sexta-feira, 4 de abril de 2014

Bloco de Notícias: Manhã 04.04.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.




- Os brasileiros vão começar a pagar em 2015 o socorro bilionário às distribuidoras de energia. Vai ser por meio da Conta de Desenvolvimento Energético, que será usada como uma espécie de caixa para garantir o pagamento dos 8 bilhões que as distribuidoras vão pegar emprestado dos bancos. A Agência Nacional de Energia Elétrica diz que ainda não é possível dizer de quanto será o repasse ao consumidor.

- A decisão sobre a criação da CPI da Petrobras no Senado está marcada para a próxima terça-feira. A proposta será votada na Comissão de Constituição e Justiça e depois será analisada no plenário.

- O PSOL pediu que a Mesa Diretora da Câmara investigue o envolvimento do vice-presidente da Casa, André Vargas, do PT, com o doleiro Alberto Youssef. O doleiro está preso e é acusado de chefiar o esquema de lavagem de dinheiro que movimento 10 bilhões de reais. O deputado e mais oito parentes dele viajaram de Londrina a João Pessoa num jatinho alugado pelo doleiro.

- Termina AMANHÃ o prazo para que governadores interessados em disputar as eleições deste ano deixem os cargos. Ontem, os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e de Pernambuco, Eduardo Campos, entregaram os cargos e os vices tomam posse hoje.

- As Forças Armadas vão ocupar AMANHÃ o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, com dois mil e setecentos homens. Apesar de a Polícia Militar já ter entrado na região, o chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Leste, general Ronaldo Lundgren, afirmou que as tropas estão preparadas, caso os traficantes partam para um confronto com os militares.

- O governo decidiu que os servidores públicos federais serão dispensados a partir de 12h30 em dias de jogos do Brasil durante a Copa do Mundo. Com isso, não haverá feriado nacional e o funcionamento de bancos, por exemplo, deverá ocorrer normalmente nesses dias.

- O nível do Rio Madeira continua subindo no Amazonas. Nesta quinta-feira, ele alcançou a marca de 25 metros e 56 centímetros na cidade de Humaitá, no Sul do estado, batendo um novo recorde. A área urbana continua inundada, mas o número de desabrigados caiu para quase 19 mil pessoas. Algumas famílias decidiram deixar os abrigos públicos e voltar para as casas alagadas. Na área rural há populações ilhadas. É difícil o acesso às localidades para entrega de ajuda.

- A Justiça Federal liberou o canabidiol, medicamento derivado da maconha, pra tratar a epilepsia grave de uma menina de cinco anos moradora de Brasília. O juiz determinou que a Anvisa não crie empecilhos para a importação do produto. O caso ganhou repercussão após a divulgação de um documentário feito pelos pais da criança na internet.

- O Ministério Público de Goiás ofereceu denúncia contra 28 policiais militares suspeitos de integrar o grupo criminoso chefiado pelo bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Eles recebiam pagamento em dinheiro e outros benefícios para facilitar a exploração de jogos ilegais, de acordo com as investigações. Os agentes foram denunciados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, e violação do sigilo funcional.

- As Forças Armadas entrarão no Complexo da Maré neste sábado com 2.700 homens. Serão 2.050 militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército, 450 da Marinha, 200 da Polícia Militar e uma equipe da 21ª DP (Bonsucesso), que instalará um posto avançado na comunidade. O governo do Rio e o Ministério da Defesa firmaram acordo no qual o estado se comprometeu a empregar os meios necessários para a prestação de serviços à população.

- O governo dos Estados Unidos admitiu que implementou um projeto de rede social alternativa em Cuba, utilizando telefones celulares. Porém a Casa Branca negou que se trate de um programa secreto, ou de Inteligência. O caso foi revelado pela agência de notícias Associated Press, que destacou o caráter "classificado" da operação. Segundo a agência, o objetivo seria divulgar conteúdo contra o governo cubano.

- O escritor colombiano Gabriel García Márquez foi hospitalizado na Cidade do México, segundo informações da agência de notícias Reuters. Não há informações sobre o motivo da internação. García Marquez ganhou o Nobel de Literatura em 1982. O autor tem 87 anos.

- Foi lançada nesta quinta-feira a nova edição do Índice de Progresso Social. Neste ano foram 132 países avaliados e o Brasil está 46º posição. Um dos pontos de alerta é o indicador "Necessidades Humanas Básicas" - em que o país ficou apenas no 74º lugar. Quantidade de crimes violentos também foi destaque, o Brasil ficou na posição 103.

Nenhum comentário:

Postar um comentário