quarta-feira, 25 de setembro de 2013

COLUNA ENSAIO GERAL: BAR E RESTAURANTE DO GÉO

Crônicas de Bom Conselho

Por: Alexandre Tenório

Originalmente “CANTINHO DA AMIZADE” (assim era chamado o BAR E RESTAURANTE DO GÉO) era localizado logo acima da CONSTRULAR. GÉO vinha de uma tradição de pessoas do ramo de comida, pois sua mãe dona Carmem foi dona por muitos anos do CAFÉ SERTANEJO (restaurante e hotel) que ficava localizado na Rua Vidal de Negreiros.

Géo foi um dos melhores goleiros que nossa cidade já teve, ele era oriundo da cidade de Lajedo e chegou em nossa cidade em 1964. Porém o tempo fez ele passar a ser bom-conselhense de coração. Devido a sua boa estatura ele se destacava no gol, tanto que não só atuou aqui em Bom Conselho, como também no time da AGA em Garanhuns.
Sempre foi muito calmo, porém não se iluda com essa calma, pois é um homem que impõe respeito, sempre respeitou a todos da melhor maneira possível e exigi de todos o mesmo tratamento que ele dar. O único bar em que Melckzedek não bagunçava era no bar de Géo.
O CANTINHO DA AMIZADE dividiu a freguesia do Kennedy, que naquela época era quem dominava o setor de bar e restaurante em nossa cidade. O CANTINHO DA AMIZADE tinha como garçons duas pessoas que ficaram conhecidíssima em nossa cidade, era o eterno Totó e outro foi Zepelim.
No CANTINHO DA AMIZADE além de café, almoço e janta, existia os tira-gostos, tendo a CARNE DE SOL como o principal prato, esta carne de sol era produzida pelo próprio Géo, ele fazia ela de Boi e Porco, era uma delícia. A principal cozinheira era a conhecidíssima Maria Quatro Cabelo. Maria era braba que nem um siri numa lata, até com Géo ela pegava ar e todos que frequentavam o bar respeitavam Maria. Naquela época, Géo era novo e aguentava o batente, pois varias vezes o bar funcionou até amanhecer o dia.
Surgiu a oportunidade de Géo comprar uma casa, e ali colocar o seu estabelecimento, e assim Géo fez, comprou a casa dos Correias, e no 7 de setembro de 1988, Géo inaugurava a primeira Pizzaria de nossa cidade, lembro que foi um estouro, o movimento era dobrado, foi realmente um grande sucesso o BAR E PIZZARIA DO GÉO. Três garçons não davam conta do recado, o povo todo querendo comer a tão falada Pizza, foi realmente o maior sucesso no ramo gastronômico que nossa cidade já teve. Porém o tempo se encarrega de colocar as coisas nos lugares, e aos poucos a Pizzaria foi perdendo o encanto das pessoas, e o seu movimento passou a ser o movimento normal.
Géo resolve ampliar o seu hotel e com isto acabou com a pizzaria, deixando apenas o bar como se encontra hoje, aquele pequeno corredor de 2 metros, porém ainda é referência no requisito de comida, pois colocou um excelente Self-service e continua tocando o barco. O Bar de Géo é o reduto dos futebolista, ele como torcedor símbolo de Sport Clube Recife, tem no seu estabelecimento o termômetro do futebol local e nacional, as paredes do Bar se encontram todas tomadas de fotos do Sport, do seu filho Valença (jogador profissional) e de antigos times de nossa cidade que ele Géo foi goleiro. Um fato curioso no Bar de Géo é que ele tem um garçom que é SURDO E MUDO.  
Certa feita entra Dr. José Barbosa, já meio ramado pede uma cerveja, Géo prontamente diz que não despacha, pois o doutor já esta muito bêbado, então Zé Barbosa diz – adoeça com um nó nas tripas e vá para o hospital que eu lhe acerto – Géo com medo despachou.
Posso dizer sem medo de errar, que Geovane Siqueira é uma instituição em nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário