quinta-feira, 16 de outubro de 2014

COLUNA ENSAIO GERAL: PRESEPADAS DE ALGACYR PARTE I

Coluna Ensaio Geral
Por: Alexandre Tenório


                  
  AS PRESEPADAS DE ALGACYR - 
PARTE I - A CHEGADA

       O tradicional cartório de dona Primavera situado na Praça João Pessoa ficou sem titular, devido o seu falecimento. O povo de Bom Conselho passou a viver a expectativa de quem assumiria o cartório. Certo tempo depois começou a mudar o cartório, ele saiu do ponto em que estava estabelecido por mais de 60 anos (na casa do Capitão Lizimaco) para um novo ponto comercial enfrente ao antigo cartório, ou seja, ficou na mesma Praça João Pessoa.
       Então chega a nossa cidade o novo TABELIÃO, era um jovem de cor morena clara, cabeça grande, cara redonda e estatura mediana. A sua aparência tinha haver com o povo do sertão, e realmente ele era do sertão, da cidade de Salgueiro. Aos poucos fomos sabendo mais sobre o cidadão, o seu pai tinha tido cartório em Salgueiro, ele tinha estudado para medicina e deixou, era torcedor de Náutico e num momento de lucidez mudou para o Sport, e por ai vai. Em pouco tempo este cidadão que se chamava “Algacyr Fernandes Barros” tornou-se um amigo de todos, muito espirituoso, começou a aprontar para aqueles que ele passou a ter intimidade.     
       O bar de Géo passou a ser o segundo ponto comercial de Algacyr, o primeiro era o cartório obviamente e passando duas casas o bar de Géo, quem quisesse encontrar Algacyr podia ir para algum destes dois lugares que encontrava o nosso amigo. Algacyr fez uma grande amizade com Géo e consequentemente com dona Carmem (mãe de Géo) que naquela época era o braço direito do filho (dona Carmem depois de uma longa enfermidade veio a falecer há poucos dias).
       Em pouco tempo na nossa cidade, Algacyr já se sentia um bom-conselhense, e o nosso povo também o considerava um deles. Algacyr recebe da nossa câmara municipal o título de CIDADÃO BOM-CONSELHENSE, que até agora não foi entregue.
       Estive conversando com o presidente da câmara e ele me garantiu que os vários títulos que até agora não foram entregue, serão brevemente entregue, numa grande festa em nossa cidade, estamos aguardando esta atitude positiva do presidente Geninho Tavares.
       Na próxima semana eu iniciarei as histórias engraçada deste grande amigo, Algacyr Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário