terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Mais rigidez para tirar a carteira.

 Teste do Detran terá bafômetro e bonecos representando ciclistas. Condutor profissional vai fazer exame detalhado de consumo de drogas.





Quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve ficar atento a mudanças que devem ser implementadas no estado a partir de abril. Nos testes práticos, os candidatos vão encontrar bicicletas no trajeto. O objetivo é avaliar o respeito aos ciclistas. Outra novidade é que todos passarão por teste do bafômetro antes da avaliação. Somente para os motoristas profissionais, das categorias C,D e E, também passará a ser exigido exame toxicológico com histórico de 90 dias (leia matéria nesta página).

A principal regra que o condutor deve ter atenção com relação aos ciclistas é a distância de 1,5 metro (equivalente a uma porta de carro aberta) que deve ser mantida, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro. O desrespeito é considerado infração grave. A multa é de R$ 127,69. No percurso, o motorista também terá que reduzir a velocidade para dar preferência à passagem do ciclista e evitar fechar ou trancar a bike.

“A novidade é uma forma de incentivar a interação entre os condutores de veículos e as bicicletas. A rivalidade entre ambos ainda é grande. O estado é pioneiro, graças à parceria com o Pedala-PE”, afirmou o diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro. O primeiro centro de testes a receber a mudança será o do bairro da Iputinga.

A Secretaria das Cidades está em fase final de negociação com a empresa que irá confeccionar os manequins que serão usados junto às bicicletas nos testes práticos. A partir da assinatura do contrato, o prazo de entrega dos bonecos é de até 60 dias. Sobre os bafômetros, Ribeiro explicou que a novidade é uma forma a mais de conscientização aos futuros motoristas.

Curso
Teve início ontem a capacitação dos instrutores de autoescola credenciados no estado. Com carga horária de quatro horas/aula, o treinamento está sendo oferecido nos três turnos como forma de ajudar os profissionais a repassar aos candidatos dicas de convivência pacífica entre os modais. No total, 2.541 instrutores passarão pelo curso até o dia 26. Em breve, será a vez do aperfeiçoamento dos condutores de transporte escolar.

Psicotrópicos são alvo

A renovação da carteira de habilitação para categorias C,D e E, a partir de 30 de abril, só poderá ser feita após a realização do exame toxicológico de larga janela, capaz de verificar uso de psicotrópicos nos últimos 90 dias. Em Pernambuco, mais de 400 mil motoristas estão entre essas categorias.

O exame detectará maconha, cocaína, crack, merla, codeína, morfina, heroína, ecstasy, anfetamina e metanfetamina. Caso o laudo constate o uso, o motorista será considerado inapto temporariamente.
A coleta será feita em locais definidos pelos estados, segundo a lista de laboratórios credenciados pelo Denatran. O exame pode ser feito com cabelo, unha ou pele, segundo o diretor de operações do Detran-PE, Sebastião Marinho.

“Há muitos profissionais que fazem uso de drogas para se manterem acordados”, comenta a presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Simíramis Queiroz. O Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco se mostrou favorável. “Os profissionais precisam ser responsabilizados pelos seus atos”, ressaltou Genivaldo Pereira, da diretoria de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário