quinta-feira, 9 de abril de 2015

Professores estaduais de Pernambuco podem deflagrar greve por tempo indeterminado

 Assembleia geral será realizada nesta sexta-feira, após paralisação de 48 horas de advertência



Continua nesta quinta-feira a paralisação de 48 horas dos professores da rede estadual de Pernambuco. Nesta quarta-feira, primeiro dia de mobilização, quase 60% das escolas estaduais fecharam total ou parcialmente.

A categoria voltou a cruzar os braços em busca de melhorias salariais, na cidade de Bom Conselho houve uma mobilização em frente a Igreja matriz e a praça D. Pedro II, onde reuniu professores, pais e alunos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, 612 unidades participaram do protesto, que continua hoje. Na sexta-feira haverá assembleia geral dos docentes para deliberar sobre possível greve por tempo indeterminado. A reunião está marcada para as 15h, no Clube Português.

Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) divulgou uma nota oficial sobre a paralisação de 48 horas dos profissionais da educação em Pernambuco. Segundo a pasta, os estudantes não serão prejudicados e o calendário escolar está mantido. "Considerando que muitas escolas funcionaram normalmente na primeira paralisação, a sugestão da Secretaria é que os pais confiram se haverá aulas nas escolas dos seus filhos antes da decisão de não levá-los às escolas", sugere o documento.  


Na semana passada, o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa (Alepe) garante que 13,01% seja aplicado a profissionais com nível médio (antigo Magistério) e 0,89% a professores com licenciatura plena e menos de dez anos de serviço na rede. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, o reajuste deixa de fora 45.750 professores. "A medida rasga o Plano de Cargos e Carreira da categoria. O Sintepe cobra o cumprimento da Lei do Piso Salarial (11.738/2008) estendendo o reajuste a todo o conjunto dos professores e não só a uma parte dela", informou o sindicato através de nota oficial. A paralisação foi aprovada em assembleia na sexta passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário