terça-feira, 26 de agosto de 2014

CDL solicita intervenção do Ministério Público contra funcionamento irregular dos carros de som.


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bom Conselho, encaminhou ofício ao Ministério Público, em virtude das constantes reclamações e solicitações recebidas pela entidade, através dos seus associados e consumidores que freqüentam o comércio local, em virtude dos veículos de propaganda estarem funcionando de modo irregular, principalmente nos sábados, dia que é realizada a feira livre, ocorre uma grande concentração dos veículos no centro da cidade, com os seus sons em níveis altíssimos, tornando insuportável o trabalho e a convivência das pessoas. Existindo ainda o agravante dos carros de propaganda político-eleitoral.

Considerando que os veículos estão descumprindo a lei Federal que disciplina a preservação do meio ambiente, causando poluição sonora em quantidade e acima dos níveis toleráveis por Lei, constituindo crime ambiental, além de no caso de propaganda política, estarem descumprindo a lei 9.504/97, uma vez que estão funcionando a menos de 200 metros da igreja matriz e em nível acima do permitido (50 decibéis).


A sua presidente, Katiuscia Araújo, solicitou a promotora de justiça, Dra. Maria Aparecida Alcântara Siebra, a interveniência perante os proprietários de carros e motos de propaganda, a fim de que não mais realizem as condutas expostas, ressaltando que melhorará a qualidade de vida dos cidadãos do município, extirpando grande parte da poluição sonora que hoje prevalece no meio social.  

3 comentários:

  1. Há muito tempo alertei sobre esse problema, que também tem o agravante de provocar um surto em alguma pessoa sã, e ela vir a praticar algum ato perigoso em virtude do som. Tem culpa também os anunciantes que mandam os proprietários dos veiculos aumentarem o som, sobre pena de não mais anunciarem se eles ( os carros de som ) não o fizerem. Não é admissível que em ruas estreitas o volume chegue a ultrapassar os 80 db. Essas medidas contra a poluição sonora, também faz parte da saúde e qualidade de vida da população.

    ResponderExcluir
  2. Postei ontem um comentário sobre a matéria "Todos contra a poluição sonora", e até agora não foi publicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário somente foi liberado agora em virtude de apenas neste momento consegui entrar nos comentários para liberação, peço desculpa pela demora.

      Excluir