sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A advogada Mírnia Alves, barrada no TJ-AL, processará o Estado.



A advogada Mírnia Rôsse Alves da Costa, impedida de entrar no Tribunal de Justiça de Alagoas na última quarta-feira por policiais que faziam a guarda do local e que avaliaram as vestimentas dela como inadequadas para o ambiente, vai processar o Estado tão logo reúna as provas necessárias fundamentadas.

A mulher, professora universitária e também mãe de família, passou três horas e meia na sede do TJ tentando convencer os PMs de que não estava vestida de maneira inadequada. Ela se disse constrangida com os rumos e a proporção que tomou a história.



Vestida numa saia tipo cintura alta com o comprimento até pouco acima do joelho, já dentro do ambiente do Tribunal, Mírnia foi chamada por uma policial, que impediu sua entrada ainda na recepção. “Eu estava trajada com uma saia, mas a todo momento com um sobretudo. Sou professora, dou aula em universidade e é a roupa que eu trabalho”, disse. “Quando eu estava entrando no elevador, fui abordada por uma policial pra voltar na recepção. Eu até achei que era uma brincadeira, de imediato, quando eu fui avisada que eu não poderia entrar porque eu estava de vestimentas inadequadas para o recinto”, lembrou.
A policial que a abordou, segundo a advogada, também usava saia naquele momento, mas teria dito que as ordens de impedir sua entrada no Tribunal vinha “de cima”, de alguém que a observava pelas câmeras de segurança do órgão.“Eu perguntei: ‘quem foi essa pessoa?’ Ela simplesmente disse: ‘ah, foi de cima. A ordem é de cima’. Eu disse: ‘chame a pessoa’. Ela disse: ‘é um ato normativo que [diz que com] esse tipo de roupa sua não pode entrar no Tribunal’. Eu até acho que tem que ter esse tipo de organização, porque tem pessoas que não tem noção, bom senso”, reconheceu.
Esta não é a primeira vez que Mírnia Alves passa por este tipo de situação. Ela afirmou que já usou a mesma roupa para ir ao TJ e até saias mais curtas e  disse que, inclusive, já foi impedida de entrar no local por causa da indumentária. “Já entrei e fui barrada outra vez, o que não deu em nada. Voltei pra casa, tive que mudar a roupa e voltar pro Tribunal. O fato [de quarta-feira] levou essa relevância toda porque tinha um senhor lá que ficou indignado porque eu fiquei muito nervosa. Eu fiquei emocionalmente abalada. O que é que acontece? Eu fui escaneada, avaliada por três policiais homens. Cada um de uma patente diferente com a xerox do ato normativo em mãos, sem nenhuma sensibilidade, sem educação. À medida que cada um vinha, eu estava perdendo meu horário”, alegou.
“Cada um que vinha me olhava, me dava o ato normativo com muita grosseria. A violência foi totalmente de palavras, de olhares e eu não atuei em nenhum dos [dois] julgamentos que eu ia atuar”, rebateu a advogada. “Até o presidente em exercício do órgão, Tutmés Airan, desceu, foi muito solícito, e me autorizou a adentrar. Tirou a ordem dos policiais, mas pediu pra eu evitar a saia. Reconheço que o Código de Ética diz que não se pode usar roupa que, de repente, tire a atenção dos magistrados, uma minissaia, mostrando as carnes. No meu caso, só tinha meu, de fora, do joelho pra baixo”, disse.
O Tribunal de Justiça, em nota oficial, alegou que não houve atitude arbitrária, agressiva, desrespeitosa ou truculenta contra a advogada e que observância por parte dos policiais em relação à vestimenta é para todos e está expressa no Ato Normativo n° 15, de 30 de abril de 2009.
Certa de que não estava em desacordo com a ética e a moral da instituição, a advogada Mírnia Alves adiantou que vai processar o governo, tão logo as provas sejam colhidas. “Eu vou entrar com uma ação de danos morais e materiais, sem dúvidas, contra o Estado”, finaliza.
Fonte: Tribuna Hoje.

6 comentários:

  1. isso é uma imoralidade para a categoria, como é q a mulé é advogada e quer andar no TJ mostrando as pernas.
    mais profissão e menos esculhambação nos ambiente

    ResponderExcluir
  2. Mas né foda, tá toda errada e ainda vem fazer zoada nos meios de comunicação... E ainda fazem questão de dizer que esta "capacidade" é de Bom Conselho... Armaria nãm!

    ResponderExcluir
  3. Armaria... conheço essa cidadã e ela é de barraco "mermo"... não consegue terminar nada que começa, mas pensa que é a última coca-cola gelada do deserto. Agora ela arrumou o que queria. Tá na hora de se calar "adevogada" senão, daqui uns dias sua OAB vai ser caçada, se é que você tem.

    ResponderExcluir
  4. A saia deveria ser muito curta mesmo ou então muito justa, acho certo tem que ter respeito e não usar tudo o que qer

    ResponderExcluir
  5. oh! coitada ta muito longe de ser a ultima coca cola do desrto......tadinha

    ResponderExcluir
  6. primeiramente eu acho que o militar que a barrou, deve ter assustado com tamanho mal gosto, não pela estampa de onçinha, ,mas couro sintetico, no calor de Maceio nimguem merece, acho que ela deve começar olhar melhor o guarda roupa dela......fica a dica

    ResponderExcluir