sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Júlio Lossio de volta à prefeitura de Petrolina.


O prefeito de Petrolina, Júlio Lossio (PMDB), retornará ao cargo após ficar afastado por 11 dias. A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Laurita Vaz, acatou o recurso impetrado por meio de agravo regimental, solicitando o retorno ao cargo de prefeito da cidade de Petrolina no interior Pernambucano. Lossio reasumirá o cargo neste sábado (23) ou na próxima segunda-feira (25).

Na decisão, a ministra avaliou que “sucessivas alternâncias na chefia do Poder Executivo devem ser evitadas, porquanto geram insegurança jurídica e descontinuidade administrativa”.

Julio Lossio e Guilherme Coelho foram cassados em agosto por causa de uma denúncia do PSB de Petrolina, partido que foi derrotado pelo peemedebista em 2012. O candidato socialista foi o deputado federal Fernando Bezerra Filho, que ficou em segundo lugar na disputa. Ele assumirá o cargo, caso Lossio seja derrotado no julgamento do mérito.
O Tribunal Regional Eleitoral determinou a cassação de Lossio e seu vice. O resultado do julgamento foi de três votos a três. O desempate foi do presidente do Tribunal, desembargador José Fernandes. A determinação de afastamento dos cargos só foi determinada no dia 12 deste mês pelo Tribunal, de forma monocrática e assinada pelo desembargador presidente do órgão, José Fernandes de Lemos. A punição previu também a perda do direito de disputar eleição e o  pagamento de uma multa no valor de R$ 10 mil.


No dia 13 de novembro, Lossio fez a seguinte postagem em sua página do Facebook: “Aos amigos, o meu muito obrigado pela solidariedade.
A cidade não pode parar, e se Deus permitir não vai parar.
Nossas crianças precisam frequentar as escolas. Nossos doentes, as AMES. Casas precisam ser construídas e lotes, regularizados.
Quem menos tem, é quem mais precisa do governo.
A justiça interpretou e sentenciou-me com os olhos vendados à vontade popular.
Não serei demagogo e dizer que confio na justiça. Serei apenas racional em dizer que preciso e vou respeitar a justiça.
Confio mesmo é em Deus e na força que emana do povo que nos fizeram vencer os poderes e os poderosos.
A injustiça sempre esteve presente em muitos tribunais. Contudo, a justiça divina sempre se fez, com o tempo que recoloca cada homem em seu devido lugar.
Enquanto tempo eu tiver, manterei incansável a minha luta e a daqueles que me seguem por uma cidade mais justa, menos desigual. Onde todas as crianças possam estudar e se alimentar com dignidade. Onde cada família possa ter o direito à moradia. Onde a saúde seja de todos e não um privilégio de poucos.
Um dia haveremos de ter a verdadeira independência dos poderes. Cada um sendo influenciado pela consciência de seus pares, não pela interferência pautada por interesses de outros poderes.
Mantenho viva a esperança, representada no verde de nossas plantações. Quero ser como a caatinga que, parecendo morta, floresce com mais força a cada chuva.”

Um comentário:

  1. Parabens ao prefeito, me parece que ele é um dos poucos que realmente levam a sério o fato de administrar para de quem é de direito: O POVO. Espero que ele consiga vencer os poderes interessados em causas próprias.

    ResponderExcluir