segunda-feira, 5 de maio de 2014

DICA DE LEITURA: “IMPÉRIO DOS APPS”

DICA DE LEITURA: “IMPÉRIO DOS APPS”
Por Fernando Chagas da Costa (*)



Você gosta de aplicativos para celular?
Você gostaria de ganhar muito dinheiro?
Você queria trabalhar bem menos e aproveitar mais a vida?
Se sua resposta foi SIM às três perguntas, você precisa ler o livro “IMPÉRIO DOS APPS”, de Chad Mureta, mesmo que não saiba programar, nem tenha formação em tecnologia.
Morando na Austrália, Canadá ou Bom Conselho, é possível fazer o que Chad Mureta fez.

Como prometido na contracapa, o livro dá toda a orientação, desde a fase de listar ideias e escolher a melhor, a desenvolver rapidamente seu aplicativo e também trabalhar o marketing para que seu app seja bem divulgado e baixado. O livro também tem diversas estratégias para aumentar o lucro e faturamento dos seus aplicativos.

São 10 capítulos de muita informação, que começam com uma introdução tentadora: ”Como me tornei  acidentalmente um milionário dos aplicativos”. O termo acidental foi usado literalmente, já que o autor iniciou a jornada de sucesso após um grave acidente que o deixou em um longo período de reabilitação e uma dívida alta para ser saldada.

Ao início de cada capítulo há uma frase reflexiva, a exemplo de:

“A mudança é a lei da vida. E aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente estão fadados a perder o futuro” (John F. Kennedy)

“Errei mais de 9 mil arremessos em minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Por 26 vezes, recebi a bola para fazer a cesta da vitória e errei. Tenho uma história de falhas e fracassos. E é exatamente por isso que sou um sucesso” (Michael Jordan).

Um dos conselhos trabalhados no livro é: comece criando aplicativos gratuitos.

Certamente alguma vez você deve ter-se perguntado: Há muitos aplicativos bons, que já muito baixados e são gratuitos. O que se ganha com isso?

Essa é mais uma forma inteligente de atrair o público para os chamados freemium , isto é, grátis, porém com adicionais que podem ser incorporados através de compra. Um exemplo disso eu tiro por um aplicativo chamado Paper, que baixei há alguns meses atrás, para desenhar no tablet. O aplicativo é gratuito e excelente, porém sua versão básica deixa-nos tentado a adquirir seus complementos, essenciais para dar uma qualidade completa. E assim o fiz, comprando o restante.

O autor, Chad Mureta, é palestrante, consultor e empreendedor, fundador da Empire Apps e cofundador do T3 Apps e Best Apps, empresas de aplicativos para celular que ele criou sem ter uma formação na área de tecnologia. Em apenas dois anos, e enquanto viajava pelo mundo, ele coordenou o desenvolvimento e a promoção de quarenta e seis aplicativos, que juntos somam mais de 35 milhões de downloads.

Boa Leitura.
(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada a Estácio de Sá.


Um comentário: