segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Paulo Câmara foi eleito com a maior votação percentual do país




O socialista Paulo Câmara foi eleito para governar Pernambuco como a maior votação percentual do país. O socialista obteve 68,08% dos votos válidos, o que representa 2,2 vezes do segundo colocado, o senador Armando Monteiro Neto (PTB), cuja votação alcançou 31,07%.

A Frente Popular conquistou além do governo do estado a vaga de senador, com Fernando Bezerra Coelho (PSB). Ex-ministro da Integração Nacional do governo Dilma Rousseff, Bezerra Coelho superou a votação do petista e ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), em 1,2 milhão de votos.

“Pernambuco vai ter um governador servidor público por vocação e um servidor que vai trabalhar para o povo que mais precisa”, disse Paulo Câmara à noite, em entrevista à imprensa. Câmara, ex-secretário da Fazenda, é funcionário licenciado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE).

Para o governador eleito, o resultado das eleições foi um reconhecimento ao trabalho e ao legado do ex-governador Eduardo Campos, que faleceu em acidente aéreo em Santos (SP). No acidente, além de Campos, morreram os dois pilotos e quatro assessores da campanha do ex-governador.

O pronunciamento de Câmara foi feito em entrevista coletiva à imprensa, no Recife Monte Hotel, em Boa Viagem, onde estava ao lado de Fernando Bezerra Coelho, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, e a viúva do ex-governador Eduardo, Renata Campos.

Paulo e Fernando frisaram, em relação ao segundo turno das eleições presidenciais, que a decisão do diretório estadual do PSB tomará posição ainda nesta semana. O senador eleito afirmou que a legenda tomará a decisão com base nas propostas apresentadas pelo então candidato de Eduardo Campos.

Antes de ir à Boa Viagem, o governador eleito desfilou em carro aberto, ao lado de Geraldo Julio, na Praça de Casa Forte. Ali, Paulo, ao lado de três dos cincos filhos do ex-governador Eduardo, foi recebido pela militância da Frente Popular.

No meio do desfile, o futuro governador desceu do carro para abraçar padre Edwaldo Gomes, pároco da Igreja Casa Forte, onde a família Campos costuma ir às missas. Sobre o gesto de Paulo, o sacerdote justificou que “Casa Forte sempre teve um papel político importante na história do Recife e de Pernambuco”.

O último compromisso público de Paulo Câmara foi a participação na festa da vitória no Marco Zero, no Recife Antigo.O tributo começou com a exibição de um pequeno filme com imagens do ex-governador e candidato à presidente da República morto em 13 de agosto, em acidente aéreo em São Paulo.

Geraldo Júlio e a esposa, Cristina Melo, Raul Henry, eleito vice-governador, Felipe Carreras, que conquistou uma vaga de deputado federal, e Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, subiram no palco do Marco Zero, além dos filhos de Eduardo e Renata Campos, que chegou depois, sob ovação. "Eduardo, guerreiro do povo brasileiro", gritaram as pessoas que acompanhavam a festa, iniciada por volta das 20h.

"Nem o mais otimista iria imaginar uma vitória tão expressiva. Pernambuco te ouviu e te homenageou", declarou Fernando Bezerra Coelho. Ele conquistou 64,34% dos votos válidos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na disputa pelo executivo estadual, Paulo Câmara foi escolhido por 68,08% dos eleitores. Fernando Bezerra agradeceu também aos filhos do ex-governador, João e Pedro, que, segundo ele, "tomaram a campanha nas mãos. É como se Eduardo estivesse com eles".

O governador eleito, Paulo Câmara, foi o último a falar, sob muita chuva. "Pernambuco mostrou para todo o Brasil como se faz uma eleição. Quero agradecer a cada pernambucano e vou honrar a confiança. Hoje demos exemplo para o Brasil. Unimos Pernambuco para fazer por quem mais precisa. Eduardo vai fazer falta, mas estará em nossos corações para sempre. Vamos contar com cada um de vocês para governar o estado. Pernambuco mostrou que a força do povo faz a diferença. Vamos pegar no serviço, como dizia Eduardo", finalizou. Durante todo o tempo, Paulo autografou camisas e bandeiras.

Depois dos discursos, o público assistiu uma explosão de fogos de artifício que durou cerca de quinze minutos. Após a saída da comitiva vencedora, o público, dessa vez bem mais reduzido, ficou para o segundo show da noite, da Banda Samba Star. Os primeiros a se apresentarem foram Felipe e Gabriel, uma dupla de sertanejo universitário. As comemorações continuaram para os convidados na Usina Dois Irmãos.

Fernando Lyra, governador em exercício, não foi à festa da vitória no Marco Zero, pois permaneceu em Caruaru, com a filha Raquel Lyra, reeleita deputada estadual. O filho mais novo do casal Eduardo e Renata, Miguel, permaneceu na Van da comitiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário