sábado, 23 de novembro de 2013

DICA DE LEITURA: “OS NÚMEROS DO JOGO”

COLUNA DICA DE LEITURA: “OS NÚMEROS DO JOGO”Por Fernando Chagas da Costa (*)




Recentemente, ao selecionar material para elaborar aulas da disciplina Aplicações Estatísticas no Processo Gerencial, que leciono em um curso de MBA na Estácio, em finais de semana, descobri, através de indicação em uma revista, o livro “OS NÚMEROS DO JOGO”, que tem como subtítulo a instigante frase “Por que tudo que você sabe sobre futebol está errado”.  Como tinha vínculo com o tema da minha disciplina, adquiri a obra na versão digital.

Já conhecia livro do mesmo autor, Chris Anderson, quando li, há alguns anos, a boa obra “FREE – Grátis: O futuro dos preços” (que espero comentá-la mais futuramente). A publicação mais recente é de sua autoria em conjunto com David Sally. Ambos, Chris e David, são ex-esportistas. O primeiro foi goleiro de um time da quarta divisão na Alemanha; o segundo já praticou beisebol.

Atualmente Chris Anderson é professor de Estatística na Universidade Cornell (EUA) e David Sally leciona na Faculdade Dartmouth (EUA).

O livro traz uma série de análise, com base em dados estatísticos, que levam a conclusões bastante interessantes, como é o caso de que por conta da raridade de se fazer um gol, diante de tantos eventos que há em um jogo (dribles, carrinhos, passes errados, passes certos, cruzamentos, impedimentos, cabeçadas, pênaltis etc.), chegou-se a conclusão que o futebol é o mais imprevisível dos esportes.

Para se ter uma ideia do volume de dados analisados, só na final da Copa dos Campeões da UEFA da temporada 2009-2010, entre a Internazionale de Milão e o Bayer de Munique, houve mais de quatro mil eventos, onde apenas dois deles (os gols) decidiram o resultado.

A conclusão chegada, pasmem, é que no futebol 50% dos resultados positivos são conseguidos por “sorte”. Para se chegar a isso foram analisados, entre tantos outros parâmetros, mais de quarenta e três mil partidas de futebol.

Na oportunidade de cobrar um escanteio é melhor cruzar na área ou cobrar curtinho? Nosso senso comum nos leva quase sempre a optar pela primeira opção, para que um zagueiro alto que subiu ao ataque possa cabecear e marcar o tão esperado gol, não é mesmo? Resposta: Prefira o curtinho. Com dados da Premier League das temporadas de 2001-2002 e 2010-2011, percebeu-se que  apenas uma em cada nove finalizações partidas de escanteio foi concluída com gol.

Uma das tabelas apresentadas no livro tem a diferença percentual entre as pontuações do melhor e do segundo melhor jogador em cada posição, na temporada da League em 2011. O fato mais gritante é na posição de atacante, onde a diferença entre a pontuação de Messi em relação ao segundo colocado é a mais acentuada e por isso o argentino teve que ser apartado de análises (é o que chamamos de outlier em estatística, quando um dado numérico destoa significativamente dos demais).
Para quem gosta de esportes e números, o livro é uma ótima pedida.

Boa leitura

(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada a Estácio de Sá.

IV Gincana de Leitura é realizada em Bom Conselho.


A EREM-Frei Caetano de Messina, localizada na cidade de Bom Conselho, representada pelas Coordenadoras do Projeto, Gedalva Albuquerque, Lenilda Albuquerque e demais professores de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias estará promovendo a V Gincana de Leitura com o tema: " Ler é confrontar-se com outros destinos, transformando-se a partir da experiência vivenciada".

O evento acontecerá no auditório da referida escola, de 25 a 29 de novembro, nos horários: Manhã (26 e 28) e Tarde (25,27 e 29).

"O desejo que move os poetas não é ensinar, esclarecer, interpretar. O desejo que move os poetas é fazer soar de novo a melodia esquecida."
(Rubens Alves).

O redator deste Blog, Emmanuel Leonel, senti-se honrado e agradecido por ter sido convidado para participar da Comissão Julgadora da Gincana.

Confinamento de bovinos sem volumoso é demonstrado em Bom Conselho.



O pecuarista Osvaldo Macena de Brito Júnior, idealizador do projeto, está buscando inovar na engorda de bovinos, trazendo para nossa cidade, Bom Conselho-PE e região, um projeto inovador que foi desenvolvido na Universidade Federal de Goiás, trata-se de um CONFINAMENTO DE BOVINOS SEM VOLUMOSO. Este tipo de confinamento pode ser feito também com ovinos.

A base da dieta dos bovinos em confinamento é a grande expectativa dos pecuaristas e agricultores da região, pois o animal recebe na alimentação exclusivamente o milho em grão inteiro e um concentrado peletizado, isto depois da fase de adaptação onde o animal recebe o milho, o concentrado peletizado e o volumoso que está acostumado a se alimentar. No início recebe 1% do seu peso vivo do milho em grão inteiro e o peletizado mais o alimento que vem se alimentando e aumenta de dois em dois dias ou de três em três dias, dependendo da escolha da fase de adaptação que pode  ser de 10 a 15 dias,  20% até chegar ao percentual de 2% do peso vivo do animal onde será trancado e confinado exclusivamente com o milho em grão inteiro mais o concentrado peletizado.

A mistura é feita com 85% de milho grão inteiro e 15% do concentrado peletizado. Este concentrado peletizado supre todas as carências que o milho não pode oferecer ao animal, fazendo com que regule a acidose do milho e faça o rúmen funcionar normalmente, por isso o milho tem que ser inteiro e não triturado.

Este projeto teve o apoio total da Prefeitura Municipal de Bom Conselho, através Secretaria de Agricultura e do Prefeito Danillo que ao ver o projeto se dispôs a trazê-lo para o Parque de Exposição para que os agricultores e pecuaristas da região pudessem acompanhar de perto e com isso tirar algum proveito para desenvolver a pecuária no nosso município.
Este tipo de confinamento não tem nenhum milagre, tem técnica que deve ser analisada com o custo do preço do milho e a compra do animal.

Esta Unidade de Demonstrativa estará funcionando todos os dias no Parque de Exposição de Bom Conselho até aproximadamente o dia 15 de dezembro para apreciação dos produtores e da população em geral.


Osvaldo Macena, convida todos os criadores para fazerem uma visita, conhecer de perto este projeto e tirar as dúvidas pertinentes.

Bonconselhense é destaque em Garanhuns no prêmio "Mulher Destaque 2013".


A Dra. Andressa de Oliveira Ferro, Terapeuta Ocupacional, natural de Bom Conselho, filha de Edmilson de Oliveira Ferro e Neves Oliveira Ferro , recebeu no dia último dia 08 de novembro o prêmio “Mulher Destaque 2013” da cidade de Garanhuns, através de pesquisa popular na cidade foram escolhidas várias mulheres em setores diferentes. A mesma foi destaque no setor “Terapeuta Ocupacional”.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Denúncia: Bombeiros de Bom Conselho levam corpos para o IML e cidade fica desassistida



Chegou a nossa redação que o serviço do Corpo de Bombeiros da cidade de Bom Conselho está praticamente suspenso. Os bombeiros estão recolhendo todos os corpos da região e levando para o IML de Caruaru. O município e sua população ficam sem cobertura do efetivo dos Bombeiros.

Havendo um incidente/acidente onde haja a necessidade da presença imediata desta valorosa corporação, quem irá prestar socorro, se os bombeiros estão levando corpos para o IML?

Esta prática caracteriza desvio de função, pois não é dever do corpo de bombeiros levar corpos para o IML e sim salvar vidas.

No dia de hoje (22), registramos o corpo de bombeiros na cidade de Bom Conselho recolhendo mais um corpo para ser levado ao IML de Caruaru.


Esperamos que as autoridades competentes tomem uma providência com a devida urgência que o caso requer.

Júlio Lossio de volta à prefeitura de Petrolina.


O prefeito de Petrolina, Júlio Lossio (PMDB), retornará ao cargo após ficar afastado por 11 dias. A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Laurita Vaz, acatou o recurso impetrado por meio de agravo regimental, solicitando o retorno ao cargo de prefeito da cidade de Petrolina no interior Pernambucano. Lossio reasumirá o cargo neste sábado (23) ou na próxima segunda-feira (25).

Na decisão, a ministra avaliou que “sucessivas alternâncias na chefia do Poder Executivo devem ser evitadas, porquanto geram insegurança jurídica e descontinuidade administrativa”.

Julio Lossio e Guilherme Coelho foram cassados em agosto por causa de uma denúncia do PSB de Petrolina, partido que foi derrotado pelo peemedebista em 2012. O candidato socialista foi o deputado federal Fernando Bezerra Filho, que ficou em segundo lugar na disputa. Ele assumirá o cargo, caso Lossio seja derrotado no julgamento do mérito.
O Tribunal Regional Eleitoral determinou a cassação de Lossio e seu vice. O resultado do julgamento foi de três votos a três. O desempate foi do presidente do Tribunal, desembargador José Fernandes. A determinação de afastamento dos cargos só foi determinada no dia 12 deste mês pelo Tribunal, de forma monocrática e assinada pelo desembargador presidente do órgão, José Fernandes de Lemos. A punição previu também a perda do direito de disputar eleição e o  pagamento de uma multa no valor de R$ 10 mil.


No dia 13 de novembro, Lossio fez a seguinte postagem em sua página do Facebook: “Aos amigos, o meu muito obrigado pela solidariedade.
A cidade não pode parar, e se Deus permitir não vai parar.
Nossas crianças precisam frequentar as escolas. Nossos doentes, as AMES. Casas precisam ser construídas e lotes, regularizados.
Quem menos tem, é quem mais precisa do governo.
A justiça interpretou e sentenciou-me com os olhos vendados à vontade popular.
Não serei demagogo e dizer que confio na justiça. Serei apenas racional em dizer que preciso e vou respeitar a justiça.
Confio mesmo é em Deus e na força que emana do povo que nos fizeram vencer os poderes e os poderosos.
A injustiça sempre esteve presente em muitos tribunais. Contudo, a justiça divina sempre se fez, com o tempo que recoloca cada homem em seu devido lugar.
Enquanto tempo eu tiver, manterei incansável a minha luta e a daqueles que me seguem por uma cidade mais justa, menos desigual. Onde todas as crianças possam estudar e se alimentar com dignidade. Onde cada família possa ter o direito à moradia. Onde a saúde seja de todos e não um privilégio de poucos.
Um dia haveremos de ter a verdadeira independência dos poderes. Cada um sendo influenciado pela consciência de seus pares, não pela interferência pautada por interesses de outros poderes.
Mantenho viva a esperança, representada no verde de nossas plantações. Quero ser como a caatinga que, parecendo morta, floresce com mais força a cada chuva.”

Suspeito de matar Camila Canuto, é encontrado morto.



Shédrik Madruga de 28 anos, ex-marido de Camila Canuto, foi encontrado morto com um tiro na cabeça nesta sexta-feira (22). A jovem, que havia desaparecido nessa quinta-feira (21), em Arapiraca, interior de Alagoas, foi encontrada morta horas depois na Zona Rural de Cachoeirinha, no interior Pernambucano.

As polícias dos estados de Pernambuco e Alagoas, estão trabalhando em conjunto nas investigações do caso. Existe a suspeita de que o ex-marido teria matado a jovem e, em seguida, cometido suicídio.

Segundo o delegado José Correia, da Delegacia de Cachoeirinha, responsável pelo caso, Shédrick teria deixado uma carta onde revela que não aguentava a separação e pedia desculpas para a família. Diz que seria difícil atirar em alguém que se ama e conclui dizendo que ninguém poderia julgá-lo pelo que estava por vir. Madruga foi encontrado morto na casa onde morava com a família, em Natal, no Rio Grande do Norte.

"Madruga foi encontrado em casa com um tiro no ouvido. Acabamos de receber a carta onde ele diz que não suportava ficar longe da ex-mulher, o que leva a entender que ele teria cometido o crime. Como ele foi encontrado com um tiro no ouvido, concluímos que ele cometeu suicídio", explicou o delegado.

"Tivemos a informação que ele não teria aceitado o fim do relacionamento e praticamente descartamos o sequestro. Queremos saber como Camila foi parar em Pernambuco. Estamos trabalhando com a linha de crime passional, mas queremos saber se há uma terceira pessoa envolvida", acrescentou José Correia.

Camila desapareceu na manhã da última quinta-feira e os familiares já haviam prestado queixa na Delegacia Regional de Arapiraca quando souberam do corpo de uma jovem localizado no interior pernambucano com um tiro na cabeça. A família seguiu para a cidade de Cachoeirinha e reconheceu o corpo, que estava em uma estrada.


O veículo da vítima, um Fox de cor branca, que ela dirigia quando saiu de casa, não foi encontrado. O celular dela foi achado em uma rodovia no estado de Pernambuco. Depois de ter sido liberado do Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru (PE), o corpo foi sepultado, nesta tarde, no Cemitério Canafístula de Frei Damião, em Palmeira dos Índios, Alagoas.

Fonte: Diário de Pernambuco.

Bonconselhense recebe prêmio "Mulher Destaque 2013".


A Coordenadora Administrativa Financeira  da COMPESA - GNR Agreste Meridional, Ana Karina Tenório Porto, filha de Bom Conselho , recebeu no dia 08 de novembro de 2013 o prêmio “Mulher Destaque 2013” da cidade de Garanhuns, através de pesquisa popular na cidade foram escolhidas várias mulheres em setores diferentes. A mesma foi destaque no setor empresarial.


A advogada Mírnia Alves, barrada no TJ-AL, processará o Estado.



A advogada Mírnia Rôsse Alves da Costa, impedida de entrar no Tribunal de Justiça de Alagoas na última quarta-feira por policiais que faziam a guarda do local e que avaliaram as vestimentas dela como inadequadas para o ambiente, vai processar o Estado tão logo reúna as provas necessárias fundamentadas.

A mulher, professora universitária e também mãe de família, passou três horas e meia na sede do TJ tentando convencer os PMs de que não estava vestida de maneira inadequada. Ela se disse constrangida com os rumos e a proporção que tomou a história.



Vestida numa saia tipo cintura alta com o comprimento até pouco acima do joelho, já dentro do ambiente do Tribunal, Mírnia foi chamada por uma policial, que impediu sua entrada ainda na recepção. “Eu estava trajada com uma saia, mas a todo momento com um sobretudo. Sou professora, dou aula em universidade e é a roupa que eu trabalho”, disse. “Quando eu estava entrando no elevador, fui abordada por uma policial pra voltar na recepção. Eu até achei que era uma brincadeira, de imediato, quando eu fui avisada que eu não poderia entrar porque eu estava de vestimentas inadequadas para o recinto”, lembrou.
A policial que a abordou, segundo a advogada, também usava saia naquele momento, mas teria dito que as ordens de impedir sua entrada no Tribunal vinha “de cima”, de alguém que a observava pelas câmeras de segurança do órgão.“Eu perguntei: ‘quem foi essa pessoa?’ Ela simplesmente disse: ‘ah, foi de cima. A ordem é de cima’. Eu disse: ‘chame a pessoa’. Ela disse: ‘é um ato normativo que [diz que com] esse tipo de roupa sua não pode entrar no Tribunal’. Eu até acho que tem que ter esse tipo de organização, porque tem pessoas que não tem noção, bom senso”, reconheceu.
Esta não é a primeira vez que Mírnia Alves passa por este tipo de situação. Ela afirmou que já usou a mesma roupa para ir ao TJ e até saias mais curtas e  disse que, inclusive, já foi impedida de entrar no local por causa da indumentária. “Já entrei e fui barrada outra vez, o que não deu em nada. Voltei pra casa, tive que mudar a roupa e voltar pro Tribunal. O fato [de quarta-feira] levou essa relevância toda porque tinha um senhor lá que ficou indignado porque eu fiquei muito nervosa. Eu fiquei emocionalmente abalada. O que é que acontece? Eu fui escaneada, avaliada por três policiais homens. Cada um de uma patente diferente com a xerox do ato normativo em mãos, sem nenhuma sensibilidade, sem educação. À medida que cada um vinha, eu estava perdendo meu horário”, alegou.
“Cada um que vinha me olhava, me dava o ato normativo com muita grosseria. A violência foi totalmente de palavras, de olhares e eu não atuei em nenhum dos [dois] julgamentos que eu ia atuar”, rebateu a advogada. “Até o presidente em exercício do órgão, Tutmés Airan, desceu, foi muito solícito, e me autorizou a adentrar. Tirou a ordem dos policiais, mas pediu pra eu evitar a saia. Reconheço que o Código de Ética diz que não se pode usar roupa que, de repente, tire a atenção dos magistrados, uma minissaia, mostrando as carnes. No meu caso, só tinha meu, de fora, do joelho pra baixo”, disse.
O Tribunal de Justiça, em nota oficial, alegou que não houve atitude arbitrária, agressiva, desrespeitosa ou truculenta contra a advogada e que observância por parte dos policiais em relação à vestimenta é para todos e está expressa no Ato Normativo n° 15, de 30 de abril de 2009.
Certa de que não estava em desacordo com a ética e a moral da instituição, a advogada Mírnia Alves adiantou que vai processar o governo, tão logo as provas sejam colhidas. “Eu vou entrar com uma ação de danos morais e materiais, sem dúvidas, contra o Estado”, finaliza.
Fonte: Tribuna Hoje.

Ocorre o 4º homicídio no mês de novembro em Bom Conselho.


Acabou de ocorrer, por volta da 9 horas e 30 minutos, estamos no dia 22 de novembro e este é o quarto homicídio que acontece neste mês no município de Bom Conselho, por motivos banais. A vítima foi Givanildo dos Santos Canuto, conhecido por Nal, de 34 anos, residente na Rua Professora Maria de Lourdes Cardoso Dias nº 279.

Segundo informações colhidas no local junto a Polícia Militar, ele encontrava-se bebendo em uma casa, com dois (2) amigos, conhecidos por: Bizunga, filho de Zequinha e Nâna. Houve uma discussão entre ele e os outros dois, então Bizunga deferiu dois golpes, um nas costas e outro no peito da vítima, que cambaleou por volta de 30 metros e caiu falecido.

O local do homicídio foi no bairro 13, próximo ao CERU e a Escola Luiza Maria Ramos Barbosa.

As Polícias Militares e Civil encontravam-se no local colhendo informações e uma guarnição da PM já estava realizando diligências na tentativa de capturar os suspeitos pelo crime.

A Polícia Militar vem realizando um grande serviço em nosso município, nos outros três homicídios, os suspeitos/acusados de praticarem o crime, foram capturados e presos em menos de 12 horas. A qualquer momento novas informações sobre as buscas e diligências para capturar os suspeitos.

Local do crime.

Local do crime.
Veja aqui as fotos da vítima.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Camila Canuto, filha do empresário alagoano, Cícero da Pitú, é encontrada morta em Pernambuco.


Camila Canuto, de 20 anos, filha do empresário da cidade de Arapiraca,Cícero da Pitu, foi encontrada morta na zona rural do município pernambucano de Cachoeirinha, por volta das 18 horas de hoje, pela Polícia Militar de Pernambuco.


A jovem desapareceu por volta na manhã de hoje (21). A suspeita é que ela teria sido sequestrada. Cícero da Pitu, relatou que falou com sua filha por telefone no dia de hoje e ela estava descontrolada, dizendo que não poderia falar. O celular da estudante foi encontrado em uma rodovia de Pernambuco.   

José Genoino passa mal e Presidente do STF concede prisão domiciliar;


Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, concedeu hoje (21) prisão domiciliar provisória para que ex-presidente do PT e deputado federal José Genoino (SP) possa fazer tratamento médico. Genoino passou mal hoje na Penitenciária da Papuda, em Brasília, e foi transferido para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF), no Hospital das Forças Armadas (HFA).
De acordo com a decisão, Genoino poderá cumprir a pena em regime domiciliar ou hospitalar até que ele seja submetido a uma perícia médica. No início da tarde, Barbosa determinou que uma junta médica formada por, no mínimo, três médicos, produza um laudo oficial sobre o estado de saúde de Genoino. Os médicos serão indicados pelos diretores do Hospital Universitário de Brasília (HUB).
No despacho, Barbosa afirma que concedeu a prisão domiciliar ou hospitalar provisória a Genoino após ser informado pelo juiz Ademar de Vasconcelos, da Vara Execuções Penais do Distrito Federal (VEP), por telefone, sobre a internação de Genoino nesta tarde. Segundo Barbosa, a informação repassada hoje contradiz documento da VEP enviado ao STF ontem (20) sobre o estado de saúde do parlamentar.
Da Agência Brasil

Novo secretário de agricultura de Bom Conselho já está em plena atividade.


Natanael Miranda de Melo, secretário de agricultura de Bom Conselho já está em plena atividade na secretaria. Estivemos entrevistado-o na tarde de ontem (20), onde já nos foi repassado algumas medidas adotadas e conquistas realizadas neste pouco período de tempo em frente a pasta.

Natanael informou ter conseguido junto ao exército 2.500 filtros de barros e 500 caixas dágua para os produtores rurais e agricultores. Estará reunindo as associações rurais na próxima sexta-feira afim de discutir como será esta distribuição.

Segundo o secretário, tudo que for referente e vinculado a pasta de agricultura, ficará localizado no Parque Delamário Borba, conhecido por Parque de Exposição, sede da Secretaria de Agricultura. Inclusive os funcionários lotados nesta secretaria deverão estarem exercendo suas funções neste local.

Logradouro dos Leões sem água.

O vereador Marcelo Tenório, na Seção Ordinária na Câmara Municipal no dia de ontem, relatou e solicitou providencias urgentes para normalização do abastecimento de água no distrito de Logradouro dos Leões, doo município de Bom Conselho. Segundo o nobre vereador já fazem mais de 15 dias que não chega água nas torneiras da população, não têm água para beber e tão pouco preparar a comida.

Marcelo enfatizou o problema está nos encanamentos que fizeram na tubulação que leva águas para o distrito, existe fazendeiros que estão utilizando água tratado para abastecer os seus barreiros, inclusive para fornecer água ao seu rebanho bovino. Enquanto a população passa sede. "O Município têm um gasto de R$ 50 mil reais ao mês, para tratar à água tornando-a potável e atualmente está sendo dada ao gado." falou Marcelo Tenório.

Em seu pronunciamento, o edil informou que estaria enviando ofício ao prefeito e secretário para serem tomadas as devidas providencias afim de regularização dos problemas, dando um prazo de 8 (oito) dias para resolverem, ou então entraria com uma ação no Ministério Público e órgãos competentes. Informou também que vem pedindo ao poder executivo, desde o início do ano uma solução para esse impasse. Finalizando, falou que o seu compromisso é com o povo e lutará com todas as suas forças para resolver o problema e trazer água para essa população sofrida.

Após o seu pronunciamento, a Casa Dantas Barreto que encontrava-se lotado, aplaudiu calorosamente as palavras do edil.




Reforma eleitoral proíbe "envelopamento de carros" com adesivos e veta pintura de muros e uso de cavaletes em vias públicas.


O Senado aprovou nesta quarta-feira (20) a minirreforma eleitoral, que tem por objetivo diminuir os custos das campanhas e garantir mais condições de igualdade na disputa entre os candidatos. O texto seguirá para sanção presidencial.

O texto aprovado não altera a proibição de doações a candidatos por parte de concessionárias e permissionárias de serviços públicos. Essa proibição já está prevista na Lei 9.504/97, e a parte que flexibilizava essa proibição foi retirada do texto final.

Materiais de campanha.



Uma das mudanças aprovadas no Senado foi a inclusão da proibição de uso de bonecos gigantes, comuns em época de eleição. Os deputados mantiveram na minirreforma a proibição de propagandas como cartazes, placas, muros pintados em bens particulares. Nesses locais, serão permitidos apenas adesivos com tamanho máximo de 40 por 50 centímetros.

O texto aprovado "envelopamento de carros" com adesivos e veta pintura de muros e uso de cavaletes em vias públicas. Fica proibido também uso de bonecos, placas, faixas, cartazes, bandeiras e pinturas em muro de bens particulares.

O autor da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR), explicou que geralmente os proprietários recebem dinheiro dos candidatos para colocar placas e faixas na frente de casa.

“O que acontece na prática: você aluga um espaço da casa para botar a placa depois chega um candidato e paga para tirar a placa do adversário e botar outra. Envelopar o carro também não, porque as pessoas envelopam o carro, que vira um outdoor, mas pede um tanque de gasolina para isso”, afirmou Jucá.

A proposta também proíbe a substituição de candidatos a menos de 20 dias das eleições e obriga a publicação de atas de convenções partidárias na internet em até 24 horas.


O projeto da minirreforma foi aprovado no Senado em setembro, recebeu alterações na Câmara em outubro e retornou para análise dos senadores, que concluíram a votação nesta quarta-feira.

Comissão da Câmara Aprova Plebiscito Sobre União Homossexual.

Na tarde de ontem (20) a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal aprovou a do Projeto de Decreto Legislativo 232/11, que prevê a realização de plebiscito nacional sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Pelo texto, do deputado André Zacharow (PMDB-PR), o plebiscito terá uma única pergunta: “Você é a favor ou contra a união civil (casamento) de pessoas do mesmo sexo?”.

Na opinião do relator, deputado Marcos Rogério (PDT-RR), a realização da consulta permitirá chegar a uma solução para o conflito em torno do assunto. “O plebiscito permitirá que as partes tenham tempo e ocasião para colocar seus argumentos para toda a sociedade, promovendo seu esclarecimento, e, assim, acatar o resultado que vier das urnas”, argumentou.


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Câmara recebe para análise e votação prestação de contas de 2009 da ex-prefeita Judith Alapenha.

A prestação de contas da ex-prefeita Judith Valéria Alapenha de Lyra, exercício financeiro de 2009, foram recebidas pela Câmara de Vereadores de Bom Conselho, com parecer de aprovação com ressalvas, emitido pelo TCE-PE (Tribunal de Contas do Estado). A partir desta data a Câmara terá um prazo de 60 dias para analisar as contas e votar Na Seção Ordinária de hoje (19) a prestação de contas entrou na pauta da reunião da Casa Dantas Barreto.

Em conversa com o presidente da Câmara Geninho Tavares, fomos informados que a votação deverá ocorrer logo após o recesso de Legislativo, possivelmente no mês de fevereiro do próximo ano.

Black Friday Brasil será no dia 29 de novembro.


O Black Friday Brasil, que acontece sempre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, data celebrada nos EUA e nesse ano será no dia 29 de novembro. Para os consumidores online, trata-se de uma ótima oportunidade para comprar barato nas principais lojas virtuais do país. Já para os varejistas, a ação representa a grande chance de limpar estoques para receber os produtos para vendas de Natal.

Comprar durante o Black Friday é uma ótima opção para ficar tranquilo e gastar pouco com os presentes de Natal por exemplo. Enfrentar filas nas lojas físicas ou ficar atrás das ofertas competitivas das lojas online durante o Natal pode ser desgastante devido ao tempo e disponibilidade dos produtos.

Desde 2010, o Busca Descontos traz para os internautas brasileiros o conceito de Black Friday, que já é tradicionalmente atribuído aos norte-americanos. A diferença está no modo como aproveitamos o Black Friday. Como um agregador de ofertas estabelecido no comércio eletrônico, o Busca Descontos resolveu dedicar o BF para as compras online. Logo em sua primeira edição, cerca de 50 lojas apostaram na ideia que deu certo.

Em 2012, os recordes de venda, faturamento e número de lojas participantes vieram para confirmar a adesão do Black Friday por parte dos brasileiros. Apesar de um número considerável de denúncias contra lojas que “maquiaram” preços de produtos, o Black Friday, por outro lado, provou que as verdadeiras ofertas e vantagens nas compras conseguem se destacar muito mais.

Segundo levantamento realizado pela ClearSale, o Black Friday somou, somente no ano passado, R$217 milhões para o comércio eletrônico (mais do que o dobro do que foi finalizado no ano anterior, que apurou R$100 milhões).

O Black Friday 2013 traz muitas novidades como maior número de lojas participantes, novas categorias de produtos e uma promoção incrível que traz o sorteio de prêmios semanalmente. Cadastre-se no site do Black Friday, para participar da promoção e concorrer aos prêmios!

COLUNA ENSAIO GERAL: MEU AMIGO JOSÉ PAULO FELICIANO PARTE II

Crônicas de Bom Conselho

Por: Alexandre Tenório




Naquela época existia prova de ADMISSÃO, só através desta prova era que podia entrar no GINASIAL, as provas eram: MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, GEOGRAFIA E HISTÓRIA.
Posso dizer aos senhores que a prova de ADMISSÃO era o mesmo que o vestibular de hoje, pois no Ginásio São Geraldo só existia uma turma de 1º ano ginasial com 30 alunos, e só podia passar 30 alunos no ADMISSÃO, porém vinham alunos de todos os grupos e também os do primário do São Geraldo, perfazendo um total de mais de 120 alunos para as 30 vagas. A alegria de passar nas provas do ADMISSÃO era a mesma alegria de passar no VESTIBULAR. Aqueles que não passavam no ADMISSÃO, ficavam um ano todo fazendo um curso preparatório para a próxima prova do ADMISSÃO.
Zé Paulo tirou em primeiro lugar na prova do ADMISSÃO.
Quando nós terminamos o GINASIAL, tínhamos duas opções, ou continuar no São Geraldo e fazer o PEDAGÓGICO ou ir para o Colégio Estadual e fazer o CIENTÍFICO. Da minha turma que terminou o GINASIAL, oito alunos foram para o ESTADUAL, pois queriam fazer vestibular.
No ano em que nós fomos para o Colégio Estadual era necessário fazer uma prova para entrar no científico, pois a demanda de alunos era muito grande, e mais uma vez Zé Paulo tirou em primeiro lugar, superando até mesmo os alunos do ESTADUAL.
Estudamos até o 2º ano científico e fomos para Recife fazer o 3º ano e cursinho ao mesmo tempo. Nesta ida para o Recife fez com que depois de 10 anos estudando juntos, nós nos separássemos, eu fui estudar no COLÉGIO CONTATO e ele foi para outro colégio que não me lembro o nome.
Eu fui morar numa pensão na Rua Barão de São Borja e ele foi morar no apartamento de João Batista na Rua Dom Bosco, como eu sempre frequentava o apartamento de João Batista, o encontrava sempre. E muitas vezes saiamos para beber.
Em 1978 a banda do Colégio Estadual foi tocar em Recife, exatamente na Avenida Cruz Cabungá, neste dia nós tomamos um porre daqueles, e Zé Paulo se embebedou, deu um trabalho para leva-lo para casa maior do mundo.
Zé Paulo tem uma compleição franzina, é baixinho, porém quando ficava bêbado, ficava valente, e dava trabalho para segurar o baixinho.
Foi preciso umas três pessoas para leva-lo para o apartamento.
Certa feita, nós fomos para uma matinê no Sport Recife, era dia de domingo, e como morávamos perto, fomos a pé. A festa estava muito boa e quando menos esperamos Zé Paulo estava tungado, nisto ele chama uma gordinha para dançar, e naquele meio a gordinha caiu, ao invés de Zé Paulo levantar a gordinha, ficou rindo da cara dela, fomos ajudar a moça e depois ela não quis mais conversa com ele.
Zé Paulo faz o vestibular para ENGENHARIA e foi um dos primeiros colocado, ao terminar o curso, faz o concurso para o BANCO DO BRASIL e também é um dos primeiros colocado. Surge no RIO GRANDE DO NORTE um concurso para AUDITOR FISCAL, ele faz e é um dos primeiros colocado.
Zé Paulo hoje reside em Natal, com família constituída, e muito feliz da vida.
Ultimamente ele teve um problema de saúde, que o deixou com uma pequena segue-la, mas nada que o impeça de viver tranquilamente.
A última vez em que nos encontramos, foi em 2011 no restaurante Stillus, estava ele com um dos filhos e alguns amigos, fiz aquela alegria, pois fazia muito tempo que não a via, comecei a conversar e beber cerveja, por várias vezes ofereci a ele e ele nada de querer, depois de muita insistência ele resolve tomar um copo, depois que terminou insisti e ele tomou outro copo, daí por diante só saiu tungado, foi uma manhã prazerosa.
O meu TRISAVÔ “FELICIANO JOSÉ DOS SANTOS” é o mesmo TRISAVÔ dele.
Termino este artigo dizendo que Zé Paulo é um dos grandes amigo que eu tenho, embora a distância seja inimiga da conservação das amizades, conosco sei que ela não interferiu.


Quais seriam os 10 piores alimentos para o ser humano? A nutricionista Michelle Schoffro Cook mostra na lista abaixo quais seriam os alimentos mais danosos a saúde, e que podem ser facilmente encontrados nas prateleiras de todos os supermercados e cantinas de escolas. Você irá se surpreender. Aproveite e compartilhe estas informações com as pessoas que você se importa.


10º - Sorvete


[Imagem: sorvete-dia-do-sorvete-.jpg]

Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista Michelle Schoffro Cook adverte que esse alimento geralmente tem altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e de saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º - Salgadinho de milho



[Imagem: 2.jpg]
De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso e irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.


8º - Pizza


Pizzas_Lead.ashx (340×232)
A nutricionista Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas com farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7 º - Batata frita



[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcT_X8Mvc8wVsSGtVrPESB9...mp;amp;t=1]
Contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se tornam rançosos na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo.


6º - Salgadinhos de batata



[Imagem: Salgadinho-de-batata.png]
Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.



5º - Bacon

[Imagem: bacon.jpg]
Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º - Cachorro-quente

[Imagem: cachorro-quente.jpg]

Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, também nos EUA, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.

3º - Donuts (rosquinhas)

[Imagem: donuts_01.jpg]

Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essas substâncias estão relacionadas a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contêm, em média, 300 calorias cada.

2º - Refrigerante

[Imagem: refrigerantes.jpg]

Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas. Existe ainda a questão dos refrigerantes como Coca-cola e Pepsi que utilizam o corante 4-metil-imidazol (4-MI), produto presente no corante Caramelo IV e classificado como cancerígeno nos Estados Unidos. A Coca-Cola comercializada no Brasil contém a maior concentração da substância no mundo!




1º - Refrigerante diet

[Imagem: refrigerantess.jpg]

É a minha escolha para o pior alimento de todos os tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte. “Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, pólio. É por isso que eu dou ao refrigerante diet o prêmio de pior alimento de todos os tempos”, conclui.

No Brasil, para piorar, o mais prevalente em bebidas Zero é o ciclamato de sódio, que é ainda pior que o aspartame, sendo proibido em diversos países, incluindo os EUA. Diversos estudos demonstraram que o ciclamato de sódio seria cancerígeno. Veja ainda este post sobre como o Deputado Dr. Talmir (PVSP) tentou em 2010 expor o problema do Ciclamato de Sódio no plenário da Câmara. A Coca Zero também foi proibida na Venezuela por conter níveis muito altos de Ciclamato, vejo no link mais abaixo.


Glutamato Monossódico
glutamato_monossódico.jpg (320×226)


Grande parte dos salgadinhos apresentados na lista acima também contém o Glutamato Monossódico, um realçador de sabor cujo maior produtor é o Ajinomoto. O glutamato é uma excito-toxina, o que significa que ele superexcita suas células ao ponto de ser perigoso ou mortal, causando danos em vários graus.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Portal de Bom Conselho: Quando o público torna-se privado.




O Portal de entrada da cidade de Bom Conselho, construído no governo de Audálio Ferreira na gestão 1993/1996, sempre foi o cartão de visita de nossa cidade, por encontrar-se justamente em sua entrada. Agora colocaram uma grade de ferro fixa com a finalidade de postarem cartazes de festas há serem realizadas na cidade, organizadas pelo setor privado.



Este é um bem público, sendo utilizado como Outdoor pelos organizadores de festas. Enquanto vemos em várias cidades do país, a proibição de propagandas em outdoor e colagem em paredes e muros públicos e privados, sendo considerado poluição visual. Aqui em nossa terra, temos navegado de encontra a maré.

O prefeito do município, Danilo Godoy, foi questionado sobre o tema apontado, informando que tomaria as medidas cabíveis para coibir este tipo de ação.

Esperamos que não somente seja proibido, como também, o Portal receba uma manutenção e revitalização. Vamos mostrar aos nosso visitantes e para quem passa na PE-218 o nosso cartão de apresentação e convite para conhecer a nossa cidade.

OAB - Exame de Ordem. Divulgado nome de aprovados.


O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulga, às 18h, desta terça-feira (19), a lista com os nomes dos aprovados no XI Exame da Ordem Unificado, após a análise dos recursos interpostos. Nessa relação não consta o resultado dos candidatos que optaram pela prova prático-profissional de Direito Civil, pois eles terão novo padrão de resposta a ser divulgado ainda hoje.
A lista traz os nomes dos aprovados por ordem de Seccional, cidade em que realizou as provas, número de inscrição e nome do examinando em ordem alfabética. Os candidatos foram considerados aprovados na prova prático-profissional (segunda fase), aplicada no dia 06 de outubro deste ano pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O Exame da OAB é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994 – o Estatuto da Advocacia.
Confira aqui o resultado do XI Exame da Ordem