sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Pesquisa Ibope 12.09 aponta: Dilma tem 39%, Marina tem 31% e Aécio, 15%


Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta sexta-feira, aponta a presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) com 39% das intenções de voto, contra 31% de Marina Silva (PSB) e 15% de Aécio Neves (PSDB). Na simulação de segundo turno, Dilma e Marina aparecem tecnicamente empatadas: a petista tem 42% da preferência do eleitorado e Marina, 43%. O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 8 de setembro - encerrada, portanto, é, portanto, anterior à pesquisa Datafolha divulgada na quarta-feira, que apontou estabilidade no cenário eleitoral. Foi justamente ao longo desta semana que a pancadaria entre os principais presidenciáveis registrou seu auge na campanha. 

O levantamento avaliou ainda a aprovação ao governo da presidente Dilma. A parcela da população que considerava o governo ótimo ou bom passou de 31%  número registrado em junho desde ano – para 38%. A pesquisa também aponta que o porcentual da população que aprova a maneira de governar da presidente subiu de 44% para 48%.

Os principais problemas apontados pelos eleitores no governo Dilma são impostos (73%), taxa de juros (68%) e saúde (74%). Já as áreas mais bem-avaliadas são educação, aprovada por 39% dos entrevistados, ante 32% no levantamento anterior, e o combate  à fome e à pobreza, cuja aprovação saltou de 41% para 50%.

O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 8 de setembro em 144 municípios brasileiros. Foram ouvidas 2.002 pessoas. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00593/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário