sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Celpe alerta para cuidados que devem ser tomados durante brincadeira com pipas

Recife, 11 de outubro de 2013 – Nos dias ensolarados, as pipas colorem os céus dos grandes centros urbanos. A diversão, entretanto, pode representar sérios perigos a crianças e adolescentes se os devidos cuidados não forem respeitados. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta os pais para os riscos de soltar pipas próximo à rede elétrica e orienta as condições seguras para que a brincadeira não termine em acidente. A empresa reforça que a brincadeira apenas deve ser realizada em locais longe da fiação com campos e praias.
O contato das pipas com a rede pode causar queimaduras de primeiro, segundo ou terceiro graus, além de provocar lesões e levar à morte. Quando enroscadas em postes, transformadores e cabos, as pipas podem provocar curtos-circuitos e interrupção no fornecimento de energia na localidade ou mesmo em bairros inteiros. O uso de cerol (mistura de vidro e cola) redobra a possibilidade de acidentes. Além de conduzir energia, a linha pode provocar cortes. 
Durante a brincadeira, muitas linhas terminam se partindo e a pipa fica pendurada na rede de energia, em postes ou mesmo dentro de subestações. Nesses casos, nem mesmo os adultos devem tentar retirá-la do local. Apenas profissionais habilitados e autorizados pela concessionária, portando todo o equipamento de segurança, podem entrar em contato com cabos, subir em postes ou entrar em subestações. Nunca se deve arremessar objetos na rede elétrica para tentar tirar a pipa presa à fiação.
Para conscientizar a população sobre a forma segura de brincar, a Celpe desenvolve ações educativas em escolas e comunidades próximas às subestações, além de promover campanhas e distribuir material educativo (folders e cartilhas) nas agências de atendimento. A concessionária mantém uma campanha de segurança veiculada nos principais meios de comunicação, na qual também alerta para as brincadeiras com pipa.
Dicas Celpe para soltar pipas com segurança
·        Soltar pipa apenas em locais afastados da rede elétrica;
·        Nunca usar fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são condutores de energia e podem causar choques fatais;
·        Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, NUNCA tentar retirá-la;
·        Não usar cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar pedestres e motociclistas, o cerol costuma cortar os cabos de alta e baixa tensão;
·        Não soltar pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolher a pipa imediatamente;
·        Nunca entrar em subestações para buscar pipas. As unidades são de acesso restrito a profissionais autorizados e devidamente equipados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário