segunda-feira, 27 de abril de 2015

26 de abril: Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão

Saiba mais sobre mitos e verdades. Cardiologista fala sobre a pressão alta e dá dicas de como prevenir 





No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão. Segundo dados do Ministério da Saúde, 24,3% da população brasileira sofrem da doença. O problema atinge mais as mulheres (26,9%) do que os homens (21,3%). A idade também influencia: 59,2% das pessoas com mais de 65 anos de idade se declaram hipertensos, ao contrário dos mais jovens, em que a doença se manifesta em apenas 8,8% em indivíduos entre 25 e 34 anos e 3,8% na faixa etária entre 18 a 24 anos. 
De acordo com o médico Otavio Gebara, cardiologista e diretor clínico do Hospital Santa Paula, a elevação da pressão arterial acontece por vários motivos, entre eles histórico familiar, má alimentação, maus hábitos como tabagismo e excesso de ingestão de álcool, além de algumas particularidades como a Síndrome da Apneia do Sono (despertares noturnos, ronco e sonolência durante o dia). 
Para alertar a população sobre os cuidados necessários com essa doença, o médico respondeu aos mitos e verdades especialmente para o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão. 
1 - A hipertensão é uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas.
Depende. A maioria das pessoas não tem nenhum sintoma. A minoria que apresenta sintomas, pode ter dor de cabeça, vômito, falta de ar, dificuldade para respirar, agitação e visão borrada. 
2 - A pressão alta pode ser controlada apenas com uma alimentação balanceada e exercício físico.
Verdade. A medidas não farmacológicas podem controlar a hipertensão e prevenir seu aparecimento. 
3 - Alimentos como aveia, amêndoa, noz, azeite, ervas, alho e cereais integrais ajudam no controle da pressão.
Verdade. Estes alimentos são ricos em nutrientes que ajudam no controle do colesterol e melhoram a saúde das artérias, facilitando o controle da pressão elevada. 
4 – O tratamento dura a vida toda.
Verdade. A pressão alta não tem cura. Uma vez diagnosticada, o tratamento será para a vida toda e engloba medidas gerais de reeducação no estilo de vida, como alimentação, prática de exercícios físicos e medicamentos. Se houver uma redução signficativa de peso e quantidade de sal e gorduras na dieta, os medicamentos podem ter sua dose reduzida ou em alguns casos, até sua suspensão completa. 
5 - Pressão alta provoca sangramento nasal.
Depende. Raramente esse sintoma aparece, mas em alguns casos pode ser um sinal para detectar a hipertensão. 
6 – O histórico familiar de pressão alta indica que, obrigatoriamente, a pessoa será hipertensa.
Mito. Apesar de ser mais propensa, não é porque a pessoa tem histórico familiar que ela será hipertensa. O recomendado é que a pessoa tome as precauções logo cedo para evitar a doença.
7 - Musculação ajuda a controlar a pressão alta.
Mito. A atividade física aeróbica é a melhor no controle da hipertensão. 
8 - A medição da pressão arterial deve ser feita diariamente.
Depende. Depois de estabilizado o tratamento e atingido os objetivos, essa medida diária não e mais necessária. Basta uma medida periódica, se não houver grandes mudanças no peso, nível de atividade física e quantidade de sal na dieta. 
9 - Os exercícios físicos e a alimentação adequada podem dispensar o remédio do controle da pressão.
Verdade. 
10 – Os índices aceitáveis variam conforme a idade e o estado de saúde.
Verdade. Os índices numéricos aceitáveis para a pressão arterial ser considerada normal é de 12 X 8. Abaixo de 14 X 9 é aceitável. Se existe a presença de diabetes ou doença renal esse nível é mais baixo. Acima de 70 anos pode-se aceitar níveis até 15 X 8. 
11 – As mulheres sofrem mais de hipertensão do que os homens porque são mais frágeis.
Mito. As mulheres sofrem mais de hipertensão após a idade da menopausa. Isso é devido pela perda da produção do estrogênio após a menopausa e também pelo fato de que a pressão se eleva com a idade. A longevidade das mulheres é maior. 
12 – Sem tratamento adequado a hipertensão pode levar a morte.
Verdade. Se não tratada corretamente, a hipertensão pode causar doenças no sistema cardiovascular como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e AVC (acidente vascular cerebral), que podem levar a morte. 
13 - Uma criança com obesidade e pressão alta, pode tomar remédio mesmo sendo muito jovem.
Verdade. 
14 - Os sintomas de pressão alta e baixa são os mesmos.
Depende. A pressão baixa mais frquentemente é associada com escurecimento visual, tontura e sensação de desmaio. A pressáo elevada, como vimos, geralmente não da nenhum sintoma. 
15 - Em grávidas a hipertensão costuma aparecer com mais frequência.
Mito. Nos priméiros meses de gravidez a pressão geralmente abaixa. No último trimestre ela pode se elevar levando a uma doença chamada pré eclâmpsia ou eclâmpsia.

 Otavio Gebara é cardiologista e diretor médico do Hospital Santa Paula. Professor Livre Docente em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP e autor do livro “Coração de Mulher” em parceria com o médico Raul Dias dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário