sábado, 23 de novembro de 2013

Confinamento de bovinos sem volumoso é demonstrado em Bom Conselho.



O pecuarista Osvaldo Macena de Brito Júnior, idealizador do projeto, está buscando inovar na engorda de bovinos, trazendo para nossa cidade, Bom Conselho-PE e região, um projeto inovador que foi desenvolvido na Universidade Federal de Goiás, trata-se de um CONFINAMENTO DE BOVINOS SEM VOLUMOSO. Este tipo de confinamento pode ser feito também com ovinos.

A base da dieta dos bovinos em confinamento é a grande expectativa dos pecuaristas e agricultores da região, pois o animal recebe na alimentação exclusivamente o milho em grão inteiro e um concentrado peletizado, isto depois da fase de adaptação onde o animal recebe o milho, o concentrado peletizado e o volumoso que está acostumado a se alimentar. No início recebe 1% do seu peso vivo do milho em grão inteiro e o peletizado mais o alimento que vem se alimentando e aumenta de dois em dois dias ou de três em três dias, dependendo da escolha da fase de adaptação que pode  ser de 10 a 15 dias,  20% até chegar ao percentual de 2% do peso vivo do animal onde será trancado e confinado exclusivamente com o milho em grão inteiro mais o concentrado peletizado.

A mistura é feita com 85% de milho grão inteiro e 15% do concentrado peletizado. Este concentrado peletizado supre todas as carências que o milho não pode oferecer ao animal, fazendo com que regule a acidose do milho e faça o rúmen funcionar normalmente, por isso o milho tem que ser inteiro e não triturado.

Este projeto teve o apoio total da Prefeitura Municipal de Bom Conselho, através Secretaria de Agricultura e do Prefeito Danillo que ao ver o projeto se dispôs a trazê-lo para o Parque de Exposição para que os agricultores e pecuaristas da região pudessem acompanhar de perto e com isso tirar algum proveito para desenvolver a pecuária no nosso município.
Este tipo de confinamento não tem nenhum milagre, tem técnica que deve ser analisada com o custo do preço do milho e a compra do animal.

Esta Unidade de Demonstrativa estará funcionando todos os dias no Parque de Exposição de Bom Conselho até aproximadamente o dia 15 de dezembro para apreciação dos produtores e da população em geral.


Osvaldo Macena, convida todos os criadores para fazerem uma visita, conhecer de perto este projeto e tirar as dúvidas pertinentes.

2 comentários:

  1. O que é esse concentrado peletizado ??? E onde o compramos ou fazemos ???

    ResponderExcluir

  2. É um concentrado que supre todas as exigências que o milho deixa a desejar. É o produto da Do Rancho, o MAX BEEF GRÃO INTEIRO, compro na Rancho Alegre em Garanhuns-PE.

    ResponderExcluir