domingo, 10 de novembro de 2013

Coluna Dica de Leitura: "FLIPORTO 2013".

DICA DE LEITURA: “FLIPORTO 2013”Por Fernando Chagas da Costa (*)




Começa na próxima quinta-feira, 14.11, a nona edição da FLIPORTO, Feira Literária Internacional de Pernambuco, que será realizada no período de 14 a 17 de novembro, na Praça do Carmo, em Olinda.  
O homenageado desse ano é o escritor José Lins do Rego (1901-1957), que, ao lado de Graciliano RamosÉrico Veríssimo e Jorge Amado, figura como um dos romancistas regionalistas mais prestigiados da literatura nacional.

Já fiz inscrição para a palestra de Laurentino Gomes (autor da trilogia 1808, 1822 e, da mais recente, 1889), autor já comentado nessa coluna semanal, que será às 17:45h do dia 15 de novembro, e para o Painel “Jogos de Memória – José Lins do Rego na intimidade”, que será às 15:30h, no sábado, 16. Espero também assistir à sessão  Papo com o autor, no dia 15, com Juca Kfouri (que participa tanto pela manhã, quanto à tarde, no mesmo dia) e a Processos de Criação Literária, com Stella Maris Rezende, sábado, além de outros que dê para conciliar o horário.

Um dos principais eventos do dia da abertura, 14, é a palestra é com Pilar Del Rio, companheira de José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura. O tema é: “Escrever não me dá prazer, ter escrito, sim”. O horário é às 19:00h e os ingressos já estão esgotados.

Um dos principais eventos do dia de encerramento, 17, é a palestra com o premiado escrito angolano Valter Hugo Mãe (já bem conhecido no Brasil, tendo sido um dos destaques de uma das edições da FLIP, Feira Literária Internacional de Paraty, a mais divulgada do país), do qual tenho os livros “A máquina de fazer espanhóis” e “O remorso de Baltazar Serapião” . Infelizmente não poderei estar presente, pois o horário é às 19:30h do domingo, quando espero já ter regressado à Maceió.      
Para quem está em Pernambuco e gosta de leitura, é uma excelente oportunidade para vivenciar esse evento, que só acontece uma vez ao ano. O site oficial, para visualizar toda a programação é http://fliporto.net/2013/fliporto-2013-2/
Boas palestras e excelentes aquisições de obras para leitura.

(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada a Estácio de Sá.

Um comentário:

  1. Parabéns a Fernando por participar desse momento único.

    ResponderExcluir