sexta-feira, 27 de março de 2015

Saiba como prevenir Doenças Renais com Nefrologista da UPAE Garanhuns.



A doença renal é silenciosa, e muita gente só percebe estar com os rins lesionados quando chegam aos estágios mais avançados. O alerta é do nefrologista Dr. Gustavo Prutchansky, médico especialista que atende na UPAE Garanhuns. “Temos cinco estágios da doença renal, e muitos pacientes somente nos procuram quando estão nos estágios mais avançados, muitos já precisando de hemodiálise”.

A doença renal é assintomática, ou seja, não aparece, e por isto as pessoas devem se cuidar, buscando a prevenção. Alguns grupos de risco devem atentar para as consultas e exames: Idosos, Hipertensos, Diabéticos, Obesos e pessoas com histórico da doença na família. Dr. Gustavo afirma que a hipertensão e o diabetes são os principais fatores desencadeadores de lesões nos rins. “A ausência de uma dieta equilibrada, a falta de atividade física, o fumo, altos níveis de açúcar no sangue, o baixo consumo de água e o uso de medicamentos sem orientação médica contribuem para o desenvolvimento da doença nos rins”.
O atendimento dos especialistas da UPAE Garanhuns, que além do Dr. Gustavo conta também com a Dra. Karlene Fortaleza, é realizado para os pacientes dos municípios da V Regional de Saúde, encaminhados pelos PSF’s e Secretarias de Saúde dos municípios. As pessoas diagnosticadas no estágio 5 são reguladas pela Secretaria Estadual de Saúde para a hemodiálise, que em Garanhuns é feita pelo Hospital Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro.

Segundo Dr. Gustavo, todos deveriam fazer exames anuais de rotina, e obrigatoriamente as pessoas dos grupos de risco. “Exames de sumário de urina,uréia e o de medição do nível de creatinina no sangue são importantes para constatação da doença” – Afirma o especialista, que complementa: “Temos pacientes com outras patologias, como infecções urinárias, inflamações nos rins, cálculos renais, além de outros problemas que envolvem os rins, que embora menos graves, requerem atenções especiais de tratamentos”.

Neste mês de março, várias atividades no mundo todo alertam as pessoas para estes cuidados com a saúde, inclusive há um dia especial, 8 de março, Dia Mundial do Rim.


Para finalizar, o médico aconselha mudanças no estilo de vida que levem para uma alimentação saudável, redução de sal nos alimentos, atividades físicas, controle de pressão e diabetes, ingestão de água e controle de peso, que são medidas simples e fundamentais para uma vida melhor, e evitam problemas no futuro, inclusive renais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário