quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Caso de Chikungunya é confirmado em Pernambuco.


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) decidiu antecipar para a próxima semana as ações de controle do mosquito Aedes aegypti, inicialmente previstas para novembro, depois de confirmar o primeiro caso de infecção pelo vírus chikungunya em Pernambuco. O paciente, um missionário oriundo da República Dominicana, já está curado. Outras cinco pessoas apresentaram sintomas da doença, que parece com a dengue, mas o segundo exame delas ainda não está pronto. A primeira avaliação deu resultado negativo.

A diretora-geral de Controle de Doenças e Agravos da SES, Roselene Hans, esclareceu que nenhuma transmissão ocorreu dentro do estado, os chamados casos autóctones, o que significa que não há vírus circulando em Pernambuco. O Aedes aegypti pode transmitir a dengue e a chikungunya ao mesmo tempo. A orientação é controlar os focos do mosquito e procurar o posto de saúde se há suspeita. Ontem, representantes das vigilâncias epidemiológicas participaram de um encontro sobre ações de combate.

Os pacientes foram infectados na Bahia, República Dominicana e África. A SES ainda não sabe em qual país africano o doente teria contraído a doença.

Um comentário:

  1. A reportagem careceu de mais detalhes sobre esse vírus pouco conhecido no Brasil.

    ResponderExcluir