quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Celpe monta esquema de prontidão para o carnaval.

Celpe investe R$ 4,4 milhões em ações preventivas e esquema de prontidão para o Carnaval 2015


Recife, 05 de fevereiro de 2015 – Antecipando-se ao calendário, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) iniciou, em outubro do ano passado, as ações preventivas para o Carnaval 2015. Nos quatro meses de preparação, a concessionária investiu R$ 4,4 milhões na rede elétrica para garantir o fornecimento de energia e a segurança da população, na maior festa popular do País. No período carnavalesco serão mobilizadas 300 equipes de prontidão. Diariamente, um contingente de 700 profissionais, entre eletricistas, coordenadores e engenheiros, estará monitorando o sistema elétrico e preparado para atuar em casos eventuais. Áreas com maior fluxo de pessoas no Grande Recife, cidades do interior e praias receberão reforço de 40% no efetivo.
Um esquema especial de prontidão foi montado para as prévias, que ocorrem desde o mês de janeiro. A operação será reforçada nos dias de Carnaval, da sexta-feira (13) até a Quarta-Feira de Cinzas (18), com técnicos posicionados nos principais polos de animação. No Grande Recife, equipes serão dispostas em locais estratégicos, de onde podem ser enviadas com maior agilidade para atendimento de ocorrências. O Centro de Operações Integradas (COI), no edifício-sede, contará com uma estrutura diária de 40 profissionais, entre técnicos e engenheiros.
Os focos de folia e corredores de desfiles de agremiações receberam ações de inspeção e manutenção preventivas. Durante o trabalho, foram realizadas cerca de 15.500 podas de árvores próximas à fiação elétrica e substituídos, aproximadamente, 20 quilômetros de rede. As equipes técnicas promoveram, ainda, realocação de postes e instalação de 12.500 espaçadores, além de bandeirolas para sinalização dos fios de alta tensão. Especificamente, no trajeto do Galo da Madrugada, a fiação elétrica foi elevada a uma altura de 6,5 metros do solo – acima do que estabelece a norma NBR 15.688 e um metro acima do padrão – para dar passagem aos trios elétricos.
No percurso do maior bloco do mundo, a Celpe substituiu cerca de três quilômetros de fiação convencional por rede protegida e promoveu inspeções termográficas em mais de 60 quilômetros de rede e subestações. Com a finalidade de conferir mais segurança ao folião, ao longo do trajeto do desfile, a concessionária manterá 12 equipes distribuídas nas ruas do Centro do Recife e 33 profissionais, entre engenheiros e técnicos, posicionados em locais estratégicos. A intenção é inspecionar e orientar a população quanto aos riscos de subir em postes e marquises próximas à fiação. Um engenheiro também estará de prontidão na sala de monitoramento da Secretaria de Defesa Social oferecendo suporte às equipes de campo.
No Recife Antigo, a concessionária realizou a inspeção preventiva em mais de 30 quilômetros de rede. No Marco Zero, onde se concentram as principais atrações, equipes permanecerão de prontidão durante todos os dias de Carnaval.  
Em Olinda, 250 quilômetros de redes subterrânea e aéreas foram inspecionados. Cerca de 2.400 espaçadores previnem contatos entre fios e, consequentemente, curtos-circuitos. Equipes de plantão estarão posicionadas nos bairros do Varadouro, Amparo e na Praça do Carmo para atender, exclusivamente, à Cidade Alta. Uma turma de manutenção preparada para intervenções de maior porte será mantida na Praça do Jacaré para situações que exijam troca de equipamentos como transformadores e substituição de postes. Adicionalmente, outras duas equipes ficarão de prontidão permanente, no Centro de Treinamento da Celpe, no Bongi, para atendimento emergencial no Grande Recife.
No Litoral Norte, foram realizadas podas ao longo dos circuitos e substituídos 9,8 quilômetros de rede nua por rede isolada nas áreas de praia. Em Itamaracá e Pontas de Pedras serão disponibilizadas equipes de prontidão, contando, inclusive, com duas turmas para serviços mais complexos. Em Carpina, mais uma equipe para ocorrências de maior porte estará posicionada para atender áreas da Zona da Mata Norte.
Nas praias do Sul, as subestações Tamandaré e Porto de Galinhas receberam ações de melhoria. Nas cidades do litoral, a Celpe preparou a rede elétrica com isolamento de condutores de baixa tensão e deslocamento da rede de alta tensão. Equipes serão mantidas 24 horas voltadas para localidades como Gaibu, Porto de Galinhas, Toquinho e Tamandaré. Uma equipe de manutenção também estará em regime de plantão em Porto de Galinhas para atendimento de maior complexidade no Litoral Sul.
INTERIOR – Os focos de folia do interior também recebem atenção do esquema especial. Em Bezerros, terra dos Papangus, haverá quatro equipes em revezamento na prontidão durante todo o Carnaval e uma turma para serviços de maior complexidade. Visando reforço da rede elétrica e aumento da oferta de energia, três novos transformadores foram instalados na cidade. No município vizinho de Gravatá, outras quatro equipes ficarão a postos também em regime de plantão. Em Caruaru, 11 equipes estarão à disposição para dar suporte a toda região.
No Sertão, duas equipes pesadas ficarão disponíveis em Serra Talhada para pronto deslocamento aos municípios vizinhos. Em Petrolina, o tradicional carnaval de rua recebeu inspeções e ações de manutenção na rede elétrica que atende aos locais de festas. Foram instalados mais de 400 espaçadores na rede elétrica dos corredores principais e executadas podas nos galhos próximos na alta e baixa tensão. Na cidade também foram instaladas 35 bandeirolas de segurança no percurso da folia. Na Regional Petrolina, 22 equipes irão trabalhar em revezamento diário, além de equipes de sobreaviso para atuar em caso de necessidade.
SEGURANÇA – A concessionária enviou correspondência, a partir de dezembro do ano passado, para diversas prefeituras e agremiações do Estado, informando sobre inspeções preventivas na rede elétrica e alertando para a necessidade de medidas de segurança para evitar acidentes. Na carta, entre outras advertências, a Celpe alerta para a proibição de instalar palcos ou qualquer estrutura metálica próximo à rede elétrica e a obrigatoriedade de trios elétricos e carros alegóricos de respeitarem o padrão máximo de altura dos veículos.
Entre as orientações para o folião, a Celpe enfatiza que não se devem instalar enfeites nem lançar artefatos, como serpentinas (especialmente as metalizadas) e confetes, próximos à rede de distribuição de energia. O contato de objetos com a rede pode provocar curtos-circuitos. A companhia chama atenção ainda para os riscos das ligações clandestinas e o perigo de subir em postes de iluminação pública. Entre as ações nos quatro dias de festa, também serão promovidas fiscalizações e combate a ligações clandestinas e irregulares, medições em transformadores e manutenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário