quarta-feira, 29 de abril de 2015

SANEAMENTO: Quase metade dos municípios brasileiros não tem rede de esgoto adequada, afirma especialista



Pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil em parceria com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento revela que os 100 municípios mais populosos do país não têm tratamento de esgoto adequado. De acordo com a pesquisa, a região Norte concentra as cidades com pior tratamento de esgoto do país.

O resultado do levantamento aponta que a meta do governo Federal de universalizar o tratamento de esgoto até 2033, como está estipulado no plano nacional de saneamento básico. Para o pesquisador do Instituto Trata Brasil, Gesner Oliveira, os investimentos no tratamento de esgoto no Brasil ainda são pequenos. Ele explica que no ritmo atual de investimentos, a universalização vai ser alcançada em apenas 129 anos. “Essa é uma pesquisa anual, ela faz um indicador da qualidade do saneamento nos 100 municípios mais populosos do Brasil e aí classifica os municípios. O plano nacional de saneamento prevê a universalização dos serviços até o ano de 2033, mas no ritmo atual, isso só seria alcançado se você tivesse 129 anos.” Informou o pesquisador, Gesner Oliveira

Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, não vão conseguir universalizar o tratamento de saneamento básico nos próximos 20 anos, segundo os números divulgados pela pesquisa. O especialista em Educação Ambiental da Universidade de Brasília, Gustavo Souto, acredita que a falta de tratamento de esgoto ainda pode ser maior no país. Ele lembra que quase a metade dos municípios brasileiros ainda está longe de ter um tratamento adequado.

O especialista, Gustavo Souto, salientou:“40 por cento dos municípios, de quase metade, dos municípios brasileiros, não tem rede de esgoto adequada. Isso é um absurdo, é uma coisa absurda um país como o Brasil, um país que tem dinheiro, que tem recurso, que tem experiência, que tem conhecimento técnico, ter praticamente metade dos seus municípios, que não têm ainda rede de esgoto.”


No ranking nacional, os municípios com melhor tratamento de água e esgoto são Franca e Limeira em São Paulo, e Maringá, no Paraná. Os piores são Ananindeua e Santarém no Pará e a capital de Rondônia, Porto Velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário