quinta-feira, 23 de abril de 2015

Virose misteriosa deve ser notificada como dengue.


Secretaria Estadual de Saúde investiga casos atípicos da dengue e emitiu uma nova determinação às unidades de atendimento. Os pacientes que chegarem com manchas avermelhadas na pele, acompanhadas ou não de febre e outros sintomas, deverão ser notificados como casos suspeitos de dengue, assim como os que apresentarem os sintomas clássicos da doença.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) feito pela SES, 83 municípios estão com risco de surto de dengue no estado e 26 cidades estão em situação de epidemia por causa da alta incidência da doença, incluindo o Recife e Fernando de Noronha. Até abril, foram registrados 18.431 casos de dengue, 2.987 confirmados, em 165 cidades, um aumento de 423,91% em relação ao mesmo período de 2014, de acordo com o órgão. 


A determinação está sendo encaminhada, nesta semana, para todas as secretarias municipais de Saúde e para as unidades de saúde do estado. O órgão pretende auxiliar no tratamento dos pacientes divulgando os sinais de alerta da doença e a necessidade de hidratação.

De acordo com a SES, desde janeiro, o estado vem verificando, em todas as regiões, casos atípicos de doença que não se enquadra nas definições preconizadas pelo Ministério da Saúde para dengue e outras doenças de notificação obrigatória. No entanto, pelas amostras analisadas pelo Lacen-PE, laboratório de referência estadual, foram confirmados apenas casos de dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário