quinta-feira, 23 de abril de 2015

Polícia Federal prende caminhoneiro e apreende 8,5Kg de pasta base de cocaína em Bom Conselho.



Um caminhoneiro foi preso na noite da última quarta-feira quando trafegava pela BR-423, no Agreste, com 8,5 quilos de pasta base de cocaína. Elinaldo Antônio da Silva, 64 anos, trazia a droga de São Paulo escondida dentro de duas televisões. Policiais Federais de Caruaru fizeram a abordagem na via próximo ao município de Bom Conselho, nas imediações do Posto Fiscal, na rodovia que que dá acesso à Garanhuns. Elinaldo não reagiu.

Em depoimento, o caminhoneiro contou aos policiais federais que saiu de São Paulo no domingo por volta das 22h, trazendo consigo três mudanças para serem deixadas na Bahia, Alagoas e em Pernambuco. Disse também que as televisões nas quais foram encontradas a drogas pertencem a uma pessoa residente na cidade de Lajedo/PE, porém preferiu não revelar o nome com medo de retaliações. Declarou ainda que não sabia que dentro das televisões havia droga, pois já teria feito duas viagens para essa mesma pessoa e nunca tinha tido problemas.

Elinaldo disse que recebeu R$ 1 mil pelo transporte dessa mudança e que já teria recebido outros R$ 5,5 mil por todo o frete, dinheiro que chegou a transferir para conta de parentes e gasto com outras despesas. A Polícia Federal chegou até o acusado após receber informação de que um caminhão com características semelhantes ao dirigido pelo motorista estaria trazendo drogas para o estado. O caminhão Mercedes Benz, de cor azul e placas HZO-2059, também foi apreendido pela PF. Elinaldo foi levado para exames no Instituto de Medicina Legal e depois encaminhado para o Presídio Juiz Plácido de Souza, em Caruaru. O caminhoneiro foi autuado de acordo com a Lei nº 11.343/2006 (Tráfico Interestadual de Entorpecentes), e, caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão.

De acordo com a PF, os 8,5 quilos de pasta base fossem transformados em crack, através de laboratórios clandestinos daria para se fazer 26 quilos, o que corresponderia a aproximadamente 104  mil pedras. A droga seria usada para abastecer vários pontos de venda de crack em Garanhuns/PE, Caruaru/PE, Arcoverde/PE. “Uma apreensão dessa contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de drogas em Pernambuco, evitando assim a escalada da violência tais como assaltos, furtos, homicídios por dívidas de droga, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência”, disse o assessor de Comunicação Social da PF, Giovani Santoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário