o dia 31 de julho. Segundo o Detran, 1.571 veículos fazem transporte escolar em Pernambuco, e todos precisam passar pela vistoria. Para facilitar o atendimento, o Detran estabeleceu um calendário de acordo com o último número das placas dos veículos: os carros com placas terminadas em 1 e 2 devem ser vistoriados até sexta-feira (10); já os de placa 3,4 e 5 passam por análise entre 13 e 17 de julho; os de placa 6,7 e 8, entre os dias 20 e 24; e os de placa 9 e 0 entre os dias 27 e 31.


Na Região Metropolitana do Recife, onde circula a maior parte dos carros escolares, a vistoria é realizada na Unidade de Táxis e Coletivos (UAT), situada às margens da BR-101, no sentido Dois Irmãos-Aeroporto. O atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 16h. Já os veículos do interior devem se dirigir a uma das 24 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário