sábado, 16 de novembro de 2013

Quem é Geovani Oliveira?


Nasci em Garanhuns, mas fui adotado por ITAQUITINGA , na Mata Norte de Pernambuco. Tivemos a honra de como gestor realizar vários sonhos da nossa gente, um deles foi a água... o abastecimento de água de chá de sapé, inaugurado em nosso governo. E além de termos construído o atual prédio da prefeitura municipal, construímos uma escola integral de educação infantil.

Também fomos o responsável pela parceria que está trazendo água em definitivo nas torneiras, através da barragem do SIRIJI e do asfalto que hoje é uma realidade nas Pistas e que vai adentrar a cidade. São muitas conquistas. Mas agora queremos debater um novo tempo, um novo caminho unindo o Agreste e a Mata Pernambucana, de forma radicalmente democrática.

Foi assim que geramos milhares de empregos e será sempre assim ouvindo e pensando nas pessoas que vamos agora para um grande debate, um tempo de participação efetiva em que precisamos, como sempre fizemos, ouvir as pessoas, suas idéias, propostas e projetos..


O caminho é por aí...

Geovani Oliveira.

Nota de Esclarecimento! Festa de Mano Walter.

Recebemos em nossa redação um e-mail enviado pelo Sr. Waldex Cardoso, o qual postamos abaixo na íntegra.


Nota de Esclarecimento.

Venho por meio desta esclarecer para o povo da cidade  Bom Conselho que nem Waldex Cardoso, nem ninguém da organização da Super vaquejada de Bom conselho fez parte da organização do Show de MANO WALTER que aconteceu no ultimo dia 14  é bem verdade que houve o convite do empresário DANY ALVES, para participarmos e inclusive uma divulgação precipitada por parte de alguns, levando até meu nome em alguns cartazes, coisa essa que inclusive mandei que fosse retirado o meu nome e pra algum mal informado, a Presidente da AABB poderá esclarecer os fatos, e sabe responder e a quem tiver alguma duvida de quem manteve negociações e acertos com a mesma. Como a empresa que fez as divulgações ( Gerson Junior).
Até porque encontro-me em viagem no estado do Maranhão desde a ultima segunda-feira. E para encerrar deixo bem claro se participando deste evento estivesse com ou sem prejuízo todas as atrações teriam se apresentado, pois não seria prejuízo pequeno ou grande me faria colocar meu nome em jogo.

Obrigado,


Waldex Cardoso.

Nota do Blog.

" Conforme contato telefônica da redação do Blog, com a presidente da AABB-Bom Conselho, confirmamos que o Sr. Waldex Cardoso, não esteve envolvido na organização do evento citado."

Foto histórica com Pedro de Lara e ex-prefeitos de Bom Conselho.



Uma foto com personalidades marcantes da cidade de Bom Conselho, no gabinete do prefeito. Infelizmente, a grande maioria dos presentes já faleceram. 

Podemos destacar:

- Pedro de Lara, Frei Dimas e Marne Urquiza.

Os ex-prefeitos:

- Manoel Tenório Luna
- Walmir Soares da Silva



Já é Natal no "Ateliê Mônica Lima".


O Natal já chegou no Atelier Mônica Lima. Decorem com amor e arte os seus lares para a chegada do Papai Noel e a Ceia de Natal. A nossa produção é artesanal e limitada. Devido a grande procura, só temos poucas vagas na nossa agenda. Não percam tempo encomendem agora mesmo a sua decoração natalina em nosso atelier. Aproveitem o nosso plantão natalino neste feriadão!

Beijos,
Mônica Lima e as ajudantes do Papai Noel.
HO HO HO.

O Atelier Mônica Lima, fica localizado na Trav. 13 de Maio n° 60, na cidade de Bom Conselho(PE). 


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Cantor não realiza show por falta de pagamento e público revolta-se na cidade de Bom Conselho.


Palco do Show.

O cantor Mano Walter, estava com show marcado para acontecer na cidade de Bom Conselho, interior de Pernambuco, na noite de ontem (14). Segundo informações do cantor, o mesmo não recebeu o pagamento do cachê mínimo cobrado e não realizou o show previsto, o público presente ficou revoltado e depredou os vidros da bilheteria da AABB de Bom Conselho, local programado para o evento.

Mano Walter,diz ter um carinho especial pelo público da cidade de Bom Conselho e tentou entrar em um acordo com o organizador do evento, inclusive chegando a baixar o valor cobrado consideravelmente, mas não houve acordo. 
O cantor apresentou-se várias vezes na cidade e nunca ocorreu qualquer problema.
Vidros quebrados.

A Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos do público; chegando ao local o tumulto já estava praticamente controlado e não tiveram como identificar quem causou os danos materiais; ninguém ficou ferido no tumulto. Segundo a Polícia Militar, o organizador da festa, informou que o tumulto ocorreu em virtude do cantor Mano Walter não ter realizado seu show.

Bilheteria atingida por tijolos.
Estivemos conversando também com a presidente da AABB-Bom Conselho, Thaísa Matos, onde nos foi relatado que o evento foi realizado por terceiros, o espaço da AABB estava locado. Inclusive o organizador da festa pagou o valor acordado e os danos causados ao patrimônio.

Estrago provocado.

Tentamos conversar também com o organizador da festa por telefone, mas até a publicação da matéria não obtivemos êxito.

A Importância da Maçonaria na Proclamação da República.

A maçonaria brasileira nasceu com o Brasil, e esteve presente em todos os principais acontecimentos históricos e que culminaram no País que hoje vivemos. Diferente não poderia ser a sua participação na Proclamação da República.

"A partir de hoje, 15 de novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se considerar finda a Monarquia, passando a regime francamente democrático com todas as consequências da Liberdade”

Assim iniciava o editorial da  Gazeta da Tarde,  da edição de 15 de novembro de 1889.

Implantação de um Estado Republicano foi, sem dúvida, o fato histórico mais importante de nosso País e teve como líderes e idealizadores deste movimento, Maçons ilustres que hoje estão nos nossos livros de História, tais como Marechal Deodoro da Fonseca, Benjamin Constant, Ruy Barbosa, Campos Salles, Quintino Bocayuva, Prudente de Morais, Silva Jardim e outros mais.

A idéia republicana era antiga no Brasil; nós a vemos na Guerra dos Mascates (1710), na Inconfidência Mineira (1788), na Revolução Pernambucana (1817), na Confederação do Equador (1824), na Sabinada (1837) e na Revolução Farroupilha (1835-1845).

Portanto, o Brasil clamava pela República! Era uma questão de Tempo.

O Império Brasileiro estava desgastado e vagarosamente ruía-se. Iniciou a sua queda em 1870, após a Guerra do Paraguai, onde, mesmo o Brasil saindo vitorioso daquela campanha, o Exército, seu principal agente, não foi devidamente valorizado, causando sérios descontentamentos. A igreja, por sua vez queria a liberdade, pois, encontrava-se submetida ao padroado Imperial.

Mas o fato principal, que fez com que o Império perdesse a sua sustentação, foram as leis antiescravistas, defendidas fervorosamente nas Lojas Maçônicas Brasileiras. Leis como a do Ventre Livre (1871), dos Sexagenários (1885) e finalmente a Lei Áurea (1888).

Atentos a todos estes fatos, a Maçonaria, através de várias Lojas como a Vigilância e Fé, de São Borja – RS, Loja Independência e Regeneração III, ambas de Campinas - SP, aprovaram um manifesto contrário ao advento do Terceiro Reinado e enviaram a todas as Lojas Maçônicas do Brasil, para que tomassem conhecimento e que apoiassem esta causa. Mais uma vez a Maçonaria estava à frente para liderar um Movimento Democrático.

Em 10 de novembro de 1889, em uma reunião na casa do Maçom Benjamin Constant, onde compareceram os Maçons Francisco Glicério e Campos Salles, que decidiram pela queda do Império. Benjamin Constant foi incumbido de persuadir o Marechal Deodoro da Fonseca, já que este era muito afeiçoado ao Imperador. Por fim, Deodoro assumiu o comando do movimento e Proclamou a 15 de Novembro de 1889, a República no Brasil.

Faz-se necessário aqui uma justiça ao Imperador D. Pedro II, um homem culto, ponderado, que contrariando a opinião pública, não lutou pelo trono, pois não queria ver derramado o sangue de brasileiros, demonstrando um alto sentimento altruísta,  reconhecendo que para o Brasil este seria o seu novo e melhor destino.

 E em resposta dada à mensagem ao Novo Governo diz:
“À vista da representação escrita que me foi entregue hoje, às 3 horas da tarde, resolvo, cedendo ao império das circunstâncias, partir, com toda a minha família, para a Europa, deixando esta Pátria, de nós tão estremecida, à qual me esforcei por dar constantes testemunhos de entranho amor e dedicação, durante mais de meio século em que desempenhei o cargo de chefe de Estado. Ausentando-me, pois, com todas as pessoas da minha família, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo os mais ardentes votos por sua grandeza e prosperidade.”
Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1889
D. Pedro de Alcântara.


Segue, para o exílio, o Imperador, e com ele, meio século de história do Brasil imperial. Estava proclamada a República e voltavam as esperanças de se construir uma nova nação, dentro dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

No dia 21 de novembro, o jornal República Brasileira, publicava  o seguinte trecho em seu editorial:

Comecemos de pensar. Esta República que veio assim, no meio do delírio popular, cercada pela bonança esperançosa da paz; esta República no século XIX que surgiu com a precisão dos fenômenos elétricos, sem desorganizar a vida da família, a vida co comércio e a vida da indústria; esta República americana que trouxe o símbolo da paz, que fez-se entre o pasmo e o temor dos monarquistas e a admiração dos sensatos - esta República é um compromisso de honra e um compromisso de sangue. (...)"

A exemplo de todos estes fatos devemos ter os mesmos atos de coragem que tiveram os maçons que hoje fazem parte da história da Humanidade. Temos a obrigação de agir para que, no futuro, sejamos citados pelos maçons que nos sucederem, e que, da mesma forma, os nossos nomes fiquem registrados, como cidadãos atuantes, na memória histórica de cada rua, cada bairro, cada cidade, cada Estado, por toda a Nação.

E que estes maçons do futuro tenham em nós, como tivemos nos maçons do passado, o exemplo motivador da defesa da cidadania como instrumento de busca de uma sociedade mais igualitária, mais justa e fraterna, portanto mais feliz.


Rogério Vaz de Oliveira, M.'.M.'.
ARLS CAVALEIROS DO VALE DO RIO NEGRO
ORIENTE DE RIO NEGRO – PARANÁ, BRASIL

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Pernambuco Lança Campanha Para Combater Câncer de Mama e Colo do Útero.

Com maior oferta do que demanda no atendimento ao câncer de mama e do colo do útero, Pernambuco tem um novo desafio no combate a essas duas doenças: divulgar junto às mulheres a necessidade do exame preventivo. Nesse sentido, o Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira (14/11), o Seminário Estadual de Enfrentamento ao Câncer de Mama e do Colo do Útero, no Centro de Convenções. O governador Eduardo Campos fez a abertura do evento, que reúne profissionais de saúde, gestores e representantes das sociedades científica e civil organizada.

Eduardo realçou a importância de se investir na publicidade das ações de prevenção, uma vez que o estado já oferece os exames preventivos gratuitamente pelo SUS em ambos os casos. "Aqui, temos mais oferta de exames de mamografia e citopatológico do que procura. E a partir do momento em que a mulher fica sabendo que é um direito, que tem disponível e que é importante fazer na rotina, estabelece uma cultura de ter esse cuidado, que pode salvar muitas vidas", defendeu o governador. "A cada quatro consultas de mamografia, uma fica esperando a chegada da mulher. A de citopatologia é até mais, quase a metade. De cada duas, uma fica vazia", completou Eduardo

Dilma veta criação de novos municípios.

A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei 98/2002 que criava, incorporava, fundia e desmembrava municípios. No despacho presidencial ao Congresso, publicado hoje em edição extra no Diário Oficial da União, Dilma diz que a proposta de lei devolvida ao Congresso contraria “o interesse público”. A matéria foi devolvida hoje ao presidente do Legislativo, Renan Calheiros (PMDB-AL) que terá que colocar o veto para a análise dos deputados e senadores.
Segundo o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda ponderou que a medida expandiria “a expansão expressiva do número de municípios” o que acarretaria no aumento das despesas do Estado com a manutenção da estrutura administrativa e representativa. O ministério ponderou, ainda, que o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas que permitam a cobertura dos novos gastos, “o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”.
Além disso, os técnicos da área econômica destacaram que, com o crescimento de municípios brasileiros, haveria uma “pulverização” na repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso, acrescentam na justificativa para o veto presidencial, acarretaria em prejuízos para as cidades menores, além de maiores dificuldades financeiras.
Crédito Agência Brasil.

Pernambucano acerta os números da Mega-Sena.



Um recifense foi quem acertou os números sorteados do prêmio da Mega-Sena do concurso 1547. O sortudo pernambucano levou um prêmio de R$ 6.867.422,89. O sorteio de nº 1547 foi realizado na cidade de Osasco (SP) na noite de ontem (13).


A expectativa para o grande sorteio da Mega da Virada é acima de 200 milhões.

Aniversário da Distribuidora São Marcos, Quem Ganha o Presente é Você.


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Celpe alerta para cuidados na hora de comprar e instalar a iluminação natalina.

Festa das luzes, o Natal deste ano já está sendo anunciado nas ruas, lojas e residências, com suas decorações especiais, amplamente iluminadas. Principal artifício da caracterização natalina, o uso de lâmpadas em grande quantidade comumente está relacionado a instalações temporárias de energia que reservam maior ou menor grau de improviso. Para garantir comemorações longe acidentes, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) orienta importantes cuidados ao adquirir, instalar e manusear a iluminação de fim de ano.
Não é raro que se aproveitem os enfeites e pisca-piscas de um ano para o outro. O primeiro alerta da Celpe é verificar as condições desses fios. Se estiverem ressecados, rachados ou mesmo rompidos ou se houver lâmpadas quebradas, é recomendável evitar usá-los e comprar novo material, sob risco de colocar toda a decoração em perigo.
No momento da escolha de enfeites novos, a dica da Celpe é levar em conta mais do que a beleza ou a novidade do produto. O consumidor deve atentar, antes de tudo, para a procedência e qualidade dos ornamentos que precisam de eletricidade, principalmente os cordões com lâmpadas. O ideal é somente comprar os que foram certificados pelo Inmetro.
Nas embalagens, os piscas-piscas devem trazer informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso. O selo de qualidade deve estar estampado na caixa e as instruções, escritas em português. No caso das árvores de natal, é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”. Essa medida preventiva pode evitar que, na eventualidade de um curto-circuito, as consequências se propaguem e provoquem um incêndio.
Outra dica da Celpe é quanto à montagem da árvore. É importante evitar o uso de luzes elétricas e piscas em árvores decorativas de metal. Elas podem conduzir energia e provocar choques elétricos de gravidade imprevisível. As luzes não devem estar próximas de enfeites produzidos com papel ou cartolina.
“É sempre importante verificar as condições do material que será instalado. Os que foram comprados em anos anteriores podem ter sofrido algum tipo de desgaste ou avaria”, observa o gerente de Segurança da Celpe, Hugo Vidal. Ele alerta que o uso de extensões e "benjamins" (conhecidos como T ) também deve ser evitado.
Antes de ornamentar o imóvel, é aconselhável uma revisão nas instalações elétricas. “Se necessário, chame um eletricista capacitado” recomenda o gerente. “O profissional saberá indicar as adequações necessárias à instalação elétrica que alimentará a decoração que se está planejando fazer”, acrescentou.
Para adornar o exterior da casa, recomenda-se cuidado redobrado. Por estar mais vulnerável ao calor e à chuva, se não forem adotadas medidas preventivas, poderá haver um maior risco de choque elétrico e curto-circuito. A ação do tempo pode ressecar a fiação e a presença de água potencializa os efeitos da condução da corrente elétrica. Em hipótese alguma, a iluminação deve ser feita por pessoas que estão com os pés ou mãos molhados.
Ao manusear a instalação natalina, é preciso certificar-se de que ela está inteiramente desconectada das fontes de alimentação de energia. Os equipamentos só devem ser ligados depois que a montagem estiver concluída. Após isso, evite tocar na fiação ou substituir lâmpadas queimadas.
Lembre-se que tudo isso chama a atenção das crianças que tendem naturalmente a querer tocar nos enfeites. Por isso não se esqueça de desligar toda a decoração elétrica ao sair de casa.
A Celpe insiste que nunca deve se instalar objetos decorativos próximos da rede de distribuição de energia.


A seguir, confira um resumo das dicas:
ü     Faça uma revisão das instalações elétricas antes de iniciar a decoração;
ü     Revise dos fios decorativos e piscas antes de instalá-los;
ü     Não ligue as luzinhas em extensões;
ü     Certifique-se se o material comprado é atestado pelo Inmetro
ü     Ao comprar uma árvore procure a etiqueta “resistente ao fogo”
ü     Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica
ü     Evite as árvores com ramificações de metal se pretende utilizar iluminação ou piscas
ü     Não permita que crianças manuseiem os produtos
ü     Desligue as luzes ao deitar ou sair de casa




COLUNA ENSAIO GERAL: MEU AMIGO JOSÉ PAULO FELICIANO

Crônicas de Bom ConselhoPor: Alexandre Tenório.



Vou falar hoje, do meu grande amigo José Paulo Feliciano (filho de dona Coralia), estudamos por 10 anos juntos, desde o 1º ano primário até o 2º ano científico.  
José Paulo era um aluno diferenciado, desde o primeiro dia de aula, ele se destacava pela sua inteligência. Sempre foi muito tímido, ficava na dele, não era muito de falar, porém não deixava de participar das nossas brincadeiras.
Por ser o aluno mais estudioso da classe, todos queriam sentar perto dele. Nos dias de provas, a briga era grande para ter Zé Paulo como companheiro de banca ao lado.
Certa feita no 3º ano ginasial, o prof Sebastião Matias (ensinava ciências) fez uma prova com 10 quesitos, quando terminamos a prova, foi um verdadeiro alvoroço, ninguém se entendia sobre as questões da prova, uns diziam que tinham deixado duas questões em branco, outros diziam que tinham fechado a prova, e por ali ia. Naquela época nós fazíamos provas todos os meses, eram oito provas por ano, além da prova final, não existia a tal da recuperação. Nós podíamos ficar em quatro matérias para a final, sendo uma de língua. O aluno que ficasse em mais de quatro matérias estava reprovado.
Continuando a história, chega a hora do professor entregar o resultado, para o nosso espanto, todas as questões estavam erradas o certo seria assinarmos a prova e entregar ao professor, se assim fizéssemos tiraríamos 10. Pois bem, a maior nota foi de Zé Paulo, ele tirou 5, todo mundo tirou zero, um, dois...
Quando menos esperamos Zé Paulo caiu no choro, pois só tinha tirado 5, pois 5 para ele era uma nota péssima, por ai vocês tiram o quanto ele era concentrado nos estudos.
NA PRÓXIMA QUARTA TERMINAREMOS ESTA HISTÓRIA

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Festa de Santa Isabel da Hungria é realizada em Rainha Isabel.

Rainha Isabel, distrito do município de Bom Conselho, estará estará em festa de 08 a 17 de novembro, neste período estará sendo realizada a festa da sua padroeira, Santa Isabel da Hungria. No dia 16, logo após a celebração da Santa Missa, haverá um grande show com Marquinhos Oliveira e Forró do Tchê.

Mundo corre o risco de ficar 3,6ºC mais quente, adverte a AIE.

O mundo ficará, a longo prazo, 3,6 graus Celsius (ºC) mais quente se os governos simplesmente mantiverem os seus objetivos atuais alertou, hoje (12), a Agência Internacional de Energia (AIE). Os representantes da agência participam em Varsóvia (Polônia) das discussões sobre as alterações climáticas.
No cenário estabelecido pela AIE para os países desenvolvidos, as emissões de gases que provocam o efeito estufa relacionados com a energia, que representam cerca de dois terços do total das emissões, sofrerão um aumento de 20% até 2035, mesmo com os esforços já anunciados pelos países comprometidos com as preocupações ambientais.
Este cenário " leva em conta o impacto das medidas anunciadas pelos governos para melhorar a eficiência energética, o apoio às energias renováveis, a redução dos subsídios aos combustíveis fósseis e, em alguns casos, a colocação de um preço nas emissões de gás carbônico", disse a AIE no relatório anual de referência, apresentado nesta terça-feira em Londres.
No entanto, o aumento de 20% nas emissões de energia - principalmente as geradas pelo carvão e pelo petróleo e, em menor grau, do gás - dentro de 20 anos "deixa o mundo a caminho de temperaturas médias globais de 3,6°C, bem acima da meta de 2ºC definida internacionalmente", informou a AIE.
Observando o papel fundamental do componente energético no sucesso ou no fracasso da política climática internacional, o departamento de energia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apoiou as iniciativas recentes, entre as quais o plano de ação apresentado pelo presidente americano Barack Obama; o anúncio de Pequim relativo a uma limitação de carvão; e o debate europeu sobre metas climáticas para 2030, salientando que "todas têm o potencial de limitar o crescimento das emissões de gás carbônico".

Celpe Promove Encontro de Profissionais de Saúde e Segurança.

Celpe reúne empresas do ramo elétrico para discutir melhores práticas do setor em saúde e segurança.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) promove, a partir desta terça-feira (11), a oitava edição do Encontro de Profissionais de Saúde e Segurança (Eteseg). O evento vai reunir especialistas do setor elétrico nacional, que apresentarão as melhores práticas desenvolvidas por eles para que possam ser aplicadas ou adaptadas para o ambiente de trabalho da Celpe e das empresas participantes. O encontro será realizado no auditório da concessionária, na Avenida João de Barros,  111, no bairro da Boa Vista, das 8h às 17h. Os interessados em participar devem realizar a inscrição, de forma gratuita, no local.
O Eteseg é um dos maiores eventos do setor realizado na região. Por contar com a presença de dezenas de empresas que trabalham diretamente com energia elétrica, o encontro termina por se tornar uma troca de experiência e de contatos para futuros negócios.
Outro evento que acontece dentro da programação do Eteseg e que consegue reunir empresários e profissionais do setor é a Feira de Material de Segurança de Uso Individual e Coletivo (Femaseg). Para esta segunda edição do evento, serão montados mais de 20 estandes na própria Celpe. A finalidade da feira é oportunizar a exposição de novas tecnologias e proporcionar rodadas de negócios entre fornecedores e empresas consumidoras. 

Padre Marcelo têm audiência com o Papa Francisco e entrega camisa do Náutico.


O Pároco de Bom Conselho, Padre Marcelo Protázio, está no Vaticano e teve uma audiência com sua Santidade, o Papa Francisco, após o encontro, ele escreveu o seguinte texto:

"Acabamos de sair da audiência com o Papa Francisco no vaticano. Cerca de trinta membros do Tribunal da Signatura Apostólica do qual faz parte o nosso Bispo foram recebidos na Sala Clementina do Palácio Apostólico. O Santo Padre chegou com um sorriso latino fez um breve cumprimento e deu-se inicio a audiência. Depois de um breve colóquio cada um dos membros presentes saudou pessoalmente o Santo Padre. Eu fui o ultimo o que me rendeu mais tempo que os outros. Ofertei um conjunto de frades pequenos ao Papa e tiramos uma foto eu e ele segurando a camisa do melhor time de Pernambuco, O NÁUTICO."


Cursos Oferecidos em Bom Conselho.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Padre Marcelo e o Bispo de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães, Celebram Missa em Roma.



O pároco da cidade de Bom Conselho, Padre Marcelo Protázio, juntamente com o bispo de Garanhuns e Juiz do Supremo Tribunal da Igreja, sua excelência reverendíssima Dom Fernando Guimarães, celebraram missa na Igreja onde viveu São Bento, na cidade de Roma. Após a bela celebração presidida por Dom Fernando Guimarães, os dois foram recebidos para jantar na casa dos Arautos de Evangelho.

Sódio! Um inimigo para à saúde.

O brasileiro consome, em média, 12 gramas de sódio por dia. A quantidade é mais que o dobro dos 5 gramas recomendados pela Organização Mundial da Saúde. O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) fecharam acordo para reduzir o sódio nos alimentos industrializados. 

Futebol e Amizade, um deleito para o físico e a alma.



Um grupo de amigos fundou um time de futebol amador batizado de "Enta", para poder participar deste clube, o jogador precisa ter mais de quarenta anos. Todas as quartas e domingos é sempre assim na AABB da cidade de Bom Conselho. 





Aquele partida de futebol e depois muito conversa, cerveja e tira-gosta. Este é um deleite para combater o Stress do trabalho. Um verdadeiro oásis para o físico e a alma.



Rádios poderão operar em AM e FM por cinco anos.

As emissoras de rádio que operam na frequência AM e quiserem migrar para FM poderão operar nas duas faixas por até cinco anos. Além disso, as quase 2 mil emissoras AM terão um ano para decidir se mudam de frequência. Na semana passada, a presidenta Dilma Rousseff assinou decreto que permite essa migração.

No programa Café com a Presidenta, veiculado hoje (11) pela Rádio Nacional, Dilma Rousseff disse que “só devem continuar como (emissoras) AM aquelas rádios que têm alcance maior, chegando a pegar, às vezes, todo o estado”.
A presidenta observou, ainda, que a migração das rádios para a faixa de frequência AM é um "salto tecnológico" e que, ao migrar para a banda FM, as rádios AM terão a vantagem de poder transmitir sua programação por meio de celulares e tablets, “o que vai ajudá-las também a conquistar as novas gerações”.

Além disso, Dilma lembrou que a mudança de faixa poderá significar "a sobrevivência dessas pequenas rádios que estão em todo o nosso país" já que várias delas sofrem interferências com o funcionamento de aparelhos celulares, eletrodomésticos e carros. Agora, segundo a presidenta, está colocado o desafio, para o governo, de criar condições para a transição.

O decreto que autorização a migração das rádios AM para a faixa FM foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff na última quinta-feira (7), Dia do Radialista. A medida atende a um pleito do setor, preocupado com o aumento dos níveis de interferência na faixa AM. No discurso de assinatura da medida, Dilma disse que as rádios AM são um patrimônio do país e que o Estado deve dar as condições para que elas continuem prestando serviços e se adaptando.

A presidenta também relembrou programas da Rádio Nacional que ouvia na infância, de vozes e artistas que fizeram sucesso no veículo de comunicação. Ela citou ainda o programa Café com a Presidenta, que, a seu ver, a permite chegar mais perto da população, como se estivesse em uma conversa com as pessoas.
Em sua conta no Twitter, na semana passada, Dilma destacou que a migração das rádios AM para FM significará mais qualidade de transmissão com menos ruídos e interferências, permitindo às emissoras de rádio ampliar a audiência. “Sou fã de rádio. Cresci ouvindo radionovelas e por muito tempo testemunhei como o rádio foi o eixo da integração da cultura e da identidade nacional.”

Crédito Agência Brasil.


Detalhes do Terceiro Homicídio Ocorrido em Bom Conselho no Final de Semana.






Policiais do GATI – 9º BPM de Garanhuns foram informados por volta das 22h30 de sábado (9), que no Sítio José Alexandre, zona rural de Bom Conselho, havia ocorrido um homicídio. A equipe foi ao local e ao chegar constatou a veracidade. No local, estava morto com uma facada nas costas, Evilson Adelino da Silva, de 23 anos.

Populares informaram aos policiais que o suspeito de ter cometido o assassinato, seria o ex-companheiro da mulher da vítima. Diante das informações os policiais saíram em busca do suspeito e encontraram o acusado em sua residência, no Sítio Varge Grande, zona rural de Bom Conselho. Após ser informado da acusação, o suspeito, Adailson Gracindo da Silva Oliveira, de 22 anos, vulgo “Dau” confessou ao policiamento que ele seria o mandante, mas o mesmo pediu para os contratados, só dá uma pisa na vítima, pois ele estava vivendo com sua ex-companheira. 

Após a confirmação dos fatos “Dau” levou os policiais até o sítio Serra dos Mares, zona rural de Bom Conselho, casas dos irmãos, Manoel Alves de Oliveira, vulgo “Diva” de 25 anos e José Cícero Cordeiro de Oliveira, 33 anos, vulgo “Tio”, ambos acusados de terem assassinado o jovem Evilson Adelino. O GATI foi à casa dos irmãos citados e prendeu os dois, cada um em sua residência. Os irmãos, a princípio, negaram terem assassinado o jovem, mas diante das provas já existentes, os acusados foram conduzidos a 18ª DESEC em Garanhuns, onde de acordo com a polícia “Diva” confessou ter sido contratado juntamente com seu irmão para assassinar o jovem, e que, pela prática do homicídio, receberiam a quantia de R$ 400 reais. Na residência de cada um deles o GATI apreendeu uma espingarda do tipo soca-soca. A faca usada no crime não foi localizada, os acusados disseram que jogaram em um matagal, após a prática do crime.

Segundo a polícia, “Dau” ficou a distância esperando os irmãos cometerem o crime. “Diva” assassinou o rapaz com uma facada nas costas. A dupla espancou violentamente o pai da vítima que foi socorrido em estado grave para o hospital de Arapiraca. Os elementos levaram da casa R$ 300 reais e uma moto que foi abandonada.

O trio foi autuado em flagrante e está à disposição da justiça.

Fonte/fotos:
Agreste Violento.



DR. RENATO CURVELO PARTICIPA DE EXERCÍCIO MILITAR.

Para os que não conhecem, o Advogado Dr Renato Curvelo já foi Oficial do exército Brasileiro e na semana passada recebeu uma solicitação do Exército Brasileiro através do CPOR/R pra que participasse de um exercício militar nos dias 11 e 12 de novembro de 2013. 

Dr Renato Curvelo que no Exército é o Tenente Curvelo, irá participar de manobras e instruções juntamente com mais outros 34 oficiais selecionados. Esperamos que tdo ocorra bem e no retorno o 1º Tenente Curvelo possa nos dar mais informações.

domingo, 10 de novembro de 2013

Acidente de Moto em Bom Conselho.


O Corpo de Bombeiros da cidade de Bom Conselho foi acionado por volta das 20 horas e 35 minutos, para socorrer um homem caído na pista de rolamento da PE-218, St. Xucurú, logo após a construção da Escola Técnica. Ao chegarem no local, depararam-se com José Glebson da Silva de 26 anos, caído na pista de rolamento da PE, ele estava pilotando uma moto Honda CG 125 Fan, na cor preta, placa KGS-1726. Foram realizados os primeiros socorros no local, a vítima foi conduzida para o hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, localizado na cidade de Bom Conselho.


José Glebson sofreu as seguintes lesões: fratura do fêmur da perna esquerda em dois locais; escoriações em grande parte de corpo, inclusive no rosto e um grande corte no pé. 

Mudanças no Poder Executivo de Bom Conselho.

Recebemos uma informação em nossa redação de que haverá grandes mudanças no Poder Executivo do Município com troca de secretários.

Entramos em contato com o Governo Municipal e até o presente momento não foi confirmado as mudanças, caso aconteçam estaremos informando.

Coluna Dica de Leitura: "FLIPORTO 2013".

DICA DE LEITURA: “FLIPORTO 2013”Por Fernando Chagas da Costa (*)




Começa na próxima quinta-feira, 14.11, a nona edição da FLIPORTO, Feira Literária Internacional de Pernambuco, que será realizada no período de 14 a 17 de novembro, na Praça do Carmo, em Olinda.  
O homenageado desse ano é o escritor José Lins do Rego (1901-1957), que, ao lado de Graciliano RamosÉrico Veríssimo e Jorge Amado, figura como um dos romancistas regionalistas mais prestigiados da literatura nacional.

Já fiz inscrição para a palestra de Laurentino Gomes (autor da trilogia 1808, 1822 e, da mais recente, 1889), autor já comentado nessa coluna semanal, que será às 17:45h do dia 15 de novembro, e para o Painel “Jogos de Memória – José Lins do Rego na intimidade”, que será às 15:30h, no sábado, 16. Espero também assistir à sessão  Papo com o autor, no dia 15, com Juca Kfouri (que participa tanto pela manhã, quanto à tarde, no mesmo dia) e a Processos de Criação Literária, com Stella Maris Rezende, sábado, além de outros que dê para conciliar o horário.

Um dos principais eventos do dia da abertura, 14, é a palestra é com Pilar Del Rio, companheira de José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura. O tema é: “Escrever não me dá prazer, ter escrito, sim”. O horário é às 19:00h e os ingressos já estão esgotados.

Um dos principais eventos do dia de encerramento, 17, é a palestra com o premiado escrito angolano Valter Hugo Mãe (já bem conhecido no Brasil, tendo sido um dos destaques de uma das edições da FLIP, Feira Literária Internacional de Paraty, a mais divulgada do país), do qual tenho os livros “A máquina de fazer espanhóis” e “O remorso de Baltazar Serapião” . Infelizmente não poderei estar presente, pois o horário é às 19:30h do domingo, quando espero já ter regressado à Maceió.      
Para quem está em Pernambuco e gosta de leitura, é uma excelente oportunidade para vivenciar esse evento, que só acontece uma vez ao ano. O site oficial, para visualizar toda a programação é http://fliporto.net/2013/fliporto-2013-2/
Boas palestras e excelentes aquisições de obras para leitura.

(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada a Estácio de Sá.

Reencontro dos Ex-alunos do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.


O Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho em comemoração aos seus 160 anos de fundação, estive realizando neste final de semana um grande evento para os seus ex-alunos intitulado "Reencontro dos seus ex-alunos".

Durante o evento ocorreram torneio de futebol, Missa em Ação de Graças e Feijoada com Radiola de Fichas.







Final de Semana Sangrento em Bom Conselho! Terceiro Homicídio.

Ocorreu na noite de ontem o terceiro homicídio no município de Bom Conselho. Um corpo de um homem foi encontrado na divisa do estado de Pernambuco e Alagoas, próximo as Distrito do Logradouro dos Leões, município de Bom Conselho. A Polícia Militar foi acionada e o grupamento do GATI, efetuado a prisão em flagrante dos suspeitos do crime.

Ainda não tivemos informações dos envolvidos na ocorrência, estamos em busca de maiores informações, logo mais maiores detalhes.

Este é o terceiro homicídio ocorrido em Bom Conselho no final de semana, foram crimes isolados e os suspeitos foram presos devido a ação imediata da Polícia Militar.

Estivemos em contato com o comandante da 3ª Companhia da PM do 9º BPM, o Capitão André. Fomos informados que desde o dia de ontem, em virtude das crimes ocorridos, já foram enviados para a cidade reforço de viatura e o GATI. O Capitão informou para população não ficar temerosa, pois está intensificando a atuações das ações dos Policiais Militares e que os crimes ocorridos foram isolados e os suspeitos detidos pela Polícia.




Políticos de Bom Conselho Prestigiam Eventos de Pretensos candidatos a Deputado.


Audálio Ferreira, Marceu Nogueira, Guilherme Uchoa, Marinaldo, 
 Geovani, Luiz Carlos, Washington e Boanerges

O Ex-prefeito de Bom Conselho, Audálio Ferreira (PTB), juntamente com os candidatos a prefeito de Bom Conselho na eleição de 2012, Washington (PT) e Boanerges (PSB), estiveram participando de um evento ocorrido na noite de sexta-feira (8), denominado “Encontro de Lideranças do Agreste”.


Com o restaurante Chez Pascoal completamente lotado, o ex-prefeito de Itaquitinga, o garanhuense Geovani Oliveira e o atual prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo, ambos do PSB, foram apresentados a políticos e lideranças de todo o Agreste Meridional. É que ambos têm pretensões futuras, de em 2014, postularem vagas na ALEPE e na Câmara Federal, respectivamente.