quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mais da metade das operações bancárias no país são por internet, celular ou tablet, diz Febraban



As operações bancárias por dispositivos móveis, celular, tablets e pela internet já respondem por mais da metade das operações no Brasil, conforme levantamento da Federação Brasileira de Bancos realizada com cinco instituições bancárias. No primeiro semestre de 2013, a participação média mensal dos canais internet e mobile foi 51%, ante 46% no primeiro semestre de 2012.

Segundo a Febraban, a maior responsável pelo aumento da relevância dos meios digitais nos últimos anos é a plataforma para dispositivos móveis (mobile), composta pelos aplicativos de bancos instalados em smartphones e tablets. Entre junho de 2012 e junho de 2013, a participação do canal mobile subiu de 3% para 6,2% do total de transações na amostra dos cinco bancos selecionados.

A Febraban faz algumas orientações quanto a segurança no uso dos smartphones e internet para acesso a transações bancárias. Uma sugestão é, ao comprar um aparelho usado, restaurar as configurações originais do produto para que ele volte a funcionar com o padrão de segurança estabelecido pelo próprio fabricante.


Também é importante evitar a compra de celulares que tenham sido desbloqueados ilegalmente, pois essa prática pode impedir a atualização do sistema operacional e, assim, prejudicar segurança do usuário.

Além desses cuidados, os clientes devem ficar atentos aos sites falsos, que costumam solicitar muitas informações confidenciais, justamente porque precisam delas para acessar as contas de clientes. A federação lembra que fraudadores costumam utilizar a “técnica da ansiedade”, que supõe a necessidade de o cliente atualizar os dados com rapidez, sempre impondo uma condição: se você não atualizar seus dados agora, sua conta será cancelada.

Para não cair em armadilhas, a Febraban orienta que os usuários conheçam bem o site de seu banco, tentando memorizar a aparência da página do cliente e a sequência da inserção de senhas solicitadas. A entidade também recomenda que os clientes acompanhem os lançamentos nas contas bancárias e, caso seja constatada alguma anormalidade, entrem em contato imediatamente com o banco para informar o ocorrido.

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