quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Luto: Escritor, compositor e músico bonconselhense faleceu na manhã de hoje.


Com Profundo pesar noticiamos o falecimento na manhã de hoje, do escritor, músico e compositor, o Sr. Augusto Gomes de Assis, 83 anos. Tio Duda, como era carinhosamente conhecido estava com problemas de trombose em uma das pernas e encontrava-se em tratamento da capital pernambucano, onde não resistiu e veio à óbito na manhã de hoje (10).


A família ainda não definiu o local do seu velório, o seu sepultamento deverá ocorrer no dia de amanhã, também não foi definido o horário. Assim que tivermos as informações, estaremos comunicando.


Estivemos publicando trechos de um dos seus livros intitulado " O Histórico de Papacaça Narrado em Versos". Ainda em vida recebeu no dia 09 de agostp uma bonita e merecida homenagem na 1° Conferência de Cultura, realizada pela Prefeitura Municipal de Bom Conselho e viabilizada sua presença pelo presidente da AMABC, (Assossiação dos Músicos Amadores de Bom Conselho), o ex-vereador Carlos Alberto. Naquele momento, O sr. Augusto ficou bastante emocionado, por ter recebido aquela homenagem ainda em vida, sua grande preocupação era deixar todo seu acervo cultural para a posteridade. Com o apoio da AMABC, este seu último desejo será realizado.


Biografia:

Augusto Gomes de Assis, nascido em 30.03.1930; o advento foi na região que abrange o município de Bom Conselho(PE). É filho filho de camponeses, com eles passou a adolecência e alguns anos da juventude.
Quando chegou para habitar na cidade Bom Conselho foi exerceu a profissão de comerciante; sempre foi amante do futebol, sendo diretor esportivo por um determinado tempo, com notável evidencia.
Após conclusão destas ocupações o mesmo dedicou-se na arte de escrever trabalhos poéticos; atualmente representava a categoria literária no município. Foi letrista e compositor, representativo de um agradável repertório. 

Augusto como Escritor já escreveu mais de 350 poemas e sonetos, varias redações cronicas e relatos, recentemente editou 2 Livros; "O Histórico de Papacaça Narrado Em Versos" e "Um Conjunto de Frases Próprias de Uma Língua", é Compositor de mais de 180 músicas, sendo dos mais variados ritmos; boleros, valsas, sambas, frevos, marchinhas de carnavais, forró, baião, xote, xaxado, dobrados...

O presidente da AMABC vem realizando documentário da Vida e Obra do Artista bom-conselhense Augusto Gomes, objetivando salve guardar todo seu acervo literário, assim como todas suas composições.


Obras essas, verdadeiros Patrimônios da Cultura de Bom Conselho.




Nota do Blog.



" A toda família enlutada, fica aqui registrado os meus sinceros fotos de pesar pela perda irreparável, não somente para família, mais para todo o nosso município. Descanse em paz "Augusto Gomes de Assis", seu legado deixado, ficará perpetuado na história de Bom Conselho."


Emmanuel Leonel

Redator.

2 comentários:

  1. O ano passado, tive a honra de dividir com ele o passeio turístico(na serra de Sta. Terezinha), o qual fazia parte da programação do "Encontro dos Papacaceiros", fiquei impressionada com este gênio literário. A sua capacidade de falar com tanta sabedoria e humildade. Falei na ocasião com Bia Ferro, o que nossa cidade estava esperando para publicar as obras deste homem??? -
    Bom, Que a plêiade celeste o receba. Pois, lá, agora é o seu lugar. Deus o abençoe. (ANA LÚCIA AMARAL/J. DOS GUARARAPES-PE).

    ResponderExcluir
  2. EVA TENÓRIO DA SILVA11 de outubro de 2013 às 17:32

    Meus profundo sentimentos a todos os familiares e a todos os Bonconselhense, pela perda irreparável, Deus que os console. DESCANSE EM PAZ AUGUSTO GOMES DE ASSIS....

    ResponderExcluir