quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

COLUNA ENSAIO GERAL:O BAR DE PEREIRA


Originalmente funcionou na Praça João Pessoa, foi ali que tudo começou. O Brás, como ficou conhecido aquela localidade, era o centro nervoso do pessoal da AGROPECUARIA de nossa cidade, ali vendia-se e comprava-se de tudo, e tinha no Bar de Pereira e no Bar de Géo o seu lugar de apoio. Hoje é uma pálida imagem do que já foi no passado.
O Bar tinha um balcão de alvenaria em forma de U, arrodeado por bancos de ferro, o forte do bar era a parte de lanchonete, porém tinha almoço e janta, como também bebidas.
Um fato curioso ocorrido lá foi que nos tempos de chumbo que passou nossa cidade “no início da década de 80” estava lá fazendo uma farra uma turma da pesada, quando chega um oficial de justiça com uma intimação para um dos farrista, ele simplesmente pegou a intimação, enrolou como um canudo, tirou o revólver da cintura, colocou a intimação dentro do cano do revólver e deu um tiro para cima, a intimação foi para o beleléu, o oficial colocou o rabinho entre as pernas e foi embora.
Certa feita na hora de fechar chega Dr. José Barbosa (cheio dos mé) e diz – Pereira coloca uma cerveja Antárctica bem gelada – Pereira para se livra dele diz – Doutor só tenho Brahma e quente – o doutor diz – esta que é a boa.
Foram muitos anos de Pereira no bar da João Pessoa, até surgir à oportunidade de colocar o seu bar no posto Padre Cicero, pois seu José Napoleão tinha comprado de seu Luiz Pessoa o posto e estava precisando de alguém para tocar o restaurante do posto (não iria pagar aluguel). Com a saída de Pereira para o posto, assumiu o bar o nosso amigo Natalício.
Os frequentadores assíduos do bar da João Pessoa se transferiram para o novo estabelecimento.
Fizemos grandes farras na lanchonete do posto, os frequentadores eram; Icláudio Soares, Dezinho Ferreira, Dezinho preto, Friquite, este que vos escreve, Juraci Santana, Manuel Galdino...
Na realidade, o local em que Pereira estava com o bar, nada mais era que a lanchonete do posto, pois a churrascaria ainda não tinha ficado pronta. O ambiente realmente era pequeno, então surge à oportunidade de Pereira ir para a churrascaria do Parque de Exposição, ele não teve conversa, mudou de mala e cuia para a churrascaria e lá instalou a “CHURRASCARIA BOI NA BRASA”.

Estamos ao longo deste ano, resgatando as histórias dos nossos bares, e sem dúvida é uma fonte inesgotável de histórias.
NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA TERMINAREMOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário