sexta-feira, 11 de abril de 2014

Bloco de Notícias: Manhã 11.04.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.




- A presidente Dilma Rousseff estimulou os jovens a fazer manifestações para cobrar a reforma política. Durante encontro com representantes da juventude de movimentos sociais noPalácio do Planalto, a presidente disse que não conseguiu aprovar a reforma por falta de apoio da base aliada.

- Documentos internos da Petrobras revelam que a estatal ignorou a opinião do departamento jurídico e fechou contratos com a Alstom, empresa denunciada por formação de cartel no metrô de São Paulo. A área jurídica da Petrobras fez vários alertas sobre risco de prejuízo nos negócios para fornecimento e para a manutenção de turbinas em termelétricas feitos nos governos Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, Lula e Dilma Rousseff, do PT.

- Mais de um milhão de trabalhadores da Argentina participaram da greve geral convocada por centrais sindicais contra o governo Cristina Kirchner. Eles cruzaram os braços por salários maiores, impostos menores, mais segurança e o controle da inflação. A paralisação afetou os transportes, com estradas bloqueadas, portos fechados e muitos voos cancelados, inclusive para o Brasil. Pelo menos 11 voos das companhias aéreas TAM e GOL tiveram de ser remarcados.


- O PT marcou para a próxima terça-feira o depoimento da presidente da Petrobrás, Graça Foster, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O compromisso é visto uma manobra do partido para que a CPI perca força diante da possibilidade dela ser instalada no Senado. Graça Foster já tinha desmarcado um depoimento que daria na mesma comissão, ela deveria ter sido ouvida na semana passada.

- A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores deve instalar uma Comissão de Ética para analisar o caso do deputado licenciado André Vargas, do PT do Paraná. Ele é investigado por ter relações com um doleiro preso em operação da Polícia Federal. Com cautela, a executiva do partido reforçou que ele terá direito de se defender antes de qualquer decisão.

- Os registros de dengue em São Paulo aumentaram 49% em uma semana, segundo último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Hoje foram registrados 1.047 casos da doença contra 1.166 em 3 de abril. Na segunda-feira, a prefeitura confirmou a primeira morte deste ano por dengue na capital. A vítima foi um menino de seis anos.

- A Receita Federal já contabiliza mais de oito milhões e seicentas mil declarações de Imposto de Renda. O governo espera receber 27 milhões de documentos até o final do prazo em 30 de abril. Com essa estimativa, aproximadamente 19 milhões de pessoas ainda não enviaram a declaração. Quem perder o prazo de entrega está sujeito a uma multa mínima de 165 reais e 74 centavos.
 
- O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta quinta de manhã em Washington que a alta da inflação se deve principalmente a "um choque temporário de preços de alimentos" e que os índices mensais de inflação vão recuar. As projeções do BC dizem que vamos terminar o ano de forma compatível com o regime de metas", disse Tombini.

- A geração de energia térmica no Brasil aumentou 11% em fevereiro em comparação com o mesmo mês do ano passado. O resultado ocorre no momento em que as usinas termelétricas foram acionadas para compensar a queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas. Em fevereiro, três novas usinas entraram em operação no país - uma eólica, uma térmica a gás e outra movida a energia solar, elevando para 1.067 o número de unidades no país.

- Onze voos das companhias aéreas TAM e Gol foram cancelados após o fechamento doAeroparque de Buenos Aires, por causa da greve geral na Argentina. Os demais voos para Córdoba, Rosário e para o aeroporto de Ezeiza, não foram afetados, de acordo com as empresas. As ruas da capital argentina amanheceram vazias e sem serviços de transporte público por causa da paralisação. Os trabalhadores protestam contra a inflação, a insegurança e exigem melhores salários.

- Dez por cento de todos os homicídios que aconteceram no mundo em 2012 foram no Brasil. A informação é do Relatório Global sobre Homicídios, lançado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. Ao todo, 50 mil pessoas foram assassinadas no país. De acordo com o documento, apesar de registrar estabilidade nos homicídios dolosos, o Brasil está no segundo grupo de países mais violentos do mundo.

- O Congresso dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que nega o visto de entrada ao país ao novo embaixador do Irã nas Nações Unidas. A medida foi tomada por causa dos supostos vínculos dele com a crise dos reféns de 1979. A Câmara aprovou o texto por unanimidade, três dias após o Senado também dar sua aprovação. A lei agora precisa ser analisada pelo presidente Barack Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário