quarta-feira, 6 de novembro de 2013

COLUNA ENSAIO GERAL: BAR DE VALDO PARTE II

Crônicas de Bom Conselho.

Por: Alexandre Tenório.




Existia uma curiosidade no Bar de Valdo, ele era um bar essencialmente Diurno (funcionava durante o dia), isto acontecia porque os seus frequentadores era na sua grande maioria jovens, que a noite iam para o cinema, para a Praça ou iam namorar.
A jogatina na parte de trás do bar, corria solta, e como o jogo de baralho era proibido, existia um certo receio da polícia dar uma batida e levar todo mundo para cadeia, o que deixava todos mais tranquilos era que tanto o delegado como os policiais eram conhecido dos frequentadores, e faziam vista grossa.
Chega na cidade um novo delegado, e todo delegado novo em uma cidade quer mostrar serviço, e com este delegado não foi diferente, e começou a caça a jogatina clandestina em nossa cidade. Era um dia de quarta-feira a tarde e a jogatina corria solta, é quando o delegado vem com dois soldados e entra no bar e vai direto para o quartinho do jogo, a coisa foi tão ligeira que não deu tempo de avisar aos jogadores, a polícia ao chega encontra a porta fechada, então eles batem e uma voz lá de dentro diz – JÁ TA CHEIO, NÃO TEM VAGA PARA PENETRA – nisto o delegado da um chute na porta e ao abrir encontra 8 pessoas, algumas jogando e outras olhando, prendeu todo mundo. Alguns jovens estavam no meio, estes eram os que mais pediam para não serem presos, pois se fosse preso as famílias iriam descobrir que eles em vez de estarem na escola estavam no jogo.
  Naquela época o carro da polícia era um JEEP (verde) sem capota e velho, quando colocaram a macacada encima, não coube todo mundo e Fernando Tenório (Oião) ficou de fora, então o delegado disse fique ai que daqui a pouco eu venho lhe buscar, assim que o JEEP saiu, Fernando deu uma carreira que a perna batia na bunda, não ia esperar por tempo ruim.
Certa feita estavam jogando sinuca, Pedrão e Élcio, Pedrão já bêbado, perdendo e perturbando o ambiente, é quando resolve virar a sinuca, e com a força que ele tinha era capaz de conseguir, então ele com as duas mãos começa a fazer força para virar a sinuca, o pessoal levando da brincadeira, é quando notam que ele esta conseguindo erguer e que do jeito que ia, iria conseguir virar, o nosso valoroso Adelson (fura coco) se desespera e fala para Pedrão parar com aquilo, quanto mais ele falava mais Pedrão ia erguendo a sinuca, é quando Adelsom pega um garrafa de guaraná e sacode em Pedrão, que vendo que a coisa não esta para brincadeira desiste de virar a sinuca.
Depois de Valdo, quem assumiu o comando foi Socinho, e depois na década 80 o nosso saudoso Geraldo Tuna colocou um bar e restaurante com o nome de PANELA DE BARRO, depois vieram outros donos até terminar o período de bar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário