terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Maior reservatório de Pernambuco já recorre ao 'volume morto' de água

Fornecimento de água para irrigação foi suspenso (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)

O semiárido passa pela pior seca dos últimos 50 anos e mais de 60% dos municípios de Pernambuco enfrentam algum tipo de racionamento. Situado em Ibimirim, no Sertão, o Açude Poço da Cruz é o maior do estado e já recorre ao chamado "volume morto" para atender à população. Com capacidade para mais de 500 milhões de metros cúbicos, o reservatório abriga somente 7% de água.

Ao contrádio de dez anos atrás, quando o açude atingiu o volume máximo e transbordou, construções que estavam submersas começaram a reaparecer e medidas de racionamento estão sendo tomadas. Há pouco mais de um mês o fornecimento para os canais de irrigação foram suspensos. Se a água fosse liberada, haveria o "esvaziamento total do açude e isso não é bom de forma nenhuma", destaca Francisco Manuel da Silva, secretário-executivo do Conselho Gestor do Açude.


O agricultor José Edson é fruticultor e reduziu a área de plantação de oito para apenas meio hectare. "Até 60 milheiros de banana eu já colhi. Agora, três, quatro ou cinco, no máximo", lamenta. A situação pela falta de água é semelhante para produtores rurais e demais habitantes em 116 municípios. E a previsão não é favorável. "Nesse período, chove em torno de 400mm, mas, devido à atuação do fenômeno El Niño, a previsão é de que chova abaixo de 70% do que é esperado", informa o meteorologista Roberto Pereira, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Fonte:
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário