sábado, 9 de maio de 2015

GRIPE: Saiba por que é importante tomar a vacina durante a campanha.



É no inverno que os vírus da gripe mais circulam no país. Mas a Campanha Nacional de Vacinação contra a doença já começou. Isso porque a partir do dia da aplicação da dose, a  proteção da vacina pode levar até três semanas  para fazer efeito. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas mais vulneráveis à doença estejam protegidas antes do período de frio começar. A pensionista de 65 anos Maria das Dores Barbosa, por exemplo,  sabe bem disso. Ela conta que todos os anos é sempre uma das primeiras pessoas a procurar pela vacinação. Pensionista – Maria das Dores Barbosa, “Eu sei que é uma coisa muito importante, desde o dia em que comecei a tomar nunca mais gripei, sinto-me sempre bem, acho que está com mais ou menos seis a sete anos que não gripo. Quando sai a propaganda da vacina e acho que sou a primeira a chegar ao posto, eu gosto de estar sempre me prevenindo, de gripe, principalmente.” 
  
A vacina contra a gripe protege contra os vírus A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Além dos idosos, devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto; presos e funcionários do sistema prisional. Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, garante que a vacina é segura e não transmite a doença: “Estamos falando de uma vacina com o vírus morto, então não é possível a vacina transmitir a doença, isso é um mito. O que acontece é que, muitas vezes, com a circulação de outros tipos vírus que não estão incluídos na vacina, a pessoa pode adoecer, mas não em decorrência da vacina e a única contraindicação dessa vacina é realmente pras pessoas que têm alergia severa a ovo. É realmente uma vacina segura com reações muito leves, basicamente, com dores e sensibilidade no local; lembrando que é uma vacina que realmente tem a capacidade de proteger das complicações advindas da gripe.” 
  

REPÓRTER: Este ano, a meta do Ministério da Saúde é imunizar contra a gripe 39 milhões e setecentas mil pessoas em todo o Brasil. A Campanha Nacional de Vacinação contra a doença segue até o dia 22 de maio. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário