sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Educação é atingida com corte de verbas do Governo Federal.



O contingenciamento orçamentário adotado pelo governo federal já tem refletido em falta de recursos nas universidades e causado preocupação na comunidade acadêmica. Com a decisão de congelar um terço das despejas de todo o governo, a pasta mais atingida foi a da Educação, com um corte de R$ 600 milhões por mês.



A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgou nota sobre o orçamento. "A situação financeira das universidades federais, que em 2014 foi sofrida, passa a ser ainda mais difícil, principalmente no caso da Unifesp, em que o orçamento está aquém do porte da instituição", diz a nota. Entre as medidas em análise "está a suspensão de contratos ou cortes parciais", segundo a reitoria. "Não sabemos ainda quais impactos isso produzirá sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, incluindo também o hospital universitário."



Segundo Amauri Fragoso de Medeiros, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), as federais têm demonstrado preocupação. "Setores das universidades que contam com contratos terceirizados já estão com atrasos de salários", diz ele, docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba.



Na semana passada, o Museu Nacional, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi fechado porque não havia dinheiro para o pagamento de empresas terceirizadas que fazem vigilância e limpeza.



O Ministério da Educação (MEC) diz que avalia o impacto nas despesas de custeios. A economia sobre a execução orçamentária vale até a aprovação da Lei Orçamentária de 2015. As informações são do jornal.


Fonte:
Diário de Pernambuco

Estado de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário