Páginas

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Vacinação contra gripe é prorrogada.




Até esta sexta-feira (22/05), apenas 825 mil pernambucanos foram imunizados contra a influenza. Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) decidiu prorrogar a vacinação, que pretende imunizar 2,09 milhões de pessoas, até o dia 5 de junho. “É importante que a população tome a vacina o quanto antes, já que estamos chegando ao nosso período chuvoso. Assim, podemos evitar adoecimentos, gastos com medicamentos, infecções secundárias por causa da influenza e, principalmente, internações hospitalares e até mesmo o óbito provocado pela gripe”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES, Ana Catarina de Melo.

O público alvo da vacinação contra a influenza é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabetes, transplantadores, obesos, doentes cardíacos/renais/hepáticos/neurológicos crônicos, entre outros) também devem ser imunizadas, mediante apresentação de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

A expectativa é imunizar, no mínimo, 80% do público contra três vírus da influenza (dois da sazonal – gripes comuns – e o da pandêmica H1N1). As contra-indicações são para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina, além do público que estiver com febre moderada ou grave, que deve esperar a melhora do quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário