segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Bloco de Notícias - Manhã 13.01.


O Argonauta Notícias da Manhã.


- O avião da companhia Turkish Airlines que seguia de Istambul, na Turquia, para São Paulo e teve de fazer um pouso de emergência no Marrocos, devido a uma suspeita de bomba, chegou no final da noite deste domingo a capital paulista. De acordo com nota enviada pela empresa, o problema ocorreu depois que um tablet foi encontrado na cabine de passageiros, e seu dono não foi identificado.


- O filme "12 anos Anos de Escravidão", de Steve McQueen, recebeu a principal premiação da noite do Globo de Ouro 2014. A produção, indicada em sete categorias, ganhou por melhor drama. Destaque também para o longa "Trapaça" que ganhou o prêmio de melhor comédia ou musical. O filme dirigido por David O. Russel ainda recebeu o Globo de Ouro por melhor atriz, com Amy Adams, e melhor atriz coadjuvante, com Jennifer Lawrence.

- O Ministério da Educação divulga hoje a primeira chamada do Sisu 2014.

- O arcebispo do Rio de Janeiro se diz orgulhoso, por ter sido nomeado cardeal pelo papa Francisco. Com o novo cargo, Dom Orani Tempesta passa a ter direito a voto em conclaves, que elegem novos pontífices em caso de renúncia ou morte.

- O Banco Central informou que os clientes da Caixa Econômica Federal que tiveram as contas encerradas por problemas cadastrais têm o direito de receber o saldo existente. A autoridade monetária destacou que esse resgate pode acontecer "a qualquer tempo". O BC negou que tenha havido um "confisco" de cadernetas de poupança encerradas pela Caixa. O banco terá que devolver 420 milhões de reais que foram incluídos no balaço de 2012 como se fossem lucro, mas o dinheiro na verdade é proveniente de contas sem movimentação.

- O homem que teve o corpo queimado em um ataque a ônibus no Maranhão deve passar por uma nova cirurgia nesta segunda-feira. O entregador Márcio Ronny da Cruz está internado no Hospital Geral de Goiânia. Será o segundo procedimento para remover parte da pele comprometida pelas chamas. Os médicos querem evitar infecções. O estado de Márcio é grave, mas estável.

- O Ministério Público Federal decidiu processar a ministra de Relações Institucionais por improbidade administrativa. Depois de três meses de investigações, o órgão concluiu que Ideli Salvatti usou de forma irregular um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal para chegar a cidades de sua base eleitoral, em Santa Catarina. A aeronave normalmente é utilizada para atendimento de emergência do Samu. O Ministério Público pede na ação que a ministra seja multada e ainda devolva 35 mil reais aos cofres públicos.

- O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke , afirmou neste domingo que o principal problema da Copa no Brasil serão os estádios. As arenas vão ser entregues muito perto do início do evento, de acordo com o executivo em entrevista a uma rádio francesa. Valcke disse que não haverá tempo suficiente para realizar os testes antes das partidas. Ele também destacou que a infraestrutura para receber os torcedores não está perfeitamente pronta, mas disse que diversos fatores vão fazer com que a Copa no Brasil "discorra maravilhosamente bem".

- O presidente americano Barack Obama elogiou o acordo firmado entre o Irã e as potências mundiais para acabar com o programa nuclear. Obama disse que vai vetar qualquer tentativa do Congresso americano de impor novas sanções ao Irã. As negociações vão garantir ao país um alívio total de aproximadamente 7 bilhões de dólares. Desse montante, mais de 4 bilhões são de receitas iranianas no exterior que atualmente estão bloqueadas. A primeira parcela será paga em fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário